Pesquisar este blog

15.9.06

SEMINÁRIO "POR QUE NÃO?: RUPTURAS E CONTINUIDADES DA CONTRACULTURA"Data: 18 e 19 de setembro de 2006.
Horário: duas mesas diárias, a primeira iniciando às 10hs e a segunda
às 14:30hs.
ENTRADA FRANCA.
Endereço: Universidade Candido Mendes - Salão Marquês de Paraná. Rua da
Assembléia, 10 - 42o. andar.
Não é necessária inscrição prévia. O salão será aberto com 30 minutos
de antecedência e sem distribuição de senhas.
INFORMAÇÕES: 25312000 ramais 254/246 - cesap.ucam@gmail.com

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
18 de setembro
10hs - Estética da Ruptura: entre arte e conceito I
Paulo Sérgio Duarte
Eduardo Viveiros de Castro
Luiz Carlos Maciel
Claudia Castro
Debatedor: Ítalo Moriconi

14:30hs - Estética da Ruptura: entre arte e conceito II
Paulo Henriques Britto
Luiz Camillo Osório
Flora Süssekind
Antonio Cicero
Debatedor: Julio Diniz

19 de setembro
10hs - Subjetividades e Estilos de Vida
Sandra Carneiro
Maria Claudia Coelho
Benilton Bezerra
Maria Isabel Mendes
Debatedor: Liv Sovik

14:30 hs - Novas Agendas Políticas
Fernando Gabeira
Silvia Ramos
Gilberto Velho
João Freire Filho
Beatriz Resende
Debatedor: Santuza Naves

18hs - Roda de Leituras de Poesia
Coordenador: Sérgio Cohn
Chacal
Claudia Roquette-Pinto
Ericson Pires
Leonardo Froés

19hs - Lançamento do Livro O Sonhador Insone de Sergio Cohn
"Não seja supersticioso. Dá azar."
(Finian McLonergan)

"Sou fútil, mas não sou estúpida."
(Sarah Vaughan)

"Para todos os males há dois remédios: tempo e silêncio."
(Alexandre Dumas)

"As palavras, como as abelhas, têm mel e ferrão."

(provérbio suíço)

"O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento."
(John Kennedy)

"Prefiro o Paraíso pelo clima e o Inferno pela companhia."
(Mark Twain)

"Pois é amando / Que o humano dá o que tem de melhor."
(Hölderlin)

"O mundo avança (...), mas dando voltas ao redor do sol."
(Gabriel Garcia Márquez)

"Para bom bebedor, meia garrafa basta."
(Anônimo)

"Faça o que tem que fazer e deixe os outros dicutirem se é certo ou não."
(Calvin)

12.9.06

Funarte
Só um minuto


Uma onda de paz vai cobrir o planeta domingo, dia 17 de setembro. Uma rede de 13 cidades participa ao mesmo tempo, na mesma hora, do lançamento do projeto “Só um minuto”, “Just a minute”. Uma delas é o Rio de Janeiro. A cerimônia oficial é em Londres.

“Só um minuto” é um movimento criado pela Brahma Kumaris, uma entidade que nasceu no Rajastão, na índia, há 70 anos, e se dedica a aumentar nossa consciência para criarmos um mundo melhor.

A festa no Rio será no Teatro João Caetano; é grátis e conta com a força de gente como Regina Casé, Cássia Kiss, Leilane Neubarth, Muniz Sodré, do grupo Nós do Morro, do grupo de choro Vendendo Peixe, e do Projeto Ballet Dalal Achcar. Venha você também.

O Rio estará conectado com Barcelona, Berlim, Moscou, São Petersburgo, Melbourne, Delhi, Nairobi, Johannesburgo, Cidade do Cabo e Plzen a partir do meio dia, horário de Brasília.




“Só um minuto” é o tempo necessário para transformar o mundo

Campanha mundial será lançada no dia 17 de setembro em evento gratuito no Teatro João Caetano

Com o objetivo propor uma forma de transformar o mundo através de ações simples e práticas, a Brahma Kumaris está lançando o projeto internacional Just-a-minute. “Só um minuto”, como está sendo chamada a iniciativa nos países de língua portuguesa, é um convite a se criar o hábito de parar por alguns instantes ao longo do dia, ficar em silêncio e refletir sobre valores humanos universais.

O projeto será lançado no dia 17 de setembro (domingo) em treze cidades ao redor do planeta simultaneamente. O Rio de Janeiro foi uma das localidades escolhidas para sediar o acontecimento. O evento – que será realizado no Teatro João Caetano e terá entrada franca – vai contar com a participação de Regina Casé, Cássia Kiss, Leilane Neubarth, Muniz Sodré, do grupo Nós do Morro, do grupo de choro Vendendo Peixe, e do Projeto Ballet Dalal Achcar.

Mais do que estar consciente, é preciso constantemente relembrar de nossos valores e propósitos

Just-a-minute (só um minuto) é uma iniciativa mundial que visa despertar a consciência de que todos nós temos a capacidade, o poder e a responsabilidade de criar um mundo melhor. Mais que despertar, a intenção é permanecer como um lembrete de que é necessário, diariamente, cada um fazer algo em prol da sua paz interior, da paz em seu círculo de relacionamentos, em sua comunidade e no mundo.

Os altos níveis de stress, tensão e pressão que a vida moderna nos impõe colaboram muito para deteriorar as condições de nossa qualidade de vida. Profissionais de empresas competitivas, especialmente aqueles com grande responsabilidade na estrutura organizacional, estão certamente entre as maiores vítimas das doenças desses tempos. Cada vez mais fica clara a importância de ambientes de trabalho saudáveis e, principalmente, de uma interação positiva com a sociedade.

Essas respostas parecem estar num cotidiano preenchido de valores como amor, confiança, respeito, aceitação, cooperação. A prática de sistematicamente parar por um minuto e o realinhamento com seus valores internos são o suficiente para manter o foco na ação. Just-a-minute sugere a introdução de só um minuto de silêncio e reflexão a cada hora, de modo que cada um consiga se manter mais calmo, estável e focado em suas ações, reduzindo assim o stress e proporcionando maior bem estar, principalmente no ambiente de trabalho.

Parar, relaxar e se concentrar é também uma forma de evitar que ações sejam desempenhadas automaticamente, para além de uma intenção consciente. Trata-se de desligar o “piloto automático” da vida cotidiana e viver cada momento presente guiado por propósitos.


Eventos simultâneos ao redor do mundo


O lançamento oficial do Just-a-minute acontecerá na Arena de Wembley (Reino Unido) no dia 17 de setembro e contará com a participação de... (Bee gees etc). Outras doze cidades ao redor do mundo foram selecionadas para participar, em tempo real, do acontecimento. Flashes dos eventos em cada uma dessas cidades serão exibidos simultaneamente através de telões espalhados em diferentes lugares do mundo e amplamente transmitidos para o planeta via internet. Estima-se que, só em Londres, 12.000 pessoas participarão ao vivo do evento, e que milhares de pessoas ao redor do globo estejam acompanhando o acontecimento.

O objetivo de todos esses eventos simultâneos é criar um efeito “onda” que se espalhe rapidamente pelo planeta, incentivando o maior número possível de pessoas a serem agentes na construção de um futuro melhor.


O horário dessa conexão global de atividades será 15h00min GMT (horário de Greenwich, 12h00 no horário de Brasília). Nas Américas, o Rio de Janeiro foi escolhido, juntamente com Buenos Aires, para participar em tempo real, do lançamento de just-a-minute. Sendo assim, o Rio estará em link direto com as cidades de Barcelona, Berlim, Moscou, São Petersburgo, Melbourne, Delhi, Nairobi, Johannesburgo, Cidade do Cabo e Plzen.


Campanha mundial é uma iniciativa da Brahma Kumaris


Just-a-minute é uma iniciativa mundial da Brahma Kumaris World Spiritual University. Conforme os tempos de mudança sopram através de nossas estruturas sociais, econômicas e políticas, a instituição vem incentivando o diálogo, encorajando o desenvolvimento de valores universais e trazendo ao mundo uma nova visão do futuro. A instituição foi fundada em 1936 e sua sede se localiza na cidade de Mount Abu, no estado do Rajasthan, Índia. Possui hoje, aproximadamente, 8000 escolas em 90 países. Por sua comprovada experiência de 70 anos nos mais diversos trabalhos e projetos em prol de uma cultura de paz e não-violência ao redor do mundo, a BK filiou-se às Nações Unidas em 1980 como uma Organização Não Governamental com status consultivo geral no ECOSOC[1] e status consultivo no UNICEF[2]. Em 1986 recebeu da ONU o título de “Mensageiros da Paz”. Desde 1999 é reconhecida como uma entidade de utilidade pública federal.

“Só um minuto” – Evento de lançamento de campanha mundial pela construção de mundo melhor através da prática de parar por um minuto ao longo do dia, ficar em silêncio e refletir sobre valores universais. Participação de Cássia Kiss, Regina Casé, projeto Ballet Dalal Achcar, Nós do Morro, entre outros convidados. Realização: Brahma Kumaris.

Dia 17 de setembro. Das 12h às 14h30. Teatro João Caetano. Praça Tiradentes, s/n. Centro. Entrada Franca.


Assessoria de Imprensa:

Claudia Wolff Swatowiski

E.mail: swatwowiski@hotmail.com

Tel: 3393-7624 / 2275-7693 / 9307-6919



[1] Conselho Econômico Social das Nações Unidas

[2] Fundo das Nações Unidas para a Infância