Pesquisar este blog

13.9.02

Ela escreveu: O terrorismo é aqui - e tão banalizado - que nem faz aniversário.

Eu concordo. Aliás já concordava antes de ler isso.

Acho também um horror acontecer o que aconteceu, armas entrando na carceragem, assassinato dentro do presídio, o risinho sacana do mal encarnado depois que tudo acabou. É uma merda mesmo.

Mas daí a dizer que a cidade foi tomada pelos bandidos vai muita coisa. O que eu realmente vi foi um monte de gente se ligando e avisando para não passar aqui ou ali. Eu tinha que sair e precisava saber se estaria segura. É tão fácil entrar na paranóia da boataria...

Nas emissoras de TV aberta programação normal (por muito menos, uma passeata na Av. Presidente Vargas, havia chamadas hoje ao vivo o tempo todo; se a cidade estivesse sendo tomada não teríamos flashes escandalosos?). Num deles falavam do cerco a um criminoso na periferia de São Paulo. (Porque não mostravam a cidade do Rio de Janeiro sitiada?) Todo mundo voando para casa, mães buscando filhos mais cedo na escola... Cadê os fatos? O que foi que aconteceu? Globo News mostra ao vivo a cerimônia pelos mortos nos atentados de um anos atrás nos EUA. Terrorismo no Rio de Janeiro? Os bandidos tomam a cidade? Cadê?

Vou ao Terra News: "Comércio da Tijuca é obrigado a fechar suas portas". Caramba! Meu compromisso é na Saens Pena. Ligo para confirmar. Fixo e celular na secretária eletrônica, como normalmente acontece quando ela está em atendimento (está sem atendente).

Arriscamos. Do Maracanã à Praça Saens Pena todo o comércio está aberto, movimento normal na rua para o horário. Policiamento reforçado como tem sido nos últimos tempos.

Sinto vergonha por ter me deixado levar pela boataria. Fico pensando de onde saem determindas notícias.

É uma pena que sejamos reféns da mídia dependendo dela para saber o que acontece no nosso quintal. Se colocássemos a cabeça para fora da janela e verificássemos a realidade com nossos próprios sentidos talvez não nos estivéssemos tão acuados. Se ousássemos questionar de vez em quando as informações que nos chegam, talvez fossemos mais felizes e menos medrosos.

É bom tentar. Pelo menos neste momento em que tantos interesses políticos querem nos fazer acreditar que estamos no inferno.

E este é o terrorismo que temos aqui.

E cadê meus arquivos que comprovam que eu já dizia que coisas assim iam acontecer agora?

Nenhum comentário: