Pesquisar este blog

5.5.06

Dark Energy

A chamada energia escura é considerada hoje um dos maiores mistérios da física e até da ciência de um modo geral. Supõem os especialistas que ela seria um componente material responsável por dois terços do conteúdo energético do Universo. De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, esse componente é necessário para explicar porque o Universo se expande de forma cada vez mais rápida.

Em 1917, o físico Albert Einstein modificou a sua Teoria Geral da Relatividade - introduzindo a chamada constante cosmológica - de modo a produzir um universo estático.

Aquilo que ele mesmo considerou seu ‘maior erro científico’ ressurgiu com força total no final da década de 1990, graças à observação de supernovas, que indicou estar o universo em expansão acelerada.

A causa dessa aceleração ainda é assunto de intensas pesquisas, tanto do ponto de vista teórico quanto observacional.

Em particular, existe uma colaboração internacional, chamada Dark Energy Survey, cujo objetivo principal é verificar se a constante cosmológica é mesmo a responsável pela expansão acelerada, ajudando a responder se Einstein errou de fato ao introduzi-la em sua teoria.

Quer mais?

Nenhum comentário: