Pesquisar este blog

12.11.04

Do Bem e do Mal


Acho que ando vendo muito o programa Saia Justa. Mas sempre acho alguma coisa sobre o que pensar, mesmo no meio do papo que alguns consideram caótico e superficial. Bom, talvez também eu seja caótica e superficial.

O fato é que as meninas do GNT comentavam sobre a nem tão nova mania de dizer que Fulano(a) é do bem e Beltrano(a) é do mal. Elas falavam que as coisas não são assim tão simples. Concordo, claro. Todo ser humano é cheio de nuances e ninguém é totalmente bom ou totalmente mau o tempo todo. Imagino que George W. Bush, Paulo Maluf, Fernando Collor de Mello, Osama Bin Laden, Ariel Sharon e Saddam Hussein já devam ter feito algo de bom em suas vidas. Eu não ter tomado conhecimento de exatamente o quê é problema da minha ignorância, não deles.

E, deixando de lado tantos os grandes criminosos quanto Madre Tereza, Dalai Lama e Gandhi, continuei até chegar naquelas pessoas que fazem parte do nosso círculo mais próximo. Temos, muitas vezes, por perto aquelas criaturas capazes de cometer pequenas maldades, agem com certa vilania e ainda assim, continuamos a nos relacionar com elas. Têm certamente aspectos positivos que nos agradam e atraem. Entretanto me detive pensando em outros três tipos específicos.

O primeiro é aquele modelo de gente que tem o astral pesadíssimo, parecendo ter sempre uma nuvenzinha preta sobre a cabeça. Imagino que, como os portadores de mau-hálito, os pobres desconhecem a pestilência que espalham. Você até se esforça pra ficar por perto, afinal, a figura não é má. Você oferece uma balinha de hortelã psicológica, um chiclete de menta espiritual, mas não adianta. O problema vem do âmago. Não, não estou falando mais do estômago. São como aquele homem que trabalhou na roça e, muito tempo depois de deixar a enxada de lado, anda encurvado, porque a espinha se dobrou.

Muitas dessas pessoas foram tocadas e se deixaram aprisionar pelo mal. E por mal entendo tudo aquilo que desvia o ser humano do caminho da harmonia. Todos nós, creio, em algum ponto da vida sofremos um baque, uma decepção, uma traição, uma dor, uma perda... Talvez o peso que a aura dessas pessoas carregue seja o dos fardos que elas não quiseram ou não puderam permitir que fossem levadas pela nau do tempo. E, quando o barco passou, como estavam já tão sobrecarregadas, não puderam receber a encomenda de alívio e redenção.

Quem consegue despejar ao menos parte de seu volume na tal embarcação, nem sempre consegue livrar-se das marcas dos lanhos. São aqueles a que chamo de sobreviventes. Encolheram-se quando o mal veio para fugir de seu abraço e de sua bocarra devoradora, mas farejaram seu cheiro, ouviram seu urro... Sabem que o mal existe, contudo tentam levar a vida da melhor forma, procurando pelo melhor dela. Vez ou outra, porém, deixam escapar um travo de cinismo, ceticismo, ironia ou humor cáustico. É a cicatriz.

Sem vestígio de danificação, todavia, são aqueles que pensei como os puros. Todo mundo tem – ou deveria ter para aprender a relativizar algumas coisas – aquela amiga que sofreu com os apelidos que os meninos da rua davam ao seu pai alcoólatra, teve que ajudar, desde cedo, a mãe a cuidar dos irmãos menores abrindo mão da infância, adolescência e muitos sonhos e, apesar de todas as probabilidades em contrário, chega à vida adulta feliz e serena. Essa gente tem sempre um sorriso no rosto e uma vontade incansável de ajudar. Parece que o mal tangencia suas vidas. Talvez isso aconteça porque eles não lhe dão muita trela, seguindo adiante, ocupadas com tanto bem a fazer. Quem sabe não se dêem conta da gravidade de algumas coisas. Não importa. O que interessa é que, atingidas pelas tormentas mais difíceis, mantêm aquele semblante que transpira as sábias palavras: tudo passa.

11.11.04

OLHO DE HÓRUS


Também conhecido com udjat, o olho de Hórus faz parte da mitologia egípcia e pertence à época do Império Novo, de 1560 a 1070 a.C. Sua Imagem representa o deus do sol Hórus, que também é simbolizado por uma cabeça de falcão ou um disco solar com as asas da ave.

Hórus era filho dos deuses Osíris e Ísis. Diz a lenda que Osíris foi assassinado por seu irmão Set e que Hórus foi vingar a morte do pai. No combate, o deus sol eliminou o maligno Set, mas perdeu um de seus olhos.

A luta ilustra a vitória da luz contra as trevas, do bem contra o mal, mas, ao mesmo tempo, aponta a necessidade de um olhar vigilante, protetor e justiceiro. O olho deve estar atento às emboscadas dos inimigos e combate as forças adversas na busca pela eternidade.

O símbolo se tornou um amuleto de proteção e acredita-se que permite uma visão do presente que transcende os planos temporais do passado e do futuro. O olho direito de Hórus representaria a parte racional (masculino) e o esquerdo, a emocional (feminino).

(texto de Anna Clara Peltier publicado na Revista Vida em 1º de maio de 2004 e ilustração retirada de http://www.cyberartes.com.br/edicoes/104/artista.asp?edicao=104&acao=todos)

10.11.04

Bom, bonito e de graça no Rio de Janeiro


Siri lança CD com pocket show na FNAC Barra Shopping


Quem não compareceu ao show do percussionista SIRI no Espaço Cultural Sérgio Porto não pode perder esta oportunidade. Quinta-feira - 11/11 - às 19:00h - a FNAC do Barra Shopping recebe o percussionista SIRI para lançamento do seu CD.

Integrante do bem sucedido projeto musical "BossaCucaNova", SIRI traça uma viagem musical através do motor de seu fusca. Composições como "N'água", tocada com percussões dentro d'água e "Bangladesh", chamam a atenção pela boa mistura de culturas, usando elementos de percussão de todas as partes do mundo.

Data: 11 de novembro, quinta-feira, às 19 horas
Local: FNAC - Barra Shopping - Piso Lagoa
Classificação: Livre

ENTRADA FRANCA

_______________________________________________________________


Rodrigo Lessa lança CDs na Arlequim


Um show na Arlequim, no próximo dia 11 de novembro, quinta-feira, às 18 horas, marcará o lançamento dos CDs “No bangalô da bandola” (instrumental) e “Fora de esquadro” (canções) do músico, compositor e arranjador Rodrigo Lessa.

A apresentação tem entrada franca e a Arlequim CDs fica localizada na Praça XV, 48, loja 1, Paço Imperial, Centro.

Um artista de talento - Instrumentista titular dos grupos Nó em Pingo D´Agua e Pagode Jazz Sardinha`s Club, Rodrigo Lessa, que acaba de ganhar o Prêmio Tim de Melhor Disco Instrumental com o segundo CD do Pagode Jazz, brilha agora com a salseada “Balagandã” e convida o ouvinte para sua viagem rítmico-harmônica, passando pelo samba-canção e pelo choro contemporâneo, entre outros ritmos.

Já “Fora de Esquadro” é o terceiro CD de canções de Rodrigo e o primeiro integralmente com Mauro Aguiar, letrista e parceiro há quase seis anos. Entre os dez sambas, destacam-se o partido-alto “Insônia de Morcego” e o choro-funk “Pagode Jazz Sardinha`s Club”.

Até lá!!!

Data: 11 de novembro, quinta-feira, às 18 horas
Local: Arlequim CDs – Praça XV, 48, loja 1, Paço Imperial, Centro
Telefone: 2240-9398
Capacidade: 80 lugares
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA
Sou só eu ou mais alguém tem implicância com aquelas academias que abrem vitrines enormes pra rua onde seus alunos exibem-se exercitando como hamsters dentro da gaiola?

Será que só eu acho estranho as pessoas ficarem empurrando muros e postes para se alongar no meio da rua?
Para abstrair o fato de estar cheia de eletrodos no peito e sem poder tomar banho por 24 horas enquanto os termômetros da rua marcam 38ºC, tendo que anotar todos os mínimos passos que dou, divulgo pérolas recebidas por e-mail:

Cabelo crespo é igual a bandido... ou tá preso ou tá armado!!! (Esta é em minha homenagem.)

"Mulher feia é como pantufa... Dentro de casa, até que é gostosinha, mas na
rua...dá uma vergonha!!!"
(Arre! Esta espero que não seja.)

"Casar é trocar a admiração de várias mulheres, pela crítica de uma só !!!" (É verdade, amor?)

"Mulher feia é igual a ventania...só quebra galho." (Cruel, muito cruel.)

"Nunca bata em um homem quando estiver caído . a não ser que você tenha certeza que ele não vai se levantar ." (Muito sábio conselho.)

"Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros" (Eita nós!)

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra... é promovido."
(É a pura verdade.)

"A faculdade virou uma instituição financeira que vende diplomas, o aluno é
o consumidor interessado em comprar o diploma e, o professor é o cara que
quer atrapalhar as negociações."
(Socorro!)

"Não me considere o chefe, considere-me apenas um colega de trabalho que tem
sempre razão."
(Ai-ai)

"Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança." (Só rindo.)

"Mulher gorda é que nem Ferrari... quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo" (Que maldade!)

"Quando você passar na rua e ficarem te olhando ... Não se sinta o máximo... Pois o feio e o ridículo também chamam a atenção.." (Pois é... Preciso reavaliar meus conceitos...)

"Aprenda uma coisa: o mundo não gira em torno de você... Só quando você bebe demais." (Pela tonteira ou surto megalomaníaco?)

"Os psiquiatras dizem que: uma em cada quatro pessoas tem algum problema mental... Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o louco é você!!" (Estou salva! O que eu tenho de amigo louco... Não você que está lendo aqui agora, claro.)

"Se CHEFE fosse arquivo, a extensão seria '.fdp" (Tsc, tsc, tsc...)

"Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário." (Isso deve querer dizer alguma coisa...)

9.11.04

"eu sei pouco de mim. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei e, que por ser um campo virgem, está livre de preconceito. Tudo o que não sei é o que constitui a minha largueza."
(Clarice Lispector)
They're sorry.