Pesquisar este blog

29.8.03

"É preciso pensar para acertar, calar para resistir e agir para vencer!"

27.8.03

De Sacilotto eu gosto.
"Se chiar ajudasse, sal de frutas não morria afogado."
(frase de caminhão)

"Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelângelo pintava, como Beetoven compunha, como Shakespeare escrevia."
(Martin Luther King)

"O chato nunca acha que o chato é chato."

(provérbio chinês)

"Por que me odeias tanto se eu nunca te dei a mão?"
(provérbio chinês)

"O problema de mentir é que isso vai depender de o mentiroso ter uma clara noção da verdade a ser escondida. Nesse sentido, a verdade, mesmo aquela que não aparece em público, tem uma primazia sobre toda a falsidade."
(Hannah Arendt, filósofa alemã naturalizada americana)

"Quando alguém está com medo da verdade, então é sempre uma meia verdade que o está ameaçando."
(Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco)

"O que é necessário não é a vontade de acreditar, mas o desejo de descobrir, que é justamente o oposto."
(Bertrand Russell)

"O caos freqüentemente alimenta a vida, enquanto a ordem alimenta o hábito."
(Henry Adams, historiador americano)

"É parte da cura o desejo de ser curado."
(Sêneca, o jovem - filósofo romano)

"Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca."
(Provérbio chinês)

"Conhece-se o coração de um homem pelo que ele faz, e a sua sabedoria pelo que ele diz."
(Provérbio persa)

"É preciso grande sabedoria só para perceber a extensão da própria ignorância."
(Thomas Sowell)
Madeira Urbana

26.8.03



Ofélia (1894)
Paul Albert STECK



Para Freud, Hamlet era um histérico que aparentava ter, como demonstram suas atitudes para com Ofélia, repulsa ao sexo.

Encontra-se um comportamento misógino na violência com que Hamlet trata Ofélia "Ha, ha, are you honest?" (ato III, cena 1) e adiante ele diz a ela: "Or, if thou wilt needs marry, marry a fool; for wise men know will enough what monsters you make of them". Na segunda passagem, o "you" refere-se a todas as mulheres e o tratamento dado a Ofélia, qua aparece como vítima da tragédia, é causado pela raiva contra sua mãe e um ódio histérico das mulheres produzido por sua loucura. Alguns defendem Hamlet dizendo que ele trata Ofélia dessa forma porque está afetivamente desiludido e desconfia que ela tenha ajudado sues inimigos: quando ele diz "where’s your father?" (ato III, cena 1) ele havia percebido que Polônio o estava espionando.

De acordo dos diálogos da tragédia, Hamlet alerta seus amigos de que ele possívelmente vai fingir-se de louco. Se Hamlet realmente era louco, fingia-se de louco ou era considerado louco, é um assunto que tem suscitado discussão dos críticos por muito tempo.

Ofélia aceita encontra-se com Hamlet porque quer ajudá-lo; depois de um animador começo, Ofélia desperdiça suas chances com a tola estratégia feminina de acusar Hamlet de rejeitá-la. Então ele lança um ataque ainda mais feroz contra ela, mandando-a para um convento: "Get thee to a nunnery. Why wouldst thou be a breeder of sinners?" (ato III, cena 1).

Embora não haja nenhuma evidência textual que sustente que Ofélia cometeu suicídio, já que a peça mantém a hipótese de que ela afogou-se, realmente parece que ela não pôde ver nenhum bom destino para sua vida futura. Sua vida futura só poderia ser a morte. A Rainha descreve o afogamento de Ofélia que, tendo perdido a razão depois da morte do pai, supostamente caiu em um riacho e foi afundando lentamente, à medida que suas roupas se encharcavam.

A morte de Ofélia

Ernest Legouvé

Perto de um riacho, Ofélia
Colhia, seguindo a margem,
Na sua doce e terna loucura,
Pervincas, botões de ouro,
Lírios cor de opala,
E flores de um rosa pálido
A que se chama dedos de morto.

Depois, elevando nas suas brancas mãos
Os ridentes tesouros da manhã,
Ela os suspendia aos ramos,
Aos ramos de um salgueiro vizinho.
Mas demasiado fraco o ramo se dobra,
Quebra, e a pobre Ofélia
Cai, com a grinalda na mão.

Alguns instantes o seu vestido avolumado
A suporta ainda sobre a corrente
E, como uma vela desfraldada,
Ela flutuava sempre cantando,
Cantando alguma velha balada,
Cantando como uma náiade
Nascida no meio desta torrente.

Mas esta estranha melodia
Passou rápida como um som.
O vestido pesado pela água
Depressa no abismo profundo
A pobre insensata arrastou,
Deixando apenas começada
A sua melodiosa canção.


"How can I actually blame women for waiting for the man? The man does not want anything else, either. There is no man who would not be flattered if a woman reacted to his sexuality. Hatred towards women is nothing else but hatred towards one's own still unconquered sexuality."
Weininger
Meninos, eu vi (e ouvi):

Na estação final do metrô em Copacabana, um pitboy, daqueles que a gente reconhece logo pela orelha de repolho, perguntava se aquela era a plataforma correta para quem queria ir em direção à Zona Norte.

Atrás dele uma cartaz anunciava que o Cemitério Memorial do Carmo era o único com qualidade de vida.

25.8.03

KEITH HARING



Costumo dizer que sou uma ilha ariana cercada de virginianos por todos os lados. Nem sou tão zodiacal assim, mas preciso reconhecer que estas listas de características são bem divertidas. Claro que quem leva Astrologia a sério considera este tipo de coisa como generalidade, que o que importa mesmo é o mapa astral.

Mas achei ótimo quando outro dia encontrei uma outra abordagem. Não tinha nada de "os nascidos sob este signo são sensíveis" ou "os nativos são líderes natos". Nananinanão! Eram os supostos defeitos de cada signo, exatamente aquilo que não se está procurando quando se lê este tipo de coisa. Aquilo que os inimigos comentam pelas costas sobre pessoas como você.

Olhem o que, segundo eles, andam tricotando sobre mim:

Áries

Mandão você, hein? Mas qual o problema se você é tão honesto, integro, independente e poderoso? Nenhum! Nenhum mesmo? Claro que tem problema! Você é o tipo que gosta de tudo do seu jeito, caso contrário parte para a pancadaria. Mas, no fim das contas, não consegue influenciar ninguém. No trabalho, por exemplo, quando cobram muito de você, pode se irritar, ou até se vingar praticando alguma fraude. Raramente permanece muito tempo em um emprego. Carreiras adequadas para você são as de ator ou projetista, caixeiro viajante, arquiteto, escritor autônomo. Também pode brilhar muito como sogra, pai ciumento ou lutador de sumô.


Achei bem a minha cara mesmo. Mas fraude é intriga da oposição. E lutador de sumô é a p...

Bom, agora, em homenagem ao período que se incia, vejam o mar que me cerca:

Virgem

Sério, trabalhador, analítico e odeia desordem. Assim é você. Pode ser considerado reservado e até falso de sentimento, mas isto é porque vive tentando ocultar sua natureza nervosa e contraditória por trás de uma aparência banal. Detesta ouvir um não como resposta e sua natureza inquisitiva o torna bastante inescrupuloso e mais apto para o trabalho em escritórios ou bibliotecas do que em oficinas. Vacilão e desconfiado, não consegue tomar decisões. Muitas vezes foge à responsabilidade e prefere trabalhar como empregado. Detalhista e sabe-tudo chega a virar tema de piadinhas feitas por seus amigos e colegas de trabalho. Em suma, você é despido de emoções e tem um coração gélido. Alguns dizem que você é até capaz de dormir enquanto faz amor. Aposte em profissões como cobrador de ônibus, costureiro ou jardineiro. Também podem ser excelentes guarda-livros e estatísticos, editores e químicos analistas.


(defeitos de outros signos aqui)

Achou cruel? Você ainda não viu nada.
Olhem só o que eu achei no nº 29 (agosto de 2001) do Almanaque Brasil que é (ou era) distribuído pela TAM:

Virgem

Astréa, admitida entre as constelações; Diana, para uns, Ceres para outros, preside o pudor. _ Êste signo Zodiacal revela tendências para a castidade, celibato. Faz tardios os casamentos. O homem nascido é bem conformado, generoso, espiritual, discreto e benfazejo. Procurará àvidamente alcançar honras, sobretudo na vida eclesiástica. Será muitas vêzes ludibriado e roubado por causa de sua ignorância nas várias espécies de ardis. Relativamente abastado, sua fortuna será imobilizada. _ As mulheres, egoístas, estéreis, enganadoras, pérfidas, garridas, cobiçosas e inconseqüentes, pensam mal e riem do pensar alheio; no entanto, um bom aspecto de vênus atenua êstes maus presságios. Corações frios, secos, nada inclinados à bondade, apesar de suas maneiras adocicadas, que nunca abandonam. A idade torná-las-á melancólicas e más, folgando íntimamente com os males do próximo.

"O MÊS HOROSCÓPICO", condensado do Almanaque Eu Sei Tudo, 1955, 35º ano. Mantivemos a grafia da época.


Como eu disse, vivo cercada de virginianos, e pelo bem da convivência pacífica, não posso dizer precisamente se e quais pontos estão certos e quais mereceriam algum reparo.
O Fel também é Coisa de Crioulo