Pesquisar este blog

15.8.03

Ontem fiquei refletindo sobre a mania que os brasileiros têm de reclamar. E pensei mais ainda em outro hábito pior - pelo qual nutro especial implicância - de terminar as frases em que comenta algo que acha negativo com "só mesmo no Brasil".

Pensei muito sobre isso enquanto via as reportagens sobre o apagão noe EUA e no Canadá ontem/hoje. Lembro que quando teve um blecaute aqui no Brasil, há um ano e meio mais ou menos, eu estava de férias em Recife e só fiquei sabendo, comprometida que estava de me manter afastada dos noticiários catastróficos, por causa dos transtornos causados por todo o país, com atraso de vôos, dificuldade de completar ligações telefônicas, etc. Caramba, como eu ouvi por aqueles dias "só mesmo no Brasil". Pois é, só mesmo no Brasil que tem blecaute e ninguém pensa que é um mega atentado terrorista nem a Terceira Guerra Mundial.

Aí hoje achei um recorte (estou arrumando coisinhas por aqui) com uma das listas publicadas na revista Domingo. Là no finzinho da lista estava:

10 - Complexo de vira-lata. Termo de Nelson Rodrigues. O dramaturgo dizia que era assim, com trauma, que o brasileiro se enxergava no mundo.

Nenhum comentário: