Pesquisar este blog

17.9.02

Marina falou:

Ego reluzente O sempre sorridente traficante F.B.M. deve estar bastante satisfeito com a mídia impressa que colocou sua foto na primeira página de todos os jornais. Vaidoso, celebridade que ultrapassa os 15 minutos, com certeza se sentiu radiante, como essa singela homenagem dos jornalistas.

Outro dia eu também estava pensando sobre isso. Soube que os jornais sérios não publicam notícias de suicídio porque sabem que este tipo de nota incentiva outras ocorrências.

Numa época de culto à celebridade pela celebridade, acho que deveríamos repensar a forma de noticiar determinados assuntos. Um sujeito que está na primeira página de todos os jornais, que é capa das principais revistas do Brasil é forte candidato a tornar-se herói para uma geração um tanto desorientada.

Tenho visto gente inteligente, bem informada e culta referindo-se a este sujeito como o novo rei do pedaço, obviamente incentivado pela mídia que o tem colocado em um pedestal, usando expressões fortes e poderosas para referir-se ao crime no estado do Rio de Janeiro. Talvez fosse a hora de enfatizar o que tem sido feito para mudar a situação. Quem sabe, devêssemos falar de quem foi preso e morto, para enfatizar a idéia de que o crime não compensa ao invés de endeusarmos e revestirmos estes marginais de poderes que eles definitivamente não tem. Pelo menos ainda.

A primeira página de um grande jornal no domingo trazia uma manchete assustadora. Quem ficasse apenas com as primeiras linhas do texto chegaria a conclusões absolutamente equivocadas. Isso porque a matéria falava de hipóteses, especulações, deduções, projeções e achismos, mas a manchete estava lá, ameaçadora, como se aquilo fosse realidade.

Não estou propondo censura (cruz credo, mangalô três vezes), apenas bom senso e responsabilidade na hora de tratar de assuntos tão graves.

Nenhum comentário: