Pesquisar este blog

14.8.03

Uma vez a Carol contou que na França tinha um esquema de hospedagem em que as pessoas abriam as portas das próprias casas para receber turistas. Logo depois, descobri que aqui no Rio tinha algo parecido. Separei a matéria, mas foi numa daquelas épocas em que eu estava lotada de serviço e só agora reencontrei o recorte de revista.

Trata-se da hospedagem estilo bed and breakfast. Uma família anfitriã abre sua casa para receber turistas, oferecendo quarto com banheiro, café-da-manhã caprichado e recepção calorosa. Fica mais em conta que uma temporada num hotel e permite uma aproximação maior com os moradores e com os costumes da cidade.

Em Santa Teresa já há sessenta opções de quarto em casas confortáveis. A diária varia entre 65 e 200 reais, dependendo do conforto: ar-condicionado, tamanho do quarto, tipo de casa e troca de roupa de cama.

Cada turista é alocado de acordo com seu perfil, porque os organizadores cruzam as fichas dos hóspedes com a dos anfitriões, juntando pessoas com o gosto parecido. Há opções para todos os perfis.

Os responsáveis pelo programa são o designer João Vergara, o engenheiro Leonardo Rangel, o guia de turismo Carlos Cerqueira e a produtora cultural Roberta Alencastro.

Na lista de imóveis tem sobrados históricos, lofts com pé-direito altíssimo, quartos com jardim-de-inverno ou com vista estonteante da cidade.

Mais do que oferecer um novo serviço no ramo de turismo, o objetivo dos organizadores do bed and breakfast de Santa Teresa é incrementar o desenvolvimento do bairro. O grupo tem projetos para promover a melhoria do comércio, dos serviços e das atrações de Santa Teresa.

Segundo o subsecretário municipal de Turismo, Paulo Bastos Cezar, esse projeto atrai um novo tipo de turista, mais jovem e interessado em cultura.

Aqui alguns endereços de B&B's em Santa Teresa

(Resumido e adaptado a partir de matéria publicada na Veja Rio em 16 de abril de 2003)

Nenhum comentário: