Pesquisar este blog

25.4.03

Minha vida daria um filme?


Cinema Mudo
(Herbert Vianna)

Amor sem palavras, cinema mudo
Não falo nada, você sabe tudo
Ô, Ô, Ô, Ô...
A noite chega, me dá um toque
Melancolia não dá ibope
Ô, Ô, Ô, Ô...
Eu tenho que aprender
A dizer tudo que eu sinto por você
Eu tenho que aprender num desses seriados de TV
Vole, Vole, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô
Vole, Vole, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô
Ai, Ai, Ai, Ai
Vole, Vole, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô
Vole, Vole, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô


Depois de andar do Estádio do Maracanã ao Shopping Tijuca, algumas léguas lá dentro, do Shopping Tijuca à rua Uruguai e pela Conde de Bonfim da rua Uruguai a Praça Saens Peña, antes de pegar a reta rumo ao lar doce lar, resolvi parar no Palheta para tomar um mate gelado e retomar o fôlego.

Fiquei olhando para aqueles pôsteres com cenas de filmes antigo e pensei na época em que a praça era uma ilha cercada de cinemas por todos os lados. Não sou saudosista e não sou de ficar lamentando pelos cinemas que fecharam. A cidade vai mudando sua dinâmica e seus caminhos. Hoje as salas escuras tijucanas migraram para o Shopping Tijuca e para o Iguatemi. Lógico que não levaram consigo o glamour da tela grande, da decoração suntuosa e por vezes kitsch. São outros os tempos, são outros os filmes, são outros os cinemas. Segurança é mais importante que espaço, estacionamento é mais importante que muitas linhas de ônibus, metrô e - Deus! - bonde, praticidade hoje em dia ganha de lavada do charme. Para os que choram pelos velhos tempos costumo lembrar a sabedoria do saudoso mestre João Nogueira: "Não é que os Carnavais de hoje sejam ruins; você é que não tem mais 18 anos."

Aquela parede anacrônica do Palheta deixou meu mate mais saboroso, não apenas com as imagens adoráveis de astros queridos, mas por me levar a pensar em uma coisa que eu precisava lembrar neste momento: que as coisas mudam, trocam de lugar, movimentam-se sempre; se é bom ou ruim, depende da nossa disposição para encarar os fatos e moldá-los às nossas necessidades.

24.4.03

Rodigo Santoro grátis?

Acredite se quiser: quem me contou foi ele, meu amo e senhor, que um dia desses toma vergonha e volta a escrever.

23.4.03

Oração de São Jorge


Eu estou vestida com as roupas e as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem o meu corpo amarrar.

***


Glorioso Mártir São Jorge


Vós fostes o defensor da fé cristã e morrestes pela Igreja Católica. Defendei o meu corpo dos males, das doenças e das balas assassinas. Defendei a minha alma contra os males, da descrença e contra os inimigos da minha salvação.
Defendei minha casa contra os assaltantes e destruidores da felicidade do lar. Defendei meus bens contra os ladrões, os mal feitores e contra os meus inimigos. Dai-me o vigor da fé, da esperança e o amor a Deus e ao próximo.

Amém!

***


Ó Deus, que nos alegrais com os méritos e as orações de vosso Mártir São Jorge, concedei-nos, benignamente, que, implorando os vossos benefícios, por sua intercessão os obtenhamos pelo efeito de vossa graça.
Por Nosso senhor.

Vós me protegestes, ó Deus, contra a conspiração dos malignos, e da multidão dos que praticam a iniqüidade.
Aleluia, aleluia. Ouvi, ó Deus, a minha oração, assim Vos imploro: livrai a minha alma do Temor do inimigo.

(Glória ao Pai)

***


Socorrei-me com sua poderosa força São Jorge Guerreiro Sagrado. O Senhor que vai a frente das batalhas de todos aqueles que em ti tem fé, vá a frente do meu caminho, destruindo os obstáculos, afastando o inimigo. A minha frente com seu escudo para que não seja fendo, aqueles que com suas palavras desejam me magoar, suas línguas vão se travar, sua voz não vão levantar e minha vontade se cumprirá. Teu braço a minha frente para os de outro segurar, sua espada por mim há de usar, podando o inimigo antes de se aproximar.

Com São Jorge comigo, ninguém há de me tocar, todo e qualquer perigo eu hei de derrotar. Podando os obstáculos ao sucesso hei de chegar, com São Jorge meus caminhos se abrirão.

O inimigo em círculo andará, com São Jorge a minha frente ele não me achará. Se alguém me quiser mal, este estará perdido, pois São Jorge é meu guerreiro amigo.

Se eu conheço o inimigo mais fácil ficará, pois com a ajuda de São Jorge seus pés e mãos eu vou atar.

Amém.

***


São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam.

Amém.

Encontrei com uma amiga que não vejo mais com freqüência e que tem um filho de pouco mais de um ano, o que faz com que todas as conversas com ela sejam apenas fragmentos. Assim fico sabendo muito pouco da vida dela. Mas ontem conseguimos alguns momentos extra de bate-papo, já que o moleque estava nocauteado por um dia de muita farra e pelo adiantado da hora:

- E o seu marido? Passou naquele concurso?
- Passou.
- Para o que era mesmo, hein?
- Ele agora é alvo.
- ?????
- Ele foi incorporado aos quadros da PM.

22.4.03

Um Fenômeno Festivo


O ser humano é gregário. E eu sempre quis começar um texto com esta frase. Finalmente chegou a oportunidade.

É que eu vou falar sobre um fenômeno que me persegue. Sabe como é, a vida atribulada, trabalho, casa, prole, os mais velhos da família virando crianças dependentes novamente, o parceiro, o trânsito, a violência, tudo e muito mais faz com que não encontremos aquele amigo com a freqüência desejada. Então quando surge a oportunidade, como o aniversário do caçula dele, você vai cheio de vontade de passar algum tempo junto com seu camarada.

Mas a grana está sempre curta e não dá para contratar garçom. Seu amigo e/ou amiga tenta servir a todos, enquanto estabelece contatos breves, sempre se desculpando por não estar lhe dando a devida atenção. Você entende, já passou por isso, se oferece para dar uma mãozinha, mas nem assim consegue realmente estabelecer uma conversa de mais de dois minutos com ele/ela.

Você é uma pessoa sociável e não tem dificuldades em puxar papo e entrosar-se com outros que estão ali, mais ou menos na mesma situação que você. E você até se diverte, afinal, são amigos dos seu amigo e você acaba encontrando algum ponto de contato, alguma afinidade.

O problema é que provavelmente no ano seguinte você vai encontrar-se na mesma situação. Vai voltar à festa de aniversário do rapa-de-tacho do seu brother do coração e vai encontrar os mesmos desconhecidos (para você) de sempre. Claro que, depois de um ano, mesmo que em algum momento você tenha sido formalmente apresentado a eles, você já não se lembra mais dos nomes, conhece o sorriso, mas já não sabe mais que apito ele toca. É parente, colega de trabalho, mãe do coleguinha da escola? Quem são mesmo? Qual é mesmo seu nome?

Assim, você pode formar uma rede de desconhecidos íntimos que riem com você, comem com você, bebem com você, discutem juntos as grandes questões mundiais e querem bem às mesmas pessoas que você, mas você já não tem mais coragem de perguntar o nome porque já "conhece" o sujeito há uns dez anos, mesmo que cada novo encontro seja um recomeço. Com sorte, no meio da coversa, surge uma pista, um nome, uma luz.

Entretanto, o melhor de tudo é quando algum daqueles eleitos pelo seu amigo, também vira seu amigo e os encontros de vocês independem do elo inicial, embora um chope com um deles seja sempre um ótimo motivo para convocar o outro.
O MONSTRO DA MUDANÇA


Por que mudar é tão complicado? Difícil explicar. O fato, porém, é que as mudanças são inevitáveis na vida e situações de mudança são, sim, desgastantes.

O que aprendemos ao vivenciar mudanças importantes são lições que devemos experimentar por nós mesmos. São as lições críticas, e muitas vezes inesperadas, da vida que tendemos a aprender da forma mais difícil. Mas, uma vez retidas, elas ficam para sempre.

Muitos de nós evitamos a introspecção ou estamos muito ocupados para examinar nossa própria vida de forma mais profunda. Além disso, estamos tão perto da mudança que fica difícil, se não impossível, vê-la de forma objetiva ou clara. Quando pensamos sobre uma mudança que passou há muito tempo, os aspectos específicos geralmente ficam confusos. Lembramos, porém, com tremenda clareza, certos momentos e as emoções associadas a eles.

FASES DA MUDANÇA


ESTAGNAÇÃO

Algo não está funcionando a contento. É preciso discutir a possibilidade de mudança. Resistência à mudança, insegurança quanto ao futuro. Perspectivas assustadoras. Alívio, esperança, medo, tristeza, raiva, excitação e preocupação.. Cansaço e energia. Choro e riso.

PREPARAÇÃO

Etapa crucial. A decisão de mudar é tomada. Os líderes se envolvem no planejamento e na comunicação. O apetite de mudança atinge a massa crítica.

IMPLEMENTAÇÃO

A visão estratégica e os planos são compartilhados. A iniciativa envolve mais gente em níveis múltiplos. As pessoas se dão conta de que algo está errado.

Conseguir realizar alguma coisa requer a superação de dificuldades infinitas. Apagar incêndios de última hora torna-se um procedimento operacional padrão. Mesmo as pessoas mais capazes e atenciosas acabam se sentindo exploradas. Portanto, quando se decide fazer uma importante mudança, as pessoas hesitam e começam a ter dúvidas. Quem vai estar no comando? Será que vai ser bom para mim? Em que minha rotina diária vai mudar? Será que estarei pronto? As próprias pessoas que estavam implorando por mudanças experimentam a "resistência retroativa". Agora que a realidade da mudança está a seu alcance, o velho jeito de fazer as coisas não parece tão ruim assim. Talvez exista uma forma de fazer com que os métodos antigos funcionem, afinal de contas.

Um indivíduo que enfrenta uma mudança está, na verdade, passando por uma espécie de mudança pessoal forçada. E, embora reconheça que a mudança faz sentido, intelectual e operacionalmente, precisa de mais tempo para se preparar emocionalmente. Muitas pessoas concordarão com a missão e com seus objetivos e estratégias, mas quando chegar o momento da verdade _ o momento de realmente avançar para a mudança _ elas vão parar. Em geral, isso nada tem a ver com má vontade. Genuinamente não sabiam como sua própria resistência emocional seria forte até ela ter sido testada.

Mesmo as pessoas que aceitam a idéia de mudança podem ficar incertas quando o processo de fato começa a acontecer. Outras pessoas que buscam a mudança podem estar exauridas demais pelos velhos métodos para realmente contribuir para o desenvolvimento de novos métodos. Elas podem querer descansar.

USUFRUTO

A fase durante a qual todo o árduo esforço e as longas horas de trabalho são recompensados.


DETERMINAÇÃO E CONCLUSÃO

O estresse é um estímulo que pode desempenhar diferentes papéis em nossas vidas. Pode ser bom, do tipo que alguém pode ter quando algo maravilhoso e excepcional acontece, como ganhar na loteria. Ou pode ser a angústia, sentida quando algo negativo e prolongado acontece. A angústia pode causar desgaste mental e físico muito prejudicial e também interferir seriamente na vida diária. As pessoas se sentem angustiadas basicamente por três fatores, em especial quando são vividos ao mesmo tempo:

  Altas exigências são feitas, e elas têm pouco controle sobre quais sejam as exigências.
  Alta visibilidade. As ações que tomam estão sendo cuidadosamente observadas e terão um impacto real sobre o sucesso do empreendimento.
  A preocupação com a competência. As pessoas se preocupam com o fato de talvez não terem as habilidades necessárias para fazer o que precisa ser feito.

O que está sendo planejado pode gerar uma forma completamente nova de viver _ que você não vai controlar. E você poderá ficar incerto sobre o seu desempenho. Não é à toa que as pessoas ficam angustiadas. Não só precisam aprender muito e realizar muitas mudanças operacionais, mas também têm um importante ajuste emocional a fazer, e tudo isso em público!

No entanto, quando a iniciativa da mudança funciona, as pessoas podem descobrir que o novo fornece desafios e amplas oportunidades. Em geral, elas descobrem qualidades que não sabiam que tinham _ resistência, liderança e facilidade para aprender. O orgulho da realização é poderoso e deve ser apreciado. Esse tipo de experiência pode despertar a coragem necessária para enfrentar um desafio futuro e fazer que as pessoas assumam que podem vencer _ e possivelmente até se tronar modelos para outras pessoas. Ninguém fica cansado de vencer, é claro. Aliás, é especialmente recompensador se a dificuldade experimentada diminui à medida que sua participação aumenta.

O oposto também é verdadeiro. As pessoas não querem pensar que são perdedoras, e não querem fazer parte de uma equipe derrotada. Quando uma iniciativa fracassa, ou se finge que ninguém perceberá o fracasso se ele for ignorado e não for mais discutido, presta-se a si mesmo um verdadeiro desserviço. Acompanhar o processo de mudança _ desde a fase de estagnação até o usufruto _ muda não só as operações ou a estrutura, mas também as crenças que se tem em si, para melhor ou pior.

É preciso mudar constantemente para sobreviver e prosperar. No entanto, é preciso mudar de maneira que se gere força e alegria, em vez de angústia. É aí que a compreensão da curva da mudança pode causar um impacto positivo. O monstro da mudança estará sempre à espreita e pronto para a batalha, mas nós podemos sobreviver.


(Resumo adaptado do artigo O Monstro da Mudança de Jeanie Daniel Duck publicado na revista Você s.a. em janeiro de 2002.)

20.4.03

Sim, vou perder a festa hoje. Afinal não fui visitar uma amiga ontem e não estou com a família no teatro infantil agora. Quero curtir meus últimos momentos aqui, mesmo que seja desta forma doente. Depois, babau, finito, kaput, acabou-se a vida como a conhecemos...

Estou começando a nadar com mais força, porque estou vendo algumas histórias de arrepiar e alguns círculos se fechando em torno de mim (do meu pescoço).

No almoço de Sexta-Feira Santa uma cadeira quebrou-se, enquanto seu ocupante levantava uma travessa. A travessa caiu derramando quase todo seu conteúdo, arruinando a decoração da mesa dos demais pratos, quebrando algumas taças, derramando vinho e pondo toda a refeição sob suspeita da contaminação por vidro. Ninguém se feriu ou teve hemorragia interna até agora.

A cafeteira incendiou-se hoje. Depois da minha primeira reação de praxe (gritos histéricos) fiz o que precisava ser feito (desligar a tomada) e o mundo foi salvo.

Domingo de Páscoa é um ótimo dia para trabalhar.

Tudo pode ser encarado com muito humor ou...

Vou enfiar a cabeça embaixo do travesseiro para ver se o monstro vai embora.