Pesquisar este blog

15.7.03

Güenta aê que tá duro de segurar com a mão.
Toma que a cruz é tua.
Aliás, essa história de cruz comigo não rola, porque meu símbolo para o cristianismo é o peixe. Se é que você me entende...

Associações:

O mais famoso acróstico da Antigüidade e de toda a História, sem dúvida, foi criado pelos primitivos cristãos. Tomando as letras iniciais da frase grega Iesous Christos, Theou Uios, Soter (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador), que era escrita com uma palavra abaixo da outra, formou-se o acróstico ichthus (peixe), animal adotado como símbolo místico por esses religiosos. Era também o símbolo pagão da fecundidade.

***


A era zodiacal do Peixe está para ceder à nova era, "do Aquário". Afirmam os astrólogos que sempre que o sol muda de sinal no Zodíaco, ocorrem mudanças radicais no setor da cultura humana, especialmente na religião. Assim, em 21 de março do ano 1° da era cristã, o sol teria entrado no signo zodiacal do Peixe e apareceu o cristianismo.

***


A astróloga alemã Emma Costet de Masheville afirma que os 12 apóstolos têm as mesmas características dos 12 signos do zodíaco. No quadro A Última Ceia, pintado por Leonardo Da Vinci, a astróloga mostra detalhes que associam os signos aos discípulos de Jesus. As semelhanças vão desde o tipo físico até os gestos de cada um.

"Aqui, em 12 figuras completas, é apresentado o microcosmo, na mesma ordem que Ptolomeu aplicou à sua cosmografia. Vou mostrar todas as formas e capacidades humanas, através dos gestos e localização dos personagens. Agrade ao nosso Criador que eu o faça com perícia." (Da Vinci)

As apóstolos estão distribuídos simetricamente, seis de cada lado, subdivididos em quatro tríades ou grupos de três. Revela-se o signo atribuído a cada apóstolo pela posição de cada um à mesa, seus semblantes e os gestos de mãos de Jesus. Com a esquerda, ele estaria transmitindo energia aos signos da Primavera e do Verão, representados pelos seis primeiros apóstolos, começando da direita para a esquerda. Com a mão direita, Jesus estaria recolhendo a experiência dos apóstolos de signos do Outono e do Inverno.

***


Fui tomar café da manhã na padaria, coisa que nunca faço. Fiquei observando os homens, colegas de balcão. Por que só homens tomam café da manhã na padaria? Um deles trouxe uma rosa para a balconista. O outro contava aos amigo uma história (que depois encontrei escrita):

Quando Da Vinci estava pintando sua famosa "Última Ceia" e querendo pintar as características psicológicas de cada apóstolo, foi a uma fonte de Roma e encontrou um jovem muito bonito, de feições suaves e inocente. Ele escolheu este jovem para que servisse de modelo de João, o discípulo amado de Jesus. Ao terminar o trabalho, Da Vinci lhe pagou muito bem... E continuou sua obra. Porém, mais trade precisou de um modelo para Judas Iscariotes. E ele procurou nas praças, fontes, ruas e mercados, sem encontrar o modelo adequado. Entretanto, após alguns dias e já cansado de tanta busca inútil, entrou numa taberna e encontrou um jovem desalinhado, sujo, barbado... Com todos os vícios refletidos em seu rosto, duro, sofrido, com sinais de golpes e brigas, o típico rosto do homem viciado e degenerado, ladrão, embusteiro e, talvez, assassino. Da Vinci vê naquele homem o "apóstolo traidor" e decide contratá-lo para que pose para sua pintura.

Esse indivíduo de más índoles segue o artista e começa a posar para o término da obra. Porém, quando Da Vinci estava terminando, observou que aquele homem estava chorando. Por que aquele homem tosco e de rosto traiçoeiro chrava? O artista interroga o jovem e este lhe responde: Acaso não me reconheces? Para surpresa do pintor, o jovem lhe diz: "Eu sou aquele cujo rosto te fascinou para que eu fosse um anjo, o discípulo amado do Cristo. Mas agora, tu vês ao traidor, ao hipócrita... Tal é o meu estado desde que tu me pagaste abundantemente por haver posado pela primeira vez... Com teu dinheiro caí no vício e na perdição..." O artista decide terminar a obra assim mesmo, pagando-o não sem antes consolar aquele jovem que caíra na miséria dos vícios...


Nenhum comentário: