Pesquisar este blog

1.3.02

Babona


Meu filho de seis anos tem blog!
Cidade Maravilhosa


Hoje minha cidade faz aniversário e, como todos nós, tem muito o que comemorar e muito em que melhorar.

Parabéns, meu amor!

Para celebrar:

* Fernandinha Abreu no Armazém nº5 do Cais do Porto. Participações de Ivo Meirelles, Funk´n´Lata, Afroreggae e MV Bill. DJ Markinhos Mesquita agita antes e depois do show. R$5,00.

* Cinelândia com 5 palcos musicais (forró, rock, jazz, MPB e bossa nova). Presenças confirmadas: Trio Beija-Flor, Saísse e os Bois, Fugitivos de Tokio, Flávia Gabizo, Grupo Maracutaia, Guilherme Brício, Claadette Soares, Eduardo Costa, Taís Fraga e Markinhos Moura. Grátis!

* A Epopéia da Cidade do Rio de Janeiro. Peça de Leila Carvalho e Josué Soares, no Museu da Cidade até 31 de março aos domingos, às 11h30. Grátis!

* Aldir Blanc e Moacyr Luz hoje na Toca do Vinícius em Ipanema.

*Muito, muito mais. Fique de olho que os jornais oferecem várias opções interessantes sem precisar por a mão no bolso.

E para não dizerem que só falo mal da Globo, reconheço sempre que a emissora do Jardim Botânico faz um bom trabalho. Realmente gosto muito destes projetos do RJTV. Foi muito legal a escolha de uma música tema para a Cidade Maravilhosa (embora ache que seria muito mais interessante se a vencedora tivesse sido Rio 40 Graus da Fernandinha Abreu, do Fausto Fawcet e do Laufer). Também gostei muito de O Bairro que eu Quero, onde os moradores apontavam as maiores virtudes e defeitos dos locais onde moram. E esse novo projeto é bastante simpático.

A boa do final de semana

Se você tem mais ou menos a minha idade, decerto sonhou em ser (se seu gosto for diferente do meu, transar com) a Maria de Lourdes vivida por Malu Mader em Anos Dourados. Também deve ter apreciado muito os Titãs e sempre achou o Tony Belotto uma deliciosa exceção entre aqueles geniais paulistas que com certeza não venceram pelos rostinhos bonitos. Ficou surpresa(o) quando ele se lançou como autor de romances policiais? E quando o rapaz começou a apresentar um programa sobre língua portuguesa numa emissora de TV? Se estou afinada com o bom-senso, você também deve achar um desperdício o Fábio Assunção em tramas melosas como a nova novela das seis, enquanto ele arrebenta quando tem nas mãos um papel mais consistente. Sem mencionar a belíssima estampa que uma amiga minha classificava como criolouro (cor de olhos, pele e cabelos de louro e traços negróides).

Pois essa turma toda se reuniu em um filme que tem conseguido ótimas críticas. Trata-se de Bellini e a Esfinge, baseado no romance homônimo do titã casado com a poderosíssima atriz. O moço também participou da produção. A perfeita, digamos, vá lá, química que aconteceu entre a patroa e o menino dos mais lindos olhos azuis do Brasil em outros trabalhos resultou na convocação de Fábio Assunção para encabeçar o elenco. Sob a direção de Roberto Santucci Filho, essa galera tem arrancado aplausos de todo mundo que já teve a oportunidade de conferir o resultado. Parece que o prêmio de melhor filme do Festival do Rio BR 2000 foi merecido.

É a história de um detetive (vivido por Assunção) que para resolver um caso, mergulha no submundo de Sampa, habitado por prostitutas (como a personagem de Malu) e outros bichos. Tem mistérios, herói e bons diálogos...

Vou conferir e prestistigiar essa produção nacional. Em termos cinematográficos, o Brasil tem apresentado muitas coisas interessantes nos últimos tempos.

E para a turma masculina que ainda torce o nariz para o cinema brasileiro, um incentivo: a musa de Gilberto Braga aparece peladona! Ela está linda como sempre. Assisti a uma entrevista com ela no programa da Gabi no GNT e fui fisgada pelo charme e elegância que ela esbanja até para brincar com aquelas piadinhas infames. Você conhece, claro. "Qual o nome do pai da Malu Mader? Malu Father. Qual o nome do cachorro da Malu Mader? Malucão. E o gato? Malucat. E o irmão? O irmão é Felipe mesmo." Sem graça, né? Por que que eu estou colocando isso aqui? Ah, para dizer que ela encara tudo isso numa boa, com aquele sorriso iluminado que Deus lhe deu. O que dizer então daqueles olhos melancólicos emoldurados por sobrancelhas espetaculares? E além de uma carreira gloriosa na TV e agora no cinema, de fazer a clássica dobradinha como esposa de estrela pop acompanhando o maridão nas turnês, quando possível, e mãe de dois pimpolhos naquela idade terrível de dependência e crítica total (querida, como te compreendo!), de ter que viver respondendo a perguntas da estirpe de "como é essa coisa de ser artista, mãe e dona-de-casa?", ela ainda tem projetos de começar a dirigir e escrever roteiros. Maria Clara Machado deve estar orgulhosa, olhando de onde estiver. Dá-lhe, Malu!

Ave, Belotto!

Viva Fábio!

28.2.02

Ontem abri uma série de questionamentos neste blog e hoje quando abri o jornal, li grande parte das respostas que buscava na coluna do Eugênio Bucci. Ele vai pelo caminho que você apontava, Fer e concorda conosco, Mosca.

Debby, continuo achando que esta reflexão que você procura é muito melhor explorada em outros meios, com uma abordagem mais comprometida com a ética e a estética (não apenas corporal).

Dicas para quem está fascinado pelo tema, mas busca alternativas mais interessantes:

Livros:

* 1984 - Orson Welles (sei que há duas versões cinematográficas, embora uma delas seja completamente comprometida pela propaganda anti-comunista da CIA que corrompeu até o magnífico final)
* Senhor das Moscas (Lord of the Flies) - William Golding (Há também o filme de 1963 do diretor Peter Brook, disponível em formato DVD e VHS)

Filmes:

* Ed TV de Ron Howard
* O Show de Truman de Peter Weir

E para quem está buscando respostas sobre alma e relacionamentos humanos, nada melhor que Shakespeare, Machado de Assis ou mesmo Jane Austen, entre muitos e muitos outros...

27.2.02



Uma coisa que me impressiona é que todo mundo odeia a Globo, mas poucos se animam a evitá-la definitivamente.

Ando muito curiosa a respeito do comportamento humano desde que surgiu esse fenômeno chamado reality show. Fico lendo os comentários nos jornais e de vez em quando dou uma olhada nos programas para ver o que é que eles têm de tão hipnotizante. Não consigo atinar sobre o que passa na cabeça de quem paga (e caro) para ver gente fazendo nada interessante 24 horas por dia.

Outro dia entrei num desses blogs cuja pauta é o Big Brother. Todos, invariavelmente falavam mal. Diziam que era tudo armação, criticavam o nível intelectual dos participantes, apontavam defeitos e mais defeitos... E continuam todos ligadísimos minuto a minuto!

O que é isso? Não é apenas a curiosidade pelo outro, natural no ser humano. Será que as pessoas tentam se justificar, por se verem presas a algo tão medíocre, criticando? Algo como: "assisto sim, mas eles não me enganam, porque sou muito esperto"? Acho isso poderia ser traduzido por uma mente realmente crítica como: "eles estão conseguindo seus objetivos; enquanto eu olho para criticar, aumento a audiência, ajudo na conquista do apoio necessário para perpetuar esse tipo de produção e ainda me exponho voluntariamente aos patrocinadores que correm sempre para diante de meus olhos e ouvidos."

Seria mais honesto admitir que assiste porque gosta, porque acha as baixarias, os palavrões, a exposição dos corpos fascinantes; que se esqueceu de padrões éticos, do conceito de cultura e de privacidade em busca do prazer de olhar, de se comparar, de se identificar...

Também sinto um tom de revanche nos comentários como o similar do SBT é superior, porque tem gente conhecida e não uns ninguéns. Imagino o que de interessante pessoas tão nobres tenham para apresentar, além de músculos sarados e cabelos oxigenados... Mas há um gostinho de júbilo ao ver a Vênus Platinada batida semana após semana em um de seus horários mais nobres. Pouco importa como isso foi feito ou a que preço.

Parece estranho escrever num blog sobre a perda da importância da privacidade e acho que só mesmo para mim e muito poucos isso faz sentido.

Importante mesmo é saber que vai "pagar peitinho" hoje à noite ou quem será o próximo casal a causar ondulações sob o edredon. Quem é louco nesses tempos de falar de cinema, música, literatura, teatro e artes plásticas? Quem há de questionar o que é um artista agora que está definido que é aquele que colocou a cara na TV por mais de duas vezes?

Será que vou ter que começar a me preparar para ser mordida por ratos por renegar o Big Brother?




A GRANDE FAMÍLIA
(Tom e Dito)
(especialmente adaptada para anúncio importantíssimo)

Esta família é muito unida, e também muito ouriçada,
Blogam por qualquer razão, mas o importante é o refrão.
Bloga pai, bloga mãe, bloga filho
Eu também sou da família, também quero blogar,
Bloga pai, bloga mãe, bloga filho,
Eu também sou da família, também quero blogar.
Bloga pai, mãe, filho,
Eu também sou da família também quero blogar.

25.2.02



Netto
Caricaturista
Eventos e festas
(021)9697-0784
cartunetto@zipmail.com.br


O cara viu a gente rindo muito e achou que éramos ricos. Bem, ele está certo. Só que nossa riqueza não é dinheiro. É bem melhor que isso...

24.2.02



Rau tchu bi a CaRIOca

(título brasileiro do livro How to be a Carioca da escritora americana Priscilla Ann Goslin, uma fã incondicional da Cidade Maravilhosa)

Recortes de Sta. Teresa
Botequim e fachadas






















Hoje estou assim...

O QUERERES
(Caetano Veloso)


Onde queres revólver sou coqueiro, onde queres dinheiro sou paixão
Onde queres descanso sou desejo, e onde sou só desejo queres não
E onde não queres nada, nada falta, e onde voas bem alta eu sou o chão
E onde pisas no chão minha alma salta, e ganha liberdade na amplidão
Onde queres família sou maluco, e onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon sou Pernambuco, e onde queres eunuco, garanhão
E onde queres o sim e o não, talvez, onde vês eu não vislumbro razão
Onde queres o lobo eu sou o irmão, e onde queres cowboy eu sou chinês
Ah, bruta flor do querer, ah, bruta flor, bruta flor
Onde queres o ato eu sou o espírito, e onde queres ternura eu sou tesão
Onde queres o livre decassílabo, e onde buscas o anjo eu sou mulher
Onde queres prazer sou o que dói, e onde queres tortura, mansidão
Onde queres o lar, revolução, e onde queres bandido eu sou o herói
Eu queria querer-te e amar o amor, construírmos dulcíssima prisão
E encontrar a mais justa adequação, tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e de viés, e vê só que cilada o amor me armou
E te quero e não queres como sou, não te quero e não queres como és
Onde queres comício, flipper vídeo, e onde queres romance, rock'n roll
Onde queres a lua eu sou o sol, onde a pura natura, o inceticídeo
E onde queres mistério eu sou a luz, onde queres um canto, o mundo inteiro
Onde queres quaresma, fevereiro, e onde queres coqueiro eu sou obus
O quereres e o estares sempre a fim do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal, bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal, e eu querendo querer-te sem ter fim
E querendo te aprender o total do querer que há e do que não há em mim