Pesquisar este blog

18.7.03

Para meu deleite,
Quer você respeite
Ou despeite,
Se vier de bode
(Cada um como pode),
Afaste de mim sua ode.
Olhe! Risco o chão com giz
E nesta mediatriz
Só vale ser feliz.

17.7.03

Nem tenho o hábito de ler livros de auto-ajuda, mas o titulo daquele me atraiu. Ele falava sobre compreender as pessoas observando seu comportamento, seus gestos, a forma como se vestem, não apenas as palavras, mas o tom da voz, o sotaque, a entonação.

O livro é interessante, mas raso. E nem poderia ser diferente, mas só depois que já tinha apostado meu suado dinheirinho nele foi que me dei conta que era um desses caça-níqueis pretensamente literários que exploram a notoriedade de alguma figura que por qualquer motivo emergiu do anonimato nos EUA.

Apesar disso, uma coisa que li ali ficou comigo. Se você tem pouco tempo para observar uma pessoa, observe a forma como ela vê a vida e como ela vê seus semelhantes.

Preste atenção se a pessoa é realizada em sua profissão, seu grau de satisfação quanto ao local onde mora, com seus possíveis parceiros e filhos, com a vida que leva. Uma pessoa ressentida, invejosa, com baixa auto-estima, infeliz? Ou alguém cheio de esperança, que sabe seu real valor e vê que cada coisa tem sua própria graça?

O outro ponto tem a ver com compaixão. A pessoa é crítica demais? Rígida demais com os outros? Ela consegue colocar-se no lugar das outras pessoas? Tenta compreender as motivações do outro?

E no fundo, com este livrinho assim mesmo meio bobo, ganhei bastante material para pensar sobre as pessoas.

Principalmente sobre esta pessoa que vos escreve.

15.7.03

"Quanto mais detalhada a descrição de um objeto, mais você confundirá a mente do leitor e mais o afastará da coisa descrita. É necessário, portanto, representar e descrever." (Leonardo Da Vinci)



Agrupando os apóstolos em pares - o 1º e o 7º, o 2º e o 8º, o 3º e o 7º, e assim por diante, teríamos:


1º - Simão (Áries): signo da agressividade, de quem gosta de impor suas vontades,de liderar e competir. Quando suas idéias não são aceitas, apela para o boicote, na tentativa de mostrar que sua opinião é a correta. É o signo do ´Eu´. Veja Simão sentado à cabeceira da mesa, como se fosse o líder do grupo ou o senhor da casa – tipo rude, bem masculino, trajando vermelho que é a cor do Fogo, elemento de Áries. A posição de suas mãos sugerem imposição, debate, polêmica. Independência, força.

7º - João (Libra): signo caracterizado pela vaidade, pelo equilíbrio, pela sociabilidade e por preocupar-se em agradar a Deus e ao mundo. É simbolizado pela balança, que nada faz além de pesar as opiniões, obtendo o ponto médio. Libra é o único signo representado por um objeto inanimado, o que significa que João não coloca o seu ´Eu´ em questão. Ele traja roupas em tons pastéis, próprios de Libra. Suas mãos parecem receber alguma coisa e a posição de seus braços formam o prato da balança. Sua cabeça pende para o lado, seus olhos estão fechados, como o símbolo da Justiça. Paz, justiça, gentileza, harmonia, equilíbrio, união e colaboração.

2º - Judas Tadeu (Touro): signo caracterizado pela teimosia. O olhar de Judas Tadeus mostra desconfiança. Ele deixa transparecer seu conservadorismo, sua capacidade de tolerar o trabalho pesado. Suas feições revelam seu lado rústico mas sedutor. Sua força está concentrada no pescoço. Está preocupado e parece propor que é melhor tudo ficar como está. Sua mão esquerda, apoiada na mesa, simboliza o mundo concreto, equanto a outra, estendida, colhe as virtudes celestiais. Veste-se de marrom, a cor do elemento Terra, que regeTouro. Obstinação, capacidade para o trabalho e acúmulo de bens materiais. Desconfiança, avareza.

8º - Judas Escariotes (Escorpião): signo caracterizado por uma personalidade profunda, observadora, transformadora e sexualizada, que possui a capacidade nata de lidar com dinheiro, de ser um estrategista, um administrador e de controlar seus sentimentos. Admira tudo que está ligado aos poderes psíquicos. Judas Escariotes está posicionado de forma que possa observar com cautela. Seus olhos e seus ouvidos estão atentos. Segura um saco de dinheiro, o que significa que ele era o tesoureiro de Jesus. Derruba o sal, símbolo da morte, pois acreditava-se que o sal esterilizava o solo. Suas cores, o azul e o branco, são as do elemento Água, regente de Escorpião. Carisma, sedução, liderança. Persistência.

3º - Mateus (Gêmeos): signo caracterizado pela jovialidade, capacidade de comunicação, esperteza, dúvidas e inconstância de humor. Nunca se aprofunda nos relacionamentos afetivos. Com sua mente criativa. consegue vender tudo o que quiser, mesmo que suas palavras não sejam verdadeiras. Adora dançar e se movimentar. É inquieto, aprecia viagens curtas para para poder narrar o que experimentou. E Mateus está justamente gesticulando como quem quer contar que viu alguma coisa. É o mais jovem dos apóstolos. Sua posição revela dualidade. Veste-se de azul, cor do céu, do elemento Ar, regente de Gêmeos. Habilidade, inteligência, simultaneidade, polaridade, divisão, movimento constante.

9º - Pedro (Sagitário): signo caracterizado pela necessidade de buscar a sabedoria. O sagitariano geralmente é um especialista naquilo a que se dedica. É religioso e baseia sua filosofia de vida na leitura de livros. Quando encontra sua verdade, torna-se cego a outras idéias. No mural, Pedro é um homem de idade, o que revela experiência. Seu olhar fixo em Jesus demonstra sua sede de conhecimento. Seu dedo aponta como a flecha do centauro, símbolo de Sagitário. Segura uma faca em sua mão direita, o que demonstra agressividade na defesa de seus ideais. Dogma, fé, filosofia e lei.

4º - Felipe (Câncer): signo caracterizado pela necessidade de proteger, de agradar. Representa a mãe. É ligado à família, ao passado. É ingênuo e inseguro. Tem tendência a engordar. Felipe é representado por um tipo feminino que mais parece a mãe que olha para seu filho com amor, carinho e desejo de protegê-lo. Seu olhar parece não questionar, mas aceitar. Sua postura, curvada, demonstra flexibilidade e adaptabilidade. Suas mãos parecem encobrir o peito que oferece alimento, órgão regido por Câncer. Sensibilidade, intuição e sonhos.

10º - André (Capricórnio): signo caracterizado pela desconfiança, ceticismo, rigidez, responsabilidade, seriedade e profissionalismo. Simboliza o pai que defende seus filhos da malícia do mundo que ele conhece bem. Representa também a autoridade e o homem amadurecido pelo tempo. André está com as mãos em posição de defesa, seu olhar é de desconfiança, como se questionasse as intenções que se escondem por trás dos fatos. Firmeza, construção, passo firme. Autocrítica, disciplina e senso de responsabilidade.

5º - Tiago Menor (Leão): signo caracterizado pela beleza, elegância, brilho, criatividade, necessidade de ser o centro das atenções, amor pelas crianças, diplomacia. Mas é também o signo do egocentrismo e da dramaticidade. Tiago Menor está numa posição quase central e afasta os apóstolos ao seu redor para que fique bem visível. Possui o semblante mais belo de toda a cena, mais belo que o de Jesus, que não foi pintado por Da Vinci, mas por um de seus discípulos. Expressa-se com elegância mas também com prepotência. Seu cabelo, barba e roupa demonstram seu zelo pela aparência. Coragem, audácia, magnetismo.

11º - Tiago Maior ( Aquário): signo caracterizado pela inteligência, ideologia, fraternidade, inventividade, necessidade de ser diferente, pela defesa dos direitos humanos e pela rebeldia. Não gosta de ser o centro das atenções, mas é político, adora ensinar e pregar a necessidade de viver em coletividade. Tiago Maior é representado por um tipo relaxado com sua aparência, com a barba e cabelo mal cuidados. Abraça seus companheiros e empurra-os para o centro. Idealismo, vanguarda, cooperação, liderança.

6º - Tomé (Virgem):
signo caracterizado pela busca da perfeição, pelo detalhismo, crítica e capacidade de organização e limpeza. Tomé está quase escondido na cena, pois quem critica não pode estar sujeito às mesmas críticas. Está olhando para a ponta do seu dedo indicador, o que significa a inclinação para apontar os erros dos outros. Esse é o dedo de Júpiter, deus que, na mitologia grega, ditava o que era certo e errado. Estabilidade, ordem, planejamento, senso crítico.

12º - Bartolomeu (Peixes):
signo caracterizado pela sensibilidade, tendência ao auto-sacrifício, instabilidade, fantasia, imaginação, aceitação e necessidade de silêncio e solidão. Seu regente é Netuno, que reinava sobre os oceanos. Peixes absorve toda negatividade do ambiente em que vive, da mesma forma que o mar recebe da humanidade tudo que é preciso eliminar. Bartolomeu está numa posição instável, sobre a ponta dos pés, que estão iluminados. Seu olhar se perde no horizonte. Veste-se de verde e azul, as cores do mar e do elemento Água, regente de Peixes. Paz, unidade, compreensão, alívio para a dor, auxílio.
Güenta aê que tá duro de segurar com a mão.
Toma que a cruz é tua.
Aliás, essa história de cruz comigo não rola, porque meu símbolo para o cristianismo é o peixe. Se é que você me entende...

Associações:

O mais famoso acróstico da Antigüidade e de toda a História, sem dúvida, foi criado pelos primitivos cristãos. Tomando as letras iniciais da frase grega Iesous Christos, Theou Uios, Soter (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador), que era escrita com uma palavra abaixo da outra, formou-se o acróstico ichthus (peixe), animal adotado como símbolo místico por esses religiosos. Era também o símbolo pagão da fecundidade.

***


A era zodiacal do Peixe está para ceder à nova era, "do Aquário". Afirmam os astrólogos que sempre que o sol muda de sinal no Zodíaco, ocorrem mudanças radicais no setor da cultura humana, especialmente na religião. Assim, em 21 de março do ano 1° da era cristã, o sol teria entrado no signo zodiacal do Peixe e apareceu o cristianismo.

***


A astróloga alemã Emma Costet de Masheville afirma que os 12 apóstolos têm as mesmas características dos 12 signos do zodíaco. No quadro A Última Ceia, pintado por Leonardo Da Vinci, a astróloga mostra detalhes que associam os signos aos discípulos de Jesus. As semelhanças vão desde o tipo físico até os gestos de cada um.

"Aqui, em 12 figuras completas, é apresentado o microcosmo, na mesma ordem que Ptolomeu aplicou à sua cosmografia. Vou mostrar todas as formas e capacidades humanas, através dos gestos e localização dos personagens. Agrade ao nosso Criador que eu o faça com perícia." (Da Vinci)

As apóstolos estão distribuídos simetricamente, seis de cada lado, subdivididos em quatro tríades ou grupos de três. Revela-se o signo atribuído a cada apóstolo pela posição de cada um à mesa, seus semblantes e os gestos de mãos de Jesus. Com a esquerda, ele estaria transmitindo energia aos signos da Primavera e do Verão, representados pelos seis primeiros apóstolos, começando da direita para a esquerda. Com a mão direita, Jesus estaria recolhendo a experiência dos apóstolos de signos do Outono e do Inverno.

***


Fui tomar café da manhã na padaria, coisa que nunca faço. Fiquei observando os homens, colegas de balcão. Por que só homens tomam café da manhã na padaria? Um deles trouxe uma rosa para a balconista. O outro contava aos amigo uma história (que depois encontrei escrita):

Quando Da Vinci estava pintando sua famosa "Última Ceia" e querendo pintar as características psicológicas de cada apóstolo, foi a uma fonte de Roma e encontrou um jovem muito bonito, de feições suaves e inocente. Ele escolheu este jovem para que servisse de modelo de João, o discípulo amado de Jesus. Ao terminar o trabalho, Da Vinci lhe pagou muito bem... E continuou sua obra. Porém, mais trade precisou de um modelo para Judas Iscariotes. E ele procurou nas praças, fontes, ruas e mercados, sem encontrar o modelo adequado. Entretanto, após alguns dias e já cansado de tanta busca inútil, entrou numa taberna e encontrou um jovem desalinhado, sujo, barbado... Com todos os vícios refletidos em seu rosto, duro, sofrido, com sinais de golpes e brigas, o típico rosto do homem viciado e degenerado, ladrão, embusteiro e, talvez, assassino. Da Vinci vê naquele homem o "apóstolo traidor" e decide contratá-lo para que pose para sua pintura.

Esse indivíduo de más índoles segue o artista e começa a posar para o término da obra. Porém, quando Da Vinci estava terminando, observou que aquele homem estava chorando. Por que aquele homem tosco e de rosto traiçoeiro chrava? O artista interroga o jovem e este lhe responde: Acaso não me reconheces? Para surpresa do pintor, o jovem lhe diz: "Eu sou aquele cujo rosto te fascinou para que eu fosse um anjo, o discípulo amado do Cristo. Mas agora, tu vês ao traidor, ao hipócrita... Tal é o meu estado desde que tu me pagaste abundantemente por haver posado pela primeira vez... Com teu dinheiro caí no vício e na perdição..." O artista decide terminar a obra assim mesmo, pagando-o não sem antes consolar aquele jovem que caíra na miséria dos vícios...


14.7.03

Não se trata de uma observação sobre um filme em particular, mas uma sensação de que há uma falta de sintonia entre o que leio sobre cinema e o que vejo nas telas.

Já há algum tempo acompanho através dos periódicos os filmes que ainda estão em fase de produção e entrevistas com seus realizadores e atores e fico curiosa, achando que se trata de uma proposta inovadora, de uma história inédita e instigante, de algo realmente novo e emocionante.

Quando o filme finalmente estréia, geralmente já não é mais aquilo: é menos, quase sempre muito menos. E quando vou conferir acho que arrancaram na ilha de edição justamente os pedaçoes que fariam aquela produção ser maravilhosa e deixaram simplesmente o que seria inócuo, PC, mais facilmente compreendido pelas massas ou simplesmente mais adequado à digestão do mercado. E o mercado _ pensam eles _ é um monstro ávido sempre das mesmas velharias em embalagens recicladas, fazendo-se de novidades.

Não gosto de teorias conspiratórias, então vou evitar dizer que existe um complô pelo emburrecimento planetário com intenções de dominação e serei pragmática. Parece que as cifras ficaram altas demais. Qualquer filmeco custa os olhos da cara, então é preciso que seja um sucesso total. Investimentos monstruosos são feitos na divulgação, na contratação milionária do astro/estrela do momento e isso precisa ser recuperado. Não há mecenas nesse negócio.

E fico sem saber se as tais prévias já são salpicadas de, digamos, uma certa fantasia publicitária, ou se em algum momento, entre aquelas entrevistas e o lançamento, algum bambambã decide numa canetada que isso ou aquilo não vende e amputa justamente o que seria mais interessante, aquilo que, às vezes, só os mais argutos (ou delirantes) conseguem ainda perceber, intuir ou adivinhar.