Pesquisar este blog

28.3.03

UMA REVISTA CONSCIENTE
Vendida nas ruas, Ocas repete no Brasil experiência que deu certo no exterior


A revista Ocas (Organização Civil de Ação Social) é produzida por uma equipe de profissionais que trabalha de forma voluntária e contando com alguns apoios. Trata-se de um instrumento que tenta desenvolver auto-estima e devolver cidadania à população de rua da cidade. Uma iniciativa que vai se consolidando no Brasil, no Rio e em São Paulo, repetindo uma bem-sucedida experiência de outros 42 países, que, como aqui, enxergam na informação e oportunidade de trabalho um atalho para o resgate da dignidade.

Ocas nasceu ano passado, fazendo parte da International Network of Street Papers, uma rede composta por diversas publicações que funcionam em esquema similar: são vendidas por moradores de rua, que, depois de cadastrado, ganham os primeiros exemplares gratuitamente, passando, adiante, a ser os agentes de sua própria transformação. No Brasil, as revistas são vendidas a R$2. Desse valor, R$1,50 fica para o vendedor.

A equipe da Ocas é formada por uma série de profissionais voluntários como jornalistas, designers e fotógrafos. Uma psicóloga, Elaine Santos Caetano, é contratada do projeto no Rio. Faz o contato e cadastramento dos vendedores e avaliação de sua situação social. No Rio são 194 vendedores inscritos, mas apenas cerca de sete trabalham regularmente.

A Ocas não tem sede própria. Um galpão no Dispensário Imaculada Conceição, em Botafogo, serve como centro de distribuição e contato. Em São Paulo, está instalada em um espaço cedido por uma igreja no Brás. Fundalmentalmente conta o apoio de uma gráfica paulista e de patrocínios de instituições como o British Council e a empresa M. Officer, que agora estudam a continuidade da ajuda.

Com tiragem de 7,5 mil, Ocas tem todo mês cerca de 70% dos exemplares vendidos. Vez por outra esgota a edição, como a do mês de outubro, centrada no problema da pobreza.

Ocas mescla reportagens de viés social, comportamento, ensaios críticos, notícias internacionais e espaço para os próprios vendedores se expressarem. Mas é preciso ressaltar, não se trata de um projeto assistencialista.

_ As pessoas devem comprar a revista não para ajudar, mas porque conhecem e gostam do trabalho _ diz o editor.

Luciano Rocco sabe que o projeto não é a solução para todos.

_ Ninguém acha que eles vão vender revista a vida toda. Esse é apenas o primeiro passo para um caminho em direção à reconquista da cidadania e reintegração social _ sublinha.


(resumo da matéria publicada no Jornal do Brasil em 1º de fevereiro de 2003)

Os vendedores têm idade mínima de 18 anos, recebem treinamento, assinam um código de conduta e portam crachá. Por favor, compre apenas de vendedores identificados.
"O preço da liberdade é a eterna vigilância"
(Thomas Jefferson)


Esta tem sido uma semana de lançamentos.

Na segunda foi dia de dar um beijo na nossa amiga Graça, que não é outra senão a premiadíssima ilustradora Graça Lima. Era dia de lançamento de outro livro que ela ilustrou com todo o seu talento: Dadá e Dazinha de Luiz Antonio Aguiar.

Na ocasião, o autor interrompeu por alguns minutos a sessão de autógrafos para fazer uma reflexão sobre a guerra.

Ele lembrou dos tempos da infância, da descoberta do mundo através do encantamento dos livros de Monteiro Lobato e citou A Chave do Tamanho. Depois leu, lembrando dos avanços do Império, um lindo poema de Vladimir Maiakóvski que divido com vocês:

Na primeira noite
eles se aproximaram
e colheram uma flor
no nosso jardim.
E nao dissemos nada.
Na segunda noite,
já não se escondem,
pisam nas flores,
matam nosso cão.
E não dissemos nada.
Até que um dia
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo
arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.
CIDADANIA


A vida é muito rica para quem se abre para o universo. Ontem cedo fui ao velório e ao sepultamento de um tio muito querido, mas não pude deixar que a saudade me imobilizasse e à noite fui participar da conquista importantíssima de amigos preciosos.

Assim, fui a inauguração do site Cidadania. Cria da Rits, pelas mãos de gente como nossos queridos Paulo Lima e Graciela (e dedinho de Cláudia Letti), o evento ainda contou com a participação de heróis nacionais anônimos e famosos, como Marcelo Yuka e Zequinha Barbosa. Os dois últimos usaram de seu carisma para falar sobre a necessidade de diminuir as distâncias entre os brasis e como a internet é um meio importante para que isso aconteça. Também teve show dos meninos da Fundação São Martinho e dos Doutores da Folia.

A festa foi muito bonita, mas o mais legal é saber que tem muita gente se mexendo, fazendo seu trabalho de formiguinha para transformar o país e o mundo em um lugar melhor. E, mesmo tendo me impressionado com os diversos exemplos que o Yuca trouxe de dentro das comunidades para mostrar o interesse de todos pelo acesso à tecnologia (segundo ele, todos querem liberté, egalité e tecnologê), o que ficou reverberando na minha cabeça foi a sublinha que o regente do coral dos meninos colocou num verso de uma marchinha de carnaval: "Eu não quer colar, Índio quer apito."

É preciso dar voz a todos.

E amanhã é dia da inclusão digital.

PS: Corrigi no texto acima os doutores: de Doutores da Alegria, que também realizam um trabalho maravilhoso, para Doutores da Folia, que eram os caras que realmente estiveram no evento.

27.3.03

Ontem ele pôs o ponto final no seu livro e foi jogar bola.

Ele plantou algumas árvores, teve dois filhos, três netos, uma esposa adorável, amigos, muitos amigos, familiares que o tinham na mais alta estima.

Ele transformava cada cantinho da casa com seu capricho e suas habilidades de marceneiro amador.

Quando o meu pai estava muito doente, eu falava sem parar em tratamentos. Ele ajudu no que pôde e como pôde e me olhou bem no fundo dos olhos com seu carinho e eu soube que não havia tratamento possível. Eu via nele mais do que a dor de estar perdendo um mais-que-amigo-primo-mais-que-primo-irmão. Via o pavor que ele tinha de uma morte lenta e dolorosa.

Ele "namorou" minha mãe quando eram os dois crianças.

Ele dizia que não conseguia acompanhar as conversas inteligentes do meu pai e do meu padrinho, mas era o mais esperto de todos. Aproveitou a vida com graça e alegria.

Os melhores Natais da minha vida foram os que passei na casa dele, com primos e todo o seu alto astral.

Ele ajudou a transformar o terreno baldio da vizinhança numa área de lazer bonita e bem aproveitada por todos.

Ele ontem foi jogar bola lá depois de pôr o ponto final no seu livro. E teve um enfarte fulminante.

Hoje meu tio Carlinhos é mais uma saudade em mim.

Até o nosso próximo encontro mais adiante.

26.3.03

Mostra Fotográfica ÁSIA
de Marcelo Portella


Dia: 29 de Março
Horário: 20h30min
Local: Visual Arts - Downtown - Av das Américas, 500 - Lj 106 Bloco 4
(próximo ao bar "Na Pressão")
Freebies, para quem ainda não sabe, quer dizer produtos grátis.
É, seu Paulo, definitivamente essa história de pato persegue a família:

Pê, o pato diferente
TURIBIO SANTOS


TURIBIO SANTOS é considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade.

Sua carreira já o fez percorrer o mundo várias vezes, com críticas brilhantes nos principais centros musicais. Já gravou 50 LPs para Erato-WEA (Paris), Chant du Monde (Paris), Kuarup, Visom e Ritornelo (Rio de Janeiro), e editou coleções de partituras pela Max-Eschig (Paris) e Ricordi (São Paulo).

TURIBIO SANTOS já dividiu o palco com grandes celebridades musicais, como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre J. F. Paillard, Orchestre National de L'Opéra de Monte-Carlo, Concerts Pasdeloup, Concerts Colonne, Orquestra Sinfônica Brasileira, e outras.

Tem intensa atividade junto aos músicos brasileiros, tendo redescoberto e regravado os compositores João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis.

Em 1983 criou a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, com 25 de seus alunos da UNI-RIO e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Recentemente criou a Orquestra Brasileira de Violões.

Seus discos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos e Choro do Brasil marcaram época no lançamento da música brasileira no mercado europeu.

TURIBIO SANTOS é membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO. Em 1985 foi nomeado Diretor do Museu Villa-Lobos e Chevalier de la Legion D'Honneur e em 1989 Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul.

Em 1999 regravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão ao lado de compositores como Edino Krieger, Sérgio Barboza, Nicanor Teixeira, Chiquinha Gonzaga, E. Nazareth, para uma série de 5 CDs em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.


Críticas:

"Superiority as instrumentalist, musician and interpreter... Turibio Santos can be ranked among the great guitarists of the world."
The New York Times

He is a true artist, in the ranks of today's leading players."
The London Times

"The Crown Prince of the guitar. Mr. Santos is a superb virtuoso, note-perfect and in command of a range from hushed whisper to effortlessly powerful resonance. His playing fascinates by its delicay of nuance and its musical discipline... one of the finest guitarists I have heard..."
The Sidney Morning Herald

"Fin, discret, racé jusqu'au bout des ongles, qui fon grésiller as quitare... Doté d'une technique infaillibe et d'une palette sonore d'une grande variété..."
Le Figaro

"On est immédiatement captivé par la beauté du son. Quel merveilleux guitariste, toute est musique entre les doigtf de Turibio Santos!"
Diapason

"O mestre do violão."
Estado de Minas

"Maioridade absoluta."
O Globo

divulgação Atelier Cultural

25.3.03

"Todo homem tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios."
(Declaração dos Direitos Humanos - Artigo XXVII)

O guitarrista Ry Cooder, que participou do documentário Buena Vista Social Club foi multado em US$ 100 mil por tocar nos discos de dois artistas cubanos - Manuel Galban e Ibrahim Ferrer. O músico foi responsável pela redescoberta da velha guarda cubana.

O governo norte-americano usou como base a norma Trading with the enemy act, que proíbe relações comerciais de seus cidadãos com Cuba, sob embargo desde 1962.

ATELIER CULTURAL ateliercultural@hotmail.com

CIRCUITO RIO SESC INSTRUMENTAL 2003



Sucesso há 4 anos na cidade do RJ, o projeto Rio Sesc Instrumental idealizado pelo músico Marcos Souza e a designer Driká Loureiro, realizou o começo de um novo trabalho em 2002, levando a música instrumental para regiões e cidades do Estado do RJ. Agora, este projeto Circuito Rio Sesc Instrumental cria um fato inédito em 2003.
Além de levar grandes nomes da música para 9 unidades do Sesc no estado do RJ, continuando o que fez no ano passado, mapear o público interessado em assistir shows de música instrumental, um fato inédito será realizado. Fomentando ainda mais estas regiões e incentivando a criação local e a cultura no interior, um músico local será escolhido para abrir o show de um nome consagrado, possibilitando ainda a divulgação e a inserção de novos nomes no mercado. Além do intercâmbio de nomes da música instrumental brasileira com novos talentos, ou talentos ainda não descobertos. Estes novos nomes serão escolhidos pela produção do Atelier Cultural através do recolhimento de material pelas unidades. O violonista Turíbio Santos abre o projeto que irá até julho.


PROGRAMAÇÃO
CIRCUITO RIO SESC INSTRUMENTAL - 2003
ABRIL / MAIO / JUNHO / JULHO



ABRIL

VIOLÃO
TURÍBIO SANTOS

Com mais de 50 discos gravados, Turíbio já dividiu o palco com grandes celebridades musicais, como Yehudi Menuhin, J. P. Rampal, M. Rostropovitch, entre outros. Membro-fundador do Conseil D´Entraide Musicale da Unesco, em 1985 foi nomeado Diretor do Museu Villa-Lobos. Recentemente lançou o belo CD - Johann Sebastian BACH visita a MATA ATLÂNTICA- pelo selo Rob Digital.

03/4 (quinta) - Sesc SÃO GONÇALO - 20:00hs
Av. Presidente Kennedy 755 - tel: (21) 26047557

04/4 (sexta) - Sesc NOVA FRIBURGO - 21:00hs
Av. Presidente Costa e Silva, 231 - (22) 2522-4052

05/4 (sábado) - Sesc TERESÓPOLIS - 20:00hs
Av. Delfim Moreira, 749 - (21) 2742- 0660

09/4 (quarta)- Sesc BARRA MANSA - 20:30hs
Rua Ten. José Eduardo 560, Ano Bom - (24) 3322-1352

10/4 (quinta) - Sesc SÃO JOÃO DE MERITI - 20:00hs
Av. Automóvel Clube, 66 - Centro - (21) 2756-6177


MAIO

VIOLÃO
B - MAOGANI

Depois do sucesso do primeiro CD, o premiado quarteto de violões lança o segundo CD -Cordas Cruzadas-. -O Maogani é o que há de melhor, hoje, em matéria de execução e arranjo para violão no Brasil-. A definição é insuspeita, vem do gênio Guinga, que participou do CD, assim como Ed Motta, Joyce e Monica Salmaso. Neste "Cordas Cruzadas", aclamado pela crítica em todo o país, o jovem Quarteto dá cores populares a um repertório de primeira linha, executado com exuberância através de arranjos incrivelmente maduros. Não é à toa que o Jornal do Brasil considerou estas "Cordas Cruzadas" o melhor disco acústico de 2001.

23/5 - Sesc PETRÓPOLIS - 20:30hs
28/5 - Sesc ENGENHO DE DENTRO - 19:00hs
29/5 - Sesc CAMPOS - 20:00hs
30/5 - Sesc MADUREIRA - 20:00hs


JUNHO

RAÍZ BRASILEIRA
SIVUCA

Uma lenda viva na história da música brasileira. Nasceu em Itabaiana em 26 de maio de 1930. Autor de pérolas como -João e Maria-, em parceria com Chico Buarque, Sivuca mostra seu Virtuosismo na sanfona, encantando e imortalizando nossa cultura!

05/6 - Sesc SÃO GONÇALO - 20:00hs
06/6 - Sesc NOVA FRIBURGO - 21:00hs
07/6 - Sesc TERESÓPOLIS - 20:00hs
12/6 - Sesc SÃO JOÃO DE MERITI - 20:00hs
13/6 - Sesc BARRA MANSA - 20:30hs

CHORO
ALTAMIRO CARRILHO

Um dos maiores nomes da música, Altamiro com sua flauta mágica passeia pelo melhor do choro. Aclamado e conhecido pelo público carioca, é um dos nomes mais conhecidos da música instrumental.

20/6 - Sesc PETRÓPOLIS - 20:30hs
25/6 - Sesc ENGENHO DE DENTRO - 19:00hs
26/6 - Sesc CAMPOS - 20:00hs
27/6 - Sesc MADUREIRA - 20:00hs


JULHO

IMPROVISO
HERMETO PASCOAL
(a confirmar)
Um dos maiores nomes da música brasileira, Hermeto é sinônimo de improviso! Depois do sucesso do show solo no Espaço Sesc em Copacabana, o bruxo vai rodar o Estado do RJ, além de participar do Festival de Inverno!

10/7 - Sesc SÃO JOÃO DE MERITI - 20:00hs
11/7 - Sesc BARRA MANSA - 20:30hs
12/7 - Sesc SÃO GONÇALO - 20:00hs
15/7 - Sesc TERESÓPOLIS - 20:00hs
16/7 - Sesc NOVA FRIBURGO - 21:00hs


ENCONTROS MUSICAIS
GILSON PERANZZETTA & MAURO SENISE

Elogiado por Quince Jones como um dos melhores arranjadores do mundo, Gilson emprestou seus dedos também para Tom Jobim, Gal, Simone, Joyce, entre outros.
Mauro durante anos soprou notas musicais ao lado de Wagner Tiso, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. Com seu premiado grupo Cama de Gato, uma seleção de bambas da música instrumental, lançou 5 CDs. Com estilo único, o sopro e o improviso magistral de Mauro Senise dá ainda mais brilho à nossa música.

18/7 - Sesc PETRÓPOLIS - 20:30hs
23/7 - Sesc ENGENHO DE DENTRO - 19:00hs
24/7 - Sesc CAMPOS - 20:00hs
25/7 - Sesc MADUREIRA - 20:00hs

Ingressos
R$ 6,00
R$ 3,00 - Comerciários, Estudantes e maiores de 65 anos
Não gosto de saber o que as pessoas dizem pelas minhas costas. Posso ficar vaidoso.
Oscar Wilde

24.3.03

Incrível!
É o sinal dos tempos.
Recebi um spam divino:


www.deus.org - spam divino

PESQUISA DE QUALIDADE REALIZADA POR CONTA DO SITE http://www.deus.org

Deus lhe agradece pela sua fé e sua prática religiosa assídua. Para atender cada vez mais a suas necessidades e suas expectativas, queira por favor gastar alguns minutos para responder às perguntas abaixo. Tenha a certeza de que suas respostas serão mantidas em total confidencialidade e que não é necessário fornecer informações a respeito de sua identidade, a não ser que deseja receber uma resposta direta aos
seus comentários ou sugestões.

1. Como você conheceu Deus?

__ pelos jornais
__ pela televisão
__ por boato
__ pela Bíblia
__ pelo Corão
__ pela Torá
__ por algum outro livro divino
__ pela Inspiração Divina
__ experência de morte iminente
__ internet
__ outros (especifique):

2. Você usa habitualmente outras fontes de inspiração além de Deus? Marque todas as respostas que se aplicam.

__ Tarô
__ Loteria, Mega-Sena, Bicho, etc...
__ Horóscopo
__ Televisão
__ Nostradamus
__ Biorrítmo
__ Álcool ou drogas
__ mantras
__ apólice de seguro
__ nenhuma
__ Outros (especifique):

3. Deus usa um grau de Intervenção Divina limitado a fim de preservar um equilíbrio razoável entre a fé cega e o sentimento de Presença Divina permanente. O que você prefere? (marcar uma só resposta)

a. mais Intervenção Divina
b. menos Intervenção Divina
c. o nível de Intervenção Divina está correto
d. não sei

4. Deus tenta por outro lado manter um equilíbrio razoável entre os desastres e os milagres. Queira dar nota à Gestão Divina deste equilíbrio numa escala de 1 a 5 (1 = satisfatório, 5 = excelente)

a. desastres (inundação, fome, terremotos, guerra) 1 2 3 4 5

b. Milagres (salvamentos, curas espontâneas de doenças incuráveis, Rubinho campeão da Fórmula 1) 1 2 3 4 5

5 Você tem algum comentário ou sugestão para melhorar a qualidade dos Serviços Divinos? (pode anexar folhas se necessário):

5. Você tem comentários ou sugestões para melhorar a qualidade dos serviços divinos? (pode anexar folhas se necessário)
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________

Obrigado pela sua cooperação e que a sabedoria divina o acompanhe! As respostas devem ser enviadas para webmaster@deus.org antes do julgamento final.

da lista de piadas do Chadel

Monday, March 17, 2003

A Letter from Michael Moore to George W. Bush on the Eve of War

George W. Bush
1600 Pennsylvania Ave.
Washington, DC

Dear Governor Bush:

So today is what you call "the moment of truth," the day that "France and the rest of world have to show their cards on the table." I'm glad to hear that this day has finally arrived. Because, I gotta tell ya, having survived 440 days of your lying and conniving, I wasn't sure if I could take much more. So I'm glad to hear that today is Truth Day, 'cause I got a few truths I would like to share with you:

1. There is virtually NO ONE in America (talk radio nutters and Fox News aside) who is gung-ho to go to war. Trust me on this one. Walk out of the White House and on to any street in America and try to find five people who are PASSIONATE about wanting to kill Iraqis. YOU WON'T FIND THEM! Why? 'Cause NO Iraqis have ever come here and killed any of us! No Iraqi has even threatened to do that. You see, this is how we average Americans think: If a certain so-and-so is not perceived as a threat to our lives, then, believe it or not, we don't want to kill him! Funny how that works!

2. The majority of Americans -- the ones who never elected you -- are not fooled by your weapons of mass distraction. We know what the real issues are that affect our daily lives -- and none of them begin with I or end in Q. Here's what threatens us: two and a half million jobs lost since you took office, the stock market having become a cruel joke, no one knowing if their retirement funds are going to be there, gas now costs almost two dollars -- the list goes on and on. Bombing Iraq will not make any of this go away. Only you need to go away for things to improve.

3. As Bill Maher said last week, how bad do you have to suck to lose a popularity contest with Saddam Hussein? The whole world is against you, Mr. Bush. Count your fellow Americans among them.

4. The Pope has said this war is wrong, that it is a SIN. The Pope! But even worse, the Dixie Chicks have now come out against you! How bad does it have to get before you realize that you are an army of one on this war? Of course, this is a war you personally won't have to fight. Just like when you went AWOL while the poor were shipped to Vietnam in your place.

5. Of the 535 members of Congress, only ONE (Sen. Johnson of South Dakota) has an enlisted son or daughter in the armed forces! If you really want to stand up for America, please send your twin daughters over to Kuwait right now and let them don their chemical warfare suits. And let's see every member of Congress with a child of military age also sacrifice their kids for this war effort. What's that you say? You don't THINK so? Well, hey, guess what -- we don't think so either!

6. Finally, we love France. Yes, they have pulled some royal screw-ups. Yes, some of them can be pretty damn annoying. But have you forgotten we wouldn't even have this country known as America if it weren't for the French? That it was their help in the Revolutionary War that won it for us? That our greatest thinkers and founding fathers -- Thomas Jefferson, Ben Franklin, etc. -- spent many years in Paris where they refined the concepts that lead to our Declaration of Independence and our Constitution? That it was France who gave us our Statue of Liberty, a Frenchman who built the Chevrolet, and a pair of French brothers who invented the movies? And now they are doing what only a good friend can do -- tell you the truth about yourself, straight, no b.s. Quit pissing on the French and thank them for getting it right for once. You know, you really should have traveled more (like once) before you took over. Your ignorance of the world has not only made you look stupid, it has painted you into a corner you can't get out of.

Well, cheer up -- there IS good news. If you do go through with this war, more than likely it will be over soon because I'm guessing there aren't a lot of Iraqis willing to lay down their lives to protect Saddam Hussein. After you "win" the war, you will enjoy a huge bump in the popularity polls as everyone loves a winner -- and who doesn't like to see a good ass-whoopin' every now and then (especially when it 's some third world ass!). So try your best to ride this victory all the way to next year's election. Of course, that's still a long ways away, so we'll all get to have a good hardy-har-har while we watch the economy sink even further down the toilet!

But, hey, who knows -- maybe you'll find Osama a few days before the election! See, start thinking like THAT! Keep hope alive! Kill Iraqis -- they got our oil!!

Yours,

Michael Moore


MEDICAMENTOS

Um paciente de hemodiálise, renal crônico, está sem remédio porque o Governo do Estado do Rio de Janeiro, não pagou os fornecedores.

Ele está precisando com urgência dos medicamentos abaixo, e caso alguém tenha e não esteja mais utilizando-os, poderia ajudá-lo doando-os.

Hemax 4.000m
Noripurum Injetável - Intra-venososo


O contato deve ser feito através de sua filha:
(21) 3277.2758 ou (21) 9169.8878
luannarj@uol.com.br

(Como sempre que este tipo de informação/solicitação aparece por aqui, foi verificada antes)
Meu mais novo ídolo (eu já o admirava, mas agora ele subiu mais alguns degraus na minha escala):


Este é o Michael Moore.
Se você não sabe o porquê da minha admiração, clique na imagem.