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16.1.03

Na terça fui assistir ao elogiadíssimo Separações.

Gostei muitíssimo. Excelentes diálogos, tiradas engraçadas e inteligentes, comovente sem ser piegas, metalinguagem esperta e com o Rio de Janeiro como moldura.

Foi a primeira vez que fui ao Estação Ipanema. Também gostei de lá.

Depois, embalados pelo filme, fomos para o Baixo Leblon (vocês vão entender porque quando forem ver também).

Acho que todo mundo sai da sessão reconhecendo um quê de Woody Allen e já ouvi gente falando em Truffaut.

Eu quis porque quis o texto sobre o Homem Lúcido que o Domingos Oliveira lê na última cena, porque depois de tantos anos me achando louca, descobri que sou uma Mulher Lúcida. Trata-se de um texto descoberto em uma pesquisa arqueológica com uma tremenda atualidade. A expressão homem lúcido entra aqui, porque na língua original é simbolizada pela mesma palavra usada para designar os sacerdotes.

Hoje de manhã, ao abrir minha caixa postal, vejo que meu amigo Marcelo Batalha tinha conseguido o texto pra mim. Um daqueles pequenos milagres, advindos de coisas que nos chegam as mãos no momento em que mais precisamos delas da forma como menos esperamos, porque o motivo que me fez amar o texto na terça-feira é completamente diverso do de hoje.

Divido com vocês:

O Homem Lúcido

O homem lúcido sabe que a vida é uma carga tamanha de acontecimentos e emoções que nunca se entusiasma com ela, assim como não teme a morte. O homem lúcido sabe que viver e morrer são o mesmo em matéria de valor, posto que a Vida contém tantos sofrimentos que a sua cessação não pode ser considerada um mal.

O homem lúcido sabe que é o equilibrista na corda bamba da existência. Sabe que, por opção ou acidente, é possível cair no abismo, a qualquer momento, interrompendo a sessão do circo.

Pode também o homem lúcido optar pela Vida. Aí então, ele esgotará todas as suas possibilidades. Passeará por seu campo aberto e por suas vielas floridas. Saberá ver a beleza em tudo. Terá amantes, amigos, ideais. Urdirá planos e os realizará. Resistirá aos infortúnios e até às doenças. E, se atingido por algum desses emissários, saberá
suportá-los com coragem e mansidão.

Morrerá o homem lúcido de causas naturais e em idade avançada, cercado por filhos e netos que seguirão sua magnífica aventura. Pairará então, sobre sua memória uma aura de bondade. Dir-se-á: aquele amou muito e fez bem às pessoas.

A justa lei máxima da natureza obriga que a quantidade de acontecimentos maus na vida de um homem iguale-se sempre à quantidade de acontecimentos favoráveis. O homem lúcido que optou pela Vida, com o consentimento dos Deuses, tem o poder magno de alterar esta lei. Na sua vida, os acontecimentos favoráveis estarão sempre em maioria.

Esta é uma cortesia que a Natureza faz com os homens lúcidos.


texto Caldaico (pertencente ou relativo à Caldéia, antiga região da Ásia) do VI século a.C. citado no filme Separações de Domingos Oliveira

Dica: Todas as Mulheres do Mundo, um clássico brasileiro de 1967 escrito e dirigido por Domingos Oliveira e estrelado por Paulo José e Leila Diniz está de volta. A partir de amanhã (17) até o dia 23, no Odeon, sempre às 13h. Não é "digrátis", mas é quase: R$2,00!!!
Da série Aqui Pertinho: Fábrica do Samba

Fábrica do Samba é um festival de música dedicado ao gênero que abriu as inscrições em outubro passado. Entre os autores dos 2153 sambas inscritos estão revelações, bambas e anônimos. Destes foram selecionados 57 que, a partir de hoje às 20 horas no Maracanãzinho, disputam a primeira de seis eliminatórias (16,17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro). Depois acontecem duas semi-finais (6 e 7 de fevereiro) e a finalíssima (8 de fevereiro) com doze sambas. O sexto colocado levará 20.000 reais e os prêmios vão crescendo até os R$100.000 do primeiro colocado, que também levará o troféu João Nogueira. Os premiados gravarão um CD pelo selo Biscoito Fino.

Alguns dos classificados: Pedro Hollanda e Nilze Carvalho, Dona Ivone Lara, Monarco, Tantinho, Noca da Portela e Camunguelo.

Além das apresentações dos concorrentes, haverá shows contando a história do samba, passando por vertentes como samba-canção, samba de gafieira, afro-samba, samba de raiz e os sambas de enredo.

Agenda dos shows:

16/1: (Homenagem a Clementina de Jesus) Jongo da Serrinha, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, velhas-guardas do Império, da Mangueira e da Portela
17/1: (Homenagem a Tom Jobim) Emílio Santiago, Ivan Lins e Zé Renato
23/1: Jamelão, Alcione, Elza Soares
24/1: Sandra de Sá, Lecy Brandão, Seu Jorge
30/1: Martinho da Vila, Paulinho Mocidade, Dominguinhos do Estácio, Neguinho da Beija-Flor
31/1: Zélia Duncan, Miltinho, MPB-4, Quarteto em Cy
6/2: Jorge Aragão, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Sombrinha, Luiz Carlos da Vila
7/2: Zeca Pagodinho, Dudu Nobre
8/2: Beth Carvalho, Grupo Fundo de Quintal

Preços:

eliminatórias (16, 17, 23, 24, 30 e 31/1): R$10,00
semi-finais (6 e 7/2): R$15,00
final (8/2): R$20,00

Meu sobrinho, filho único da minha irmã caçula, que é diabética desde os seis anos de idade e já perdeu dois filhos, está internado num hospital desde ontem com uma doença que ninguém ainda conseguiu diagnosticar.

Eu sei que esta é uma terra de prova e expiação, mas será que não daria para aliviar a mão só um pouquinho por um tempo.

14.1.03

Meio cheio

Quando eu fico chateada, fico enjoada. Se a chateação durar muito, acabo adoecendo. Quando fico realmente doente chego a perder 1 Kg por dia.

Viu como tudo tem um lado positivo?

13.1.03

Da série Aqui Pertinho: Maracanã

Desde o dia 16 de junho de 1950, o Rio de Janeiro nunca mais foi o mesmo. Estava sendo inaugurado o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, resultado da paixão dos brasileiros pela arte do futebol. Num projeto único para a época, o Estádio impressiona até hoje pela sua grandeza. São 195.600 m2, contando com o Maracanãzinho, a pista do Célio Barros e o complexo aquático Julio Delamare.

Os autores do projeto foram os arquitetos Rafael Galvão, Pedro Paulo Bastos, Orlando Azevedo e Antônio Dias Carneiro. O início da construção se deu no dia 2 de agosto de 1948, envolvendo muito trabalho, dedicação e, principalmente muita expectativa por todo o país. Uma das intenções do projeto era abrigar a Copa do Mundo de 1950. E assim foi. Perdemos a Copa para o Uruguai, mas ganhamos um estádio único no mundo, que ultrapassa fronteiras desde o dia de sua inauguração. Vários eventos já puderam testemunhar a grandeza do Maracanã: O Papa João Paulo II, em 1980, cantores como Frank Sinatra, Tina Turner, Paul McCartney, Rolling Stones, sem contar com grandes jogos, demonstrando o imenso potencial do futebol brasileiro.

O Maracanã foi inicialmente construído para comportar 166.369 pessoas, entre a geral, arquibancadas, cadeiras comuns, cadeiras especiais, camarotes e tribunas.

No dia 31 de agosto de 1969, nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, o jogo Brasil e Paraguai recebeu 183.341 torcedores! Foi um jogo que entrou pra história do Maracanã.

O pontapé inicial para a construção do Maracanã foi dado pelo jornalista Célio de Barros, em 1938, quando sugeriu a Jules Rimet que o Brasil fosse sede da Copa de 1942. A SEgunda Guerra Mundial acabou cancelando as Copas de 1942 e 1946 e adiando a de 1949 para o ano de 1950.

Dessa forma, o Brasil acabou sendo escolhido, mas precisava de um estádio de porte para a final. Foi uma luta convencer a todos da importância do projeto. As pessoas alegavam a necessidade de mais hospitais. Nomes como Mário Filho, Ari Barroso, Vargas Netto, lutaram e conseguiram transformar o sonho em realidade. A cidade do Rio de Janeiro merecia um estádio à altura do seu futebol. Assim, no dia da inauguração, o Maracanã pôde comprovar porque tinha sido construído. Milhares de torcedores vibraram, se emocionaram e viram, como nunca, a magia do futebol falar mais alto. Estava dado o primeiro passo para que o mundo se rendesse ao Brasil. E o Brasil se rendesse ao futebol.

E hoje, já pentacampeões mundiais, tem-se a certeza de que sem os encantos do Maracanã nada teria o mesmo brilho. Nem o mesmo sabor. O país do futebol tem seu monumento. O Maracanã é o maior do mundo. Um templo inquestionável, que continua recebendo os belos espetáculos da bola.
O Zamorim confessou que usa pochete e me deu vontade de escrever sobre uma observação que tenho feito nos últimos tempos.

Onde colocar as quinquilharias que os adultos do sexo masculino são obrigados a carregar? Carteira, celular (nem pensar em pendurar no cinto!), frente do rádio do carro, chaves (casa, carro, alarme), agenda eletrônica...

Alguém decretou que é deselegante usar pochete. Sim, elas realmente não são bonitas, mas são práticas. Pior ainda é andar com os bolsos estofados, formando volumes estranhos aqui e ali. Quando o compromisso é profissional, uma pasta executiva resolve. Se é uma atividade esportiva, dá para atacar de mochila. Mas e para ir ao cinema, ao teatro, a um bar ou restaurante?

Andei fazendo uma pesquisa informal com as amigas casadas e descobri que são elas que carregam os pertences dos maridos em suas bolsas. Assim, além de nossos próprios bagulhos (que não são poucos, nem leves), brinquedinhos e outras distrações (e toda sorte de material de emergência) para os filhos, ainda carregamos o extra do companheiro.

Não sei se já aconteceu com vocês, mas já houve vezes comigo em que eu passava a semana toda escolhendo a bolsa certa para combinar com aquele vestido naquela festa e estudava meticulosamente o que poderia/deveria ou não levar para que tudo ficasse perfeito e então, já na porta, saindo, o dono do meu coração, com aquele ar de inocência típico dos machos pergunta: "Baby, dá pra por minha carteira na sua bolsa?". Oh, céus!

E fico me perguntando como é que os homens solteiros se arranjam hoje em dia? Preciso conhecer esse segredo pela saúde do meu casamento e da minha coluna, tão sofrida depois de carregar tanto peso. Também preciso descobrir, um dia, como uma mulher normal, principalmente se for casada e tiver filhos pequenos, consegue sair de casa carregando apenas uma bolsa tipo baguete. Por favor, se você conhecer as respostas, não me deixe na ignorância.
Repassando o recado

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Feliz aniversário, meninas!