Pesquisar este blog

5.5.06

Dark Energy

A chamada energia escura é considerada hoje um dos maiores mistérios da física e até da ciência de um modo geral. Supõem os especialistas que ela seria um componente material responsável por dois terços do conteúdo energético do Universo. De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, esse componente é necessário para explicar porque o Universo se expande de forma cada vez mais rápida.

Em 1917, o físico Albert Einstein modificou a sua Teoria Geral da Relatividade - introduzindo a chamada constante cosmológica - de modo a produzir um universo estático.

Aquilo que ele mesmo considerou seu ‘maior erro científico’ ressurgiu com força total no final da década de 1990, graças à observação de supernovas, que indicou estar o universo em expansão acelerada.

A causa dessa aceleração ainda é assunto de intensas pesquisas, tanto do ponto de vista teórico quanto observacional.

Em particular, existe uma colaboração internacional, chamada Dark Energy Survey, cujo objetivo principal é verificar se a constante cosmológica é mesmo a responsável pela expansão acelerada, ajudando a responder se Einstein errou de fato ao introduzi-la em sua teoria.

Quer mais?

4.5.06

Cansei de:

* politicamente correto (que não resolve, só varre problemas para debaixo do tapete, então adotei o pig spirit, vulgo PS);
* "você tem previsão?" (respostas possíveis num dia de fúria: "não, não tenho" ou "tempo nublado com chuva no decorrer do período" ou ainda "decida: você quer encher o saco pressionando ou quer ser nice?");
* "eu entendo que..." (e o animal indomado que mora dentro de mim, o PS, lança no meu sangue uma dose de adrenalina para alimentar meu estresse e sussura no meu ouvido interno: "tô vendo é que esse sujeito não tá entendendo nada");
* "então você está me dizendo que..." (e lá vem o PS de novo: "tá surda, criatura? complexo de papagaio?");
* "vou estar gerundiando" ("morra!");
* "pode deixar comigo" ("ih, aí vem encrenca!")

Lista (urgente!):

* um dia na praia;
* 4 chopes acompanhados das coisas mais gordurosas possíveis;
* silêncio;
* uma página de agenda vazia;
* uma secretária, uma mucama, um capacho;
* um spa.
"Há sempre uma casca de banana perto do local de uma tragédia."
(Grahan Greene)

"A liberdade me ensinou e muito bem que nela se concentra todo o prazer possível."
(Margarida, rainha de Navarra)

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
(Clarice Lispector)

"Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão."
(Nise da Silveira)

"Se me contemplo, tantas me vejo / que não entendo quem sou."
(Cecília Meireles)

"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido."
(Marxwell Maltz)

"Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização."
(Martin Luther King)

"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."

(André Maurois)

"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."
(José Saramago)

"Adultos são crianças obsoletas"

(Dr. Seuss)
Dos nós

Tem jeito não. Em alguns aspectos a vida é tão complexa que o esforço para tentar explicar ou compreender não vale a paga do que se conseguiria com isso. Melhor largar de mão.

O triste é a tentação do assunto mal parado, não concluído, que parece um imã naquela direção. E parecemos cair sempre nas mesmas armadilhas. Só nos resta fazer o melhor possível, como sabemos e aprendemos até ali. Resta o consolo de que talvez na próxima oportunidade estaremos um tantinho mais experientes e robustos.

O difícil é manter longe a amargura, a resignação infrutífera, as conclusões equivocadas e o preconceito. Mas dói menos quando conseguimos introjetar o conceito de que algumas pessoas simplesmente se recusam a seguir adiante e que não há outra saída a não ser desviar delas.

E eu ouço o improvavelmente farto canto dos passarinhos no meu bairro, retiro as ervas daninhas do meu roçado, as pedras das quais me desviei, que jazem no meu chão e precisam ser removidas e planto mais umas sementes de amor aqui e ali. Só do meu carma eu posso cuidar. E, de repente, para atiçar minha memória, alguém me sopra Quintana aos ouvidos:

"Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!"