Pesquisar este blog

11.11.04

OLHO DE HÓRUS


Também conhecido com udjat, o olho de Hórus faz parte da mitologia egípcia e pertence à época do Império Novo, de 1560 a 1070 a.C. Sua Imagem representa o deus do sol Hórus, que também é simbolizado por uma cabeça de falcão ou um disco solar com as asas da ave.

Hórus era filho dos deuses Osíris e Ísis. Diz a lenda que Osíris foi assassinado por seu irmão Set e que Hórus foi vingar a morte do pai. No combate, o deus sol eliminou o maligno Set, mas perdeu um de seus olhos.

A luta ilustra a vitória da luz contra as trevas, do bem contra o mal, mas, ao mesmo tempo, aponta a necessidade de um olhar vigilante, protetor e justiceiro. O olho deve estar atento às emboscadas dos inimigos e combate as forças adversas na busca pela eternidade.

O símbolo se tornou um amuleto de proteção e acredita-se que permite uma visão do presente que transcende os planos temporais do passado e do futuro. O olho direito de Hórus representaria a parte racional (masculino) e o esquerdo, a emocional (feminino).

(texto de Anna Clara Peltier publicado na Revista Vida em 1º de maio de 2004 e ilustração retirada de http://www.cyberartes.com.br/edicoes/104/artista.asp?edicao=104&acao=todos)

Nenhum comentário: