Pesquisar este blog

19.7.06

CASA DA LEITURA
PROGRAMAÇÃO

AINDA EM JULHO:
FÓRUM PERMANENTE DE DRAMATURGIA - DO TEXTO TEATRAL PARA CRIANÇAS
Leitura dramatizada de textos teatrais infantis, seguida de debate com especialista.
Nesta terça, leitura dramatizada do texto "O Boi Bordado de Lua", de Paulo Marcos de Carvalho. Debatedores: Maria Helena Kühner e Magda Modesto.
Dia 25 de Julho, terça-feira, às 18h - Gratuito

SIMPÓSIO CONTADORES DE HISTÓRIA
A Casa da Leitura associou-se ao SESC Rio e participará do Simpósio, recebendo em seu auditório a espanhola Elvira Novel, da Secretaria de Formação da Federação dos Trabalhadores Espanhóis de Ensino. Elvira foi coordenadora de conteúdo do Plano de Animação de Leitura da Fundación Bertelsmann. Falará sobre "Intercâmbio de experiências Brasil / Espanha sobre projetos de leitura".
Dia 27 de Julho, quinta-feira, às 15h - Gratuito

AGOSTO:

PAPOS DE RODAPÉ
Bate-papo descontraído com personalidades de renome da literatura brasileira. A primeira convidada será Vilma Guimarães Rosa, que ao conversar sobre sua vida e obra dará grande ênfase a fatos ligados à sua convivência com Guimarães Rosa, seu pai.
Dia 02 de Agosto, quarta-feira, às 18h - Gratuito

Cursos:
LEITURA: CONCEITOS, ESPAÇOS E MODOS
O curso visa discutir a leitura em suas várias concepções ao longo dos tempos, com ênfase nas transformações ocorridas na atualidade, por conta da influência dos meios de comunicação de massa e pelo uso da informática. Objetiva, ainda, comentar a ampliação dos espaços e modos de leitura sob o forte apelo da sociedade de consumo.
Profa Glória Pondé - Mestre e Doutora em Letras pela UFRJ.
Pós-doutoramento em Paris pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Ensaísta e autora de literatura infantil e juvenil.
Período: de 01 a 29 de Agosto - somente às terças-feiras
Horário: das 15h às 17h

ARTE DA CONVIVÊNCIA; OS CONTADORES DE HISTÓRIAS
A arte de contar histórias como estratégia para desenvolver o prazer de narrar e de ler, e como forma de mediar a realidade, reinterpretando-a. O curso objetiva sensibilizar profissionais de diferentes áreas a partir de informações teóricas e práticas, da escolha do repertório e acervos pessoais, passando pela expressão corporal, indicações bibliográficas e apresentação pública.
Prof. Francisco Gregório Filho - Ator e contador de histórias.
Período: de 02 a 30 de Agosto - somente às quartas-feiras
Horário: das 9h30 às 12h30

OFICINA DE REDAÇÃO PARA PROFESSORES
A palavra, linguagem e signo, gêneros textuais, intertextualidade, interdisciplinaridade, tipos de redação, função social da literatura.
Profa Raquel Naveira - Formada em Letras e Direito pela FUMCT, Mestre em Comunicação pela Universidade Mackenzie, Doutoranda em Literatura Portuguesa pela USP. Ensaísta e poeta.
Período: de 03 de Agosto a 29 de Setembro - somente às quintas-feiras
Horário: das 09h30 às 11h30

A ARTE DA LEITURA - OFICINA PERMANENTE DE LEITURA PARA PROFESSORES
Quatro encontros que têm por objetivo auxiliar os mestres na tarefa de despertar em seus alunos o prazer de ler. Leituras de textos diversos em diferentes gêneros; serão indicadas estratégias de trabalho com os livros de modo informal e lúdico. A oficina possui caráter permanente, isto é, reabre todo início de mês com novas turmas de professores que poderão
"programar" sua participação até o mês de novembro.
Profa Suzana Vargas - Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, poeta e autora de Literatura Infantil. Publicou, entre outros, o ensaio
Leitura: uma aprendizagem de prazer e O amor é vermelho (poesia).
Período: de 07 a 28 de Agosto - somente às segundas-feiras
Horário: das 9h30 às 11h30

VER, OLHAR E TOCAR: OS MODEOS DE LER O LIVRO RARO
Evolução e fascínio, da História do Livro ao Colecionismo. O Livro Raro em sua materialidade: Bibliologia, Bibliografia e Raridade. O amor ao livro: Bibliofilia, Bibliocleptomania e Colecionismo. Tocar o Livro Raro: manuseio, leitura e convivência.
Profa Ana Virgínia Pinheiro - Bibliotecária, professora da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. Mestre em Administração Pública e Chefe da Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional.
Período: de 07 a 28 de Agosto - somente às segundas-feiras
Horário: das 15 às 17h

LETRAS FRITAS - ENSINANDO PROFESSORES A ENSINAR A ESCREVER
A oficina tem por objetivo auxiliar os professores a trabalharem a escrita na sala de aula de modo criativo e divertido, utilizando diferentes estratégias, desde a leitura de textos a outros recursos técnicos, como colagens, e dramatizações.
Profa Silvia Carvão - formada em Letras pela UERJ. Possui mais de dez anos de experiência em oficinas de escrita.
Período: de 08 de Agosto a 26 de Setembro - somente às terças-feiras
Horário: das 09h30 às 11h30

FERNANDO PESSOA; A JANELA E O ESPELHO
O curso estudará a produção literária do autor analisando aspectos de sua vida e obra à luz de seus estudiosos (João Gaspar Simões, Cleonice Berardinelli, Robert Bréchon, Angel Crespo, Antônio Tabucchi e outros). Aspectos filosóficos, o processo da heteronímia e a obra ortônima serão abordados também através de leituras dramatizadas.
Prof. Paulo César de Oliveira - Ator, diretor e autor de teatro.
Cursou Letras (UFRJ) e Comunicação (PUC). Adaptou para o teatro, entre outros, Monteiro
Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Groucho Marx, Jonathan Swift .
Desde 1996, trabalha com Fernando Pessoa, de quem montou, dirigiu e encenou os espetáculos
Encontro com Fernando Pessoa, Todas as Cartas de Amor são Ridículas e Encontro com Bernardo Soares.
Período: de 08 de Agosto a 24 de Outubro - somente às terças-feiras
Horário: das 17h30 às 19h30

HISTÓRIAS DE VIDA - LEITURA E ESCRITA NA TERCEIRA IDADE
Escrever o vivido, descobrir sua história pessoal através da escrita e da leitura. A oficina trabalhará as possibilidades da memória como fonte de inspiração para a criação de histórias.
Prof. Furio Lonza - Jornalista, ficcionista, autor de literatura infantil e juvenil. Publicou, entre outros, Guia de Auto-ajuda para quem assiste TV, As Mil Taturanas Douradas (Prêmio Jabuti 1998) e Eric com o Pé na Estrada.
Período: de 09 de Agosto a 27 de Setembro - somente às quartas-feiras
Horário: das 15h às 17h

LEITURAS DE VESTIBULAR Curso que pretende apresentar aos estudantes de segundo grau, de modo lúdico e prazeroso, os clássicos da literatura brasileira geralmente estudados como matéria de vestibular.
Profa. Ângela Dias - Mestre em Letras pela UFRJ. Professora de Língua e Literatura Brasileira no CEAT - Colégio Anísio Teixeira.
Período: de 10 de Agosto a 30 de Novembro - somente às quintas-feiras
Horário: das 15h às 17h

SEM MEDO DE GUIMARÃES ROSA Introdução à obra de Guimarães Rosa, no ano em que se comemoram os 50 anos da publicação de Corpo de Baile e Grande Sertão Veredas . Profa.
Cecilia Costa - Jornalista, ficcionista. Autora, entre outros, de Damas de Copas (romance).
Período: de 11 de Agosto a 29 de Setembro - somente às sextas-feiras
Horário: das 15h às 17h

As inscrições devem ser feitas na Casa da Leitura - Rua Pereira da Silva, 86 - Laranjeiras, entre 9h e 18h. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.
Dúvidas podem ser respondidas pelo telefone 2557-7437, ou pelo endereço eletrônico casadaleitura@bn.br.

Nenhum comentário: