Pesquisar este blog

29.9.05

"Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se. Se quiser ser feliz para sempre, perdoe."
(Tertuliano)

"Algumas pessoas são tão dscretas quanto uma tarântula numa fatia de pudim."
(Raymond Chandler)

"Se falar fosse mais importante que escutar, teríamos duas bocas e um ouvido."
(provérbio chinês)

"Quem julga pelo que ouve e não pelo que entende, é orelha, e não juiz."

(Quevedo)

"Ria e o mundo rirá com você. Ronque e dormirá sozinho."
(Anthony Burgess)

"A maior parte de nossa vida passa enquanto estamos fazendo as coisas erradas, uma parte enquanto estamos fazendo nada, e a vida toda enquanto estamos perdendo tempo."

(Sêneca)

"Tudo o que você precisa na vida é de uma dose de ignorância e outra de desconfiança, e aí o sucesso está garantido."

(Mark Twain)

"O ócio é um relógio sem ponteiros. Tão inútil funcionando quanto parado."

(Willian Cowper)

"O que sei, qualquer um pode saber. Mas meu coração é só meu."
(Goethe)

"O medo é pai da crença."
(Olavo Bilac)
O que faz você feliz?

(Adília Belotti)

O que é que torna a vida excelente? Por que algumas pessoas parecem extrair o máximo de suas vidas e outras, ao contrário, vão se arrastando, capengas, pelo caminho?

A palavra-mágica é “fluxo”, diria o especialista Mihaly Csikszentmihalyi (experimente pronunciar mais ou menos assim: mi-há-i chic-sent-mi-há-i), autor de vários livros, incluindo meu favorito: A Descoberta do fluxo, psicologia do envolvimento com a vida cotidiana.


Certo, você ficou confusa. Fluxo? Sim, fluxo. Usos novos para velhas palavras....Para o professor Mihaly, fluxo seria aquilo que os alpinistas sentem pendurados a meio caminho do topo da motanha, por exemplo, quando viver é apenas o movimento, o vento e a vertigem do abismo... Fluxo é o que os corredores experimentam ao longo do percurso, quando só existe o caminho e você é uma parte da trajetória... E é, talvez a resposta mais moderna para os antigos ensinamentos dos mestres zen: “Quando andar, apenas ande; quando descansar, apenas descanse; quando falar, apenas fale; isso é meditação...”

Mergulhe no fluxo, mergulhe no fluxo...

Fluxo é aquela sensação de viver sem esforço e de existir em harmonia. O contrário de fluxo são aqueles momentos irritantes em que você está fazendo alguma coisa, desejando outra e pensando em uma terceira...algo como ir ao supermercado, sem vondade, porque você gostaria de estar, digamos, nadando, e ficar o tempo todo pensando no relatório que você precisa entregar... ufa! Então, fluxo é o oposto deste estado estressante e até perigoso, mistura de inconsciência com uma extraordinária agitação interna. Em estado de fluxo você consegue harmonizar sentimento, desejo e pensamento, tudo fluindo para este agora, este já grávido de sentido!


O que faz você feliz?

Felicidade é permanecer neste estado pelo maior tempo possível porque esta extraordinária sensação de bem-estar produz reflexos não só na nossa alma, mas também no nosso corpo. “Fluxo é uma condição de grande concentração, produtividade e felicidade que todos nós, intuitivamente entendemos e desejamos”, diz nosso superpsicólogo de 71 anos, nascido na Itália e cuja paixão, além dos seres humanos, é o alpinismo.

E ele continua: “A felicidade é o protótipo das emoções positivas. Como disseram muitos pensadores desde Aristóteles, tudo o que fazemos tem como meta final experimentar a felicidade. Nâo queremos realmente a riqueza, ou saúde, ou a fama por si sós – queremos estas coisas porque esperamos que elas nos tornem felizes”. A idéia de fluxo nasceu justamente para tentar responder à pergunta: se o que mais desejamos é a felicidade, o que sabemos realmente sobre ela? Sabemos que nestes momentos excepcionais estamos mais perto da felicidade do que quando sonhamos com ela. E, graças aos estudos do mestre Mihaly, que hoje dirige o Centro de Pesquisas em Qualidade de Vida na Drucker School Of Management, na Califórnia, podemos aprender a identificar estes momentos preciosos...


Não fuja dos desafios. Para mergulhar no fluxo você precisa estar envolvido em uma atividade que represente um desafio, algo que obrigue você a flutuar nas fronteiras da sua capacidade. Já deduziu, não é? Pouquíssimas pessoas relatam experiências de fluxo vendo TV, por exemplo.
Mas fuja correndo da ansiedade e da apatia. Cuidado: metas absurdas não tem nada a ver com o fluxo, ao contrário, se o desafio for maior do que sua capacidade, por exemplo, você vai só se frustrar e adeus fluxo! Enganar o fluxo com atividades fáceis demais também não vale: você fica tão relaxada, tão relaxada que ...mergulha no tédio ou na apatia. “Um dia típico é cheio de ansiedade e tédio. As experiências de fluxo oferecem lampejos de vida intensa, contra esse fundo medíocre”, avalia o professor. Tente imaginar em que momento do seu dia, você se sente assim?
Qual é a sua paixão? Não dá para mergulhar inteiramente naquilo que está fazendo sem prazer. E aqui o prazer não nasce da vitória ou da realização. Ele nasce da própria experiência. Quando estamos em fluxo o tempo é eterno...Que tipo de coisa faz você perder a noção do tempo?
Tenha um objetivo. Se você não sabe o que quer ou onde quer chegar, dificilmente vai conseguir mergulhar no fluxo. Praticamente qualquer atividade pode favorecer este estado: jogar xadrez, tocar ou ouvir música, mexer no jardim, cozinhar, escrever e, claro, pintar um quadro, fazer uma cirurgia, ....Mas ter uma meta clara e definida é fundamental para o seu mergulho. Escolheu sua atividade favorita? Observe se ela não se encaixa nesta regrinha...
Ansiedade e incerteza são grandes inimigas do fluxo. Por isso o fluxo existe quando o feedback é imediato. Você sabe se a nota da música está errada, ou se a bola de tênis caiu na rede. Para estar completamente envolvida numa ação, você não pode ficar aflita pensando em qual deveria ser o resultado. Ganhando ou perdendo, acertando ou errando, o fluxo acontece quando você está inteiro na ação que realiza. Importante é competir? Sim, diria entusiasmado o professor. Mais ainda, importante é o mergulho, surfar na vida... quer coisa mais zen?

(fonte)

28.9.05

O Bolo

- Ah, é bolo?
- É. Sobrou do aniversário do meu filho ontem. Comprei ali naquela loja perto da escola dele. Quer um pedacinho?
- Não, obrigada.
- Então tá. Vou pegar uma fatia pra mim.
- Não como doces.
- É mesmo?
- É. Faz um mal danado.
- Para quem é diabético ou precisa perder uns quilinhos, sem dúvidas.
- Eu não como porque minha dieta é muito rigorosa. Tomo muito cuidado com que ponho na boca.
- É uma opção bem saudável.
- Por isso que eu detesto quando ficam insistindo pra eu provar doces.
- Faço idéia.
- Você já disse que não quer e a pessoa fica esticando o assunto.
- É.
- Fica ali tentando te empurrar o bolo. E aquele cheiro de chocolate entrando pelo seu nariz, o recheio de baba de moça escorrendo pelo prato, e a cobertura de brigadeiro ali emoldurando tudo... Quem é que ia querer? Eu não quero! Não adianta nem insistir.
- Pois é. Bom, já acabei... Vamos voltar para a sala?
- A gente acaba cedendo para não ser indelicada, né?
- Ah, sim.
- Corta um pedacinho pra mim, então.
- Hein!?
- Já que você insistiu tanto, vou provar um pouquinho.
- Ah... Claro.
- Ugh! Mas está doce demais! Olha só, vou comer mais um naco só para comprovar. Argh! Eu não disse? E também está ressecado. Quer ver? Está vendo esta garfada aqui? Vou colocar na boca e você vai notar a força que eu vou ter que fazer pra engolir? Viu só? E esse recheio? Isso é coisa de quem não sabe o que está fazendo. Faço muito melhor que isso. Põe mais um pedacinho aqui no meu prato pra eu te mostrar. Olha só! Veja o que acontece quando eu ponho na boca. Não derrete. Notou? Bom, agora vou ter que comer o resto todo que você colocou no meu prato porque detesto desperdício.
- Pronto? Podemos voltar para a sala?
- Será que dava pra embrulhar um pedaço para eu levar? É que quero mostrar pra mocinha que trabalha lá na casa da minha filha como um bolo não deve ficar. Você sabe, a minha filha ainda teima em comer doce e continua servindo bolo para o meu neto. Um absurdo! Faz um mal!
Nova ortografia

Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta
de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e
ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas,
afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os
poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda
tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.

No primeiro ano, o "Ç" vai substituir o "S" e o "C" sibilantes, e
o "Z" o "S" suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão
adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O "C" duro e o "QU" em que
o "U" não é pronunçiado çerão trokados pelo "K", já ke o çom é
ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de
komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e
ekonômika.

Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano,
kuando o problemátiko "H" mudo e todos os acentos, inkluzive o til,
seraum eliminados. O "CH" çera çimplifikado para "X" e o "LH"
pra "LI" ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras
como "onra" fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber
komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe. Da mesma forma, o "G" ço çera
uzado kuando o çom for komo em "gordo", e çem o "U" porke naum çera
preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de "G" em "tigela", uza-çe
o "J" pra façilitar ainda mais a vida da jente.

No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera
atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O
governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de
desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que
akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordaum ke
os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum
tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já
vaum tarde.

No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a
eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum
do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau
ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os
karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta
de eskrever xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os
paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com
o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.

No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas
palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio
das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e
enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U
ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele
vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di
interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem
ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o
pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.

Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua
açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri
çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti
todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us
publiçitario us blogeru us adivogado us iskrito i ate us pulitiko i u
prezidenti olia ço ki maravilia.

(Chegou por e-mail, não sei quem é o autor. Se você souber, conta pra mim.)
Frase do dia:

"Antes P-Sol do que mal acompanhado."
(Sílvio Lach)

27.9.05

Notícia triste


(foto tirada na festa de aniversário do Ricardo, no início deste mês)


Cumpro o doloroso dever de informar o falecimento do blogueiro amigo Cordeiro.
Ainda na casa dos quarenta, foi nocauteado por um enfarte fulminante.
Seu penúltimo post é um derramamento de carinho típico dele.
Estava tentando com Ricardo e outros amigos da época da faculdade agendar um encontro com a turma. Não deu tempo.
Estamos todos perplexos e já saudosos.
O sepultamento é daqui a pouco no São João Batista.
Dia de Cosme e Damião é aniversário de morte do meu pai.
O dia está cinza e tristemente chuvoso no Rio de Janeiro.