Pesquisar este blog

10.1.03

De, repente, na rua eu vi uma mulher assim:

- sombrinha japonesa;
- óculos à Jackie O;
- blusa de alcinha estampada com a bandeira de Pernambuco;
- saia levíssima da Indonésia;
- sandália de couro branca com aplicações de pedrinhas azuis, baixa e de dedo.

Era eu, a globalizada, refletida em uma vitrine, depois de cair dentro do armário desesperada por um modelito que me desse chances de sobreviver andando na rua sob sol a pino inclemente de hoje.
Sol de maçarico...

9.1.03

Meu filho está de casa nova, cara nova e agora pode também mostrar por lá seus desenhos. Quer conferir?
Terrir

É guerra: Gavião israelense é morto após atacar galinheiro libanês.
Por que, Senhor?

Tenho duas úvulas palatinas e só um clitóris.

8.1.03

Da série Aqui Pertinho: Meu Recanto

Antiga propriedade do Barão de Mesquita, ficou conhecida como Alto do Mesquita, mesmo após ter sido comprada pelo Conselheiro Mayrink. Era o antigo local de secagem de grãos no período do Barão de Mesquita. Esse recanto possui um lago represado pelas águas do Rio Archer, alimentado por canais, ostentando rico paisagismo, constituído por espécies exóticas decorativas, helicônicas, palmitos, palmeiras-bambuns e lírios-do-brejo, introduzidos por Glaziou.

Neste local, Castro Maya instalou, em 1944, um Campo de Esportes contendo uma pista hípica já desativada.

O Meu Recanto, que também já foi conhecido em 1960, no governo Negrão de Lima, como Recanto dos Pintores, é uma área de lazer e recreação, constituída por várias áreas - algumas com acesso pela romântica Ponte dos Suspiros - e que dispõe de estacionamento, bancos, mesas para almoço e piqueniques, churrasqueiras, sanitário, lixeira e telefone público.

O local é cortado pela estrada do Imperador e funciona como um ponto divisor e/ou bifurcação para dois roteiros ou circuitos diferentes. Seguindo em frente, alcançamos o barracão. Seguindo à esquerda, pela Estrada Princesa Isabel, chegamos ao Jardim dos Manacás e ao restaurante Os Esquilos. Bem em frente ao Meu Recanto, do outro lado da estrada, após a passagem de uma ponte sobre o Rio Tijuca, encontra-se o Centro de Visitantes.

Essa é uma obra recente, com projeto do arquiteto Paulo Leal. No centro serão repassados dados voltados para o atendimento ao ecoturismo. Abrigará uma biblioteca, Núcleo de Educação Ambiental, exposição permanente e exposições temporárias. Também há um espaço destinado a cursos e seminários, loja, lanchonete, além de telefone público. Será, portanto, um local onde os visitantes encontrarão guias e informações relativas ao Parque Nacional da Tijuca.

Na Estrada do Imperador, entre o Meu Ecanto e o Barracão, no lado esquerdo, há uma escultura cognominada Aion, doada a Floresta em 1998 por sua autora, Lia do Rio. É constituída de árvore (o maior eucalipto da floresta) e a frase em cimento "O tempo não passa". Essa escultura integra natureza, arte e religiosidade, uma vez que utiliza elementos naturais e criados pelo homem, e que vem sendo reverenciada por alguns freqüentadores do Parque, que depositam cinzas de seus entes queridos junto à obra.

(fotos)
Hoje estréio por aqui uma nova série: aqui pertinho. Espero que vocês gostem de ler assim como eu estou gostando de imaginar e realizar.
Abulia

I must have a prodigious quantity of mind; it takes me as much as a week, sometimes, to make it up.
(Mark Twain)
Talvez, quem sabe, vamos ver, quiçá, pode ser, às vezes, por ventura...

Tem coisa mais angustiante que uma situação mal parada?

7.1.03

Acontece que dentro de mim mora uma belezaria que não sei expressar, uns pensamentos e umas idéias que não sei dizer e umas ternuras que não sei comunicar.

Preciso virar criança de novo.

Quero uma vida de laços, sem nós.

6.1.03

Eu transei com Gisele Bündchen
Recebi presentes lindos.

O primeiro da Cristina Portela, designer de primeira (não é por ser minha amiga, não, o senhor Ministro da Cultura também é fã do trabalho dela) e minha madrinha de casamento:



O segundo é daqueles carinhos que os amigos fazem e a gente fica babando. João estava me escrevendo um e-mail e sentiu o cheio da rainha-da-noite que desbrochava no jardim. Foi lá, colheu uma, passou no scanner e me mandou:



É. Sou feliz.
Eles estão de volta:

Pensamento
(Cidade Negra)


Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer

Pensamento é um momento
Que nos leva a emoção
Pensamento positivo
Que faz bem ao coração
O mal não
O mal não

Sempre que para você chegar
Terá que atravessar
A fronteira do pensar
A fronteira do pensar

E o pensamento é o fundamento
Eu ganho o mundo sem sair do lugar
Eu fui para o Japão
Com a força do pensar
Passei pelas ruínas
E parei no Canadá
Subi o Imalaia
Pra no alto cantar
Com a imaginação que faz
Você viajar, todo mundo

Estou sem lenço e o documento
Meu passaporte é visto em todo lugar
Acorda meu Brasil com o lado bom de pensar
Detone o pesadelo pois o bom
Ainda virá

Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer

Custe o tempo que custar
Que esse dia virá
Nunca pense em desistir, não
Te aconselho a prosseguir

O tempo voa rapaz.
Pegue seu sonho rapaz
A melhor hora e o momento
É você quem faz
Recitem
Poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei
EPIFANIA



Adoração dos Reis Magos
Vicente do Rego Monteiro
óleo s/ tela - 1925


FOLIA DE REIS


Folia de Reis é uma festa cristã, que lembra a visita dos três reis magos ? Gaspar, Melchior e Baltasar ? ao Menino Jesus, em Belém, quando levam ouro, incenso e mirra, que representam as dimensões de Cristo: sua realeza, divindade e humanidade (o óleo de mirra era usado para embalsamar os mortos).
No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses na época colonial e tem por origem a Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios na Antigüidade. A festa romana acontecia em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia dia 6 de janeiro. No século III, em virtude da celebração da manifestação da luz, dia 25 de dezembro foi instituído como o do nascimento de Cristo e o dia 6 de janeiro como o dia de Reis.
Essa festa tem início dia 24 de dezembro, véspera de Natal e prossegue até o dia 2 de fevereiro, festa de Nossa Senhora das Candeias, quando é realizada uma ceia.
Um grupo festivo de pessoas, com homens representando os três magos, vão de porta em porta nas casas, cantando acompanhados de violão, cavaquinho, pandeiro, pistão e tantã, representando pequenas peças teatrais em troca de pequenas refeições e esmolas, que é utilizada na Festa de Reis, no dia 6 de janeiro.
O chefe do grupo é denominado alferes da folia de Reis e quando percorre sítios e fazendas é chamada de caixa de folia de reis e quando percorre apenas a zona urbana é denominada de banda de folia de reis ou música de folia de reis.
Geralmente o grupo anda à noite e cantam às portas das casas, acordando seus moradores para que eles os recebam, oferecendo-lhes comida, bebida e esmolas.
Bastante conhecida, é realizada no interior de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Goiás.
Em muitas casas, é costume, no Dia de Reis, escrever o nome dos três reis magos em um pedaço de papel e colocá-lo na porta de entrada para que durante o ano haja fartura, saúde e alegria.
O Dia de Reis é considerado Dia de Gratidão.

Instrumentos:Os instrumentos utilizados são:viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos.

Personagens: Os personagens somam doze pessoas, todos os integrantes do grupo, trajam roupas bastante coloridas.sendo eles: mestre,contra-mestre,3 Reis Magos,palhaço,foliões

1.O Mestre e Contra-mestre: dono de conhecimentos sobre a manifestação, é quem comanda os foliões.

2.O Palhaço: com seu jeito cínico e dissimulado, deve proteger o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O seu jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento de quem assiste à performance.Representando o mal,usa geralmente máscara confeccionada com pele de animal e vai sempre afastado um pouco da formação normal da Folia, nunca adiantando-se à "bandeira". Apesar de seu simbolismo é personagem alegre que dança e improvisa versos, criando momentos de grande descontração.

3.Os Foliões: composta de homens simples, geralmente de origem rural, são os participantes da festa, dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé.

4.Reis Magos: São 3 Reis Magos,fazem viagem de esperança, certos de encontrarem sua estrela. .

A Festa: Até há pouco, podia-se ouvir ao longe ou, com sorte, encontrar, vindo de bairro distante,um grupo especial de músicos e cantadores trajando fardamento colorido, entoando versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. Trata-se, naturalmente, da Folia de Reis que no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia de Reis, peregrina por ruas à procura de acolhida ou em direção a algum presépio.

Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos seguem os foliões pela noite adentro em longas caminhadas, levam a "bandeira" ( estandarte de madeira ornado com motivos religiosos ) a qual tributam especial respeito. Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os versos - São os puxadores do canto.

Os foliões cumprem promessa de por sete anos consecutivos saírem com a Folia e arrecadam em suas andanças donativos para realizarem anualmente no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, festa com cantorias e ladainhas.

Durante a caminhada é carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos. O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram. Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.