Pesquisar este blog

26.7.03

Hoje (ou epítome da vida):

Meu filho escreveu no papelzinho que foi colado sobre tampa a caixa de sapatos:

"Aqui jaz a Terry, uma hamster amada pela família Conteiro Pessanha.
2002-2003

Ela se foi com um ano e meio."

***


Meu filho perguntou à vendedora da loja de sapatos se poderia levar o tênis novo já calçado nos pés.

Ele envergava orgulhoso o pisante que irá acompanhá-lo em muitas aventuras agora que foi gloriosamente fisgado por um olheiro que acha que ele é um grande goleiro.

25.7.03

O relacionamento de muitos casais é uma complicada mistura de jogos, onde os ressentimentos acumulados e a amargura produziram versões intrincadas e repetidas de "Gritaria", "É Sempre Você", "Imperfeição", "Igulazinho ao Seu Pai" e "Se Não Fosse Por Sua Causa Eu Podia". As regras e os movimentos estereotipados desses jogos estão catalogados detalhadamente no livro de Berne, Game People Play(...). Todos esses jogos evoluem a partir de "O Meu É Melhor", jogo infantil destinado a vencer o medo original de ser lesado. Uma das mais brilhantes descrições de uma existência baseada num jogo foi escrita por Edward Albee na (...) peça Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?. Esta peça demonstra que, a despeito de todo o desespero produzido, ainda restam benefícios secundários suficientes para, de certa forma, conservar o casamento. Alguns casamentos se sustentam graças à "doença" de um dos parceiros. Se este melhora e passa a não querer mais participar dos antigos jogos, o casamento começa a se dissolver. (...) O casamento é como a postura: se os ombros começam a cair, uma modificação complementar tem que ocorrer em outra parte do corpo para que eles continuem perpendiculares em relação aos pés. Da mesma forma, se um dos parceiros se modifica, outras mudanças terão que se dar para que o relacionamento permaneça intacto.

(...)

Ambos os parceiros têm que estar dispostos a reconhecer sua cumplicidade nas dificuldades do casamento. O ponto de vista do "É Sempre Você" é desmascarado por Emerson em sua observação de que "nenhum homem pode se aproximar de mim exceto através das minhas próprias ações". Se o marido se mostrou cruel durante dez anos, e a mulher suportou sua crueldade durante esses dez anos, ela participou do processo. Se houver recusa da parte de qualquer um dos dois na aceitação de sua responsabilidade, as possibilidades de mudança serão pequenas.

(...)

É sempre a mesma luta: "perceber a nossa própria cumplicidade com o mal é algo insuportável. É muito mais tranqüilizador ver o mundo em termos de vítimas inocentes e perversos instigadores do mal que nos circundam. Tentamos a todo custo impedir que nossa inocência seja perturbada. Mas qual é o lugar mais inocente em qualquer país? Não é o asilo de loucos? Nele as pessoas passam pela vida verdadeiramente inocentes, incapazes de se verem. A perfeição da inocência, na verdade, é a loucura" (Arthur Miller - After The Fall)

(trecho de Eu Estou OK Você Está OK - Dr. Thomas A. Harris - Editora Record)

21.7.03

Uma amiga fez questão de me mandar 5 (cinco!) empadas de frango. O que é que eu vou fazer se as pessoas gostam de demonstrar afeto oferecendo comida? Jamais faria desfeita recusando tão efusiva prova de amizade. Devorei uma por uma com volúpia.

Estou relendo O Menino do Dedo Verde. Um capítulo por noite em voz alta para ele pegar no sono. Ele fica amarradão. Sei que esta tática nunca funcionou, mas é ótimo termos este momento nosso, mesmo ele já sabendo ler muitíssimo bem por si só. Também não funciona como sonífero para mim, que além de me fazer lembrar de outros tempos, quando li pela primeira vez, agora como mãe, me arruma muito sobre o que refletir.

Fui passear no bosque enquanto seu lobo não vem. Estava um dia lindo e o bosque era uma floresta - a maior floresta urbana do mundo. Eu estava usando uma regata e sacola vermelhas e não um chapeuzinho.

Algumas vezes quando converso com alguém que tem um jeito especial ou diferente de falar e estou ligeiramente alterada - por sono, bebida ou simplesmente sendo eu mesma - depois de me despedir o seu eco me acompanha. Ontem trouxe pra casa reverberando na cachola um delicioso sotaque francês. Hoje a todo momento parece que ouço a voz de um amigo que está fora do Brasil. Só que não lembro de ter conversado com ninguém que falasse com o jeito parecido com o dele.

Fui abordada por um poveiro que quer emprestado semanalmente meu tesouro mais precioso.