Pesquisar este blog

2.1.05

Convocação geral aos pessimistas
(Tom Zé)


Talvez não seja o oitavo, mas o pessimismo é um pecado. Oh, me perdoem esta segregação: sabendo que o verdadeiro democrata tem de transigir com todas as tendências e opiniões, mostrarei, aqui mesmo, como tento compreender os mais arrebatados pessimistas.

E olhe que vejo tudo azul. Acho até que a melhor coisa do dois-mil-e-cinquismo é ser dois-mil-e-cinquista.

Mas isso é quase um quebra-língua e para evitar essa palavra enorme vamos siglá-la - do verbo siglar, que vem do burocratês sigla, substantivo feminino.

Siglada, fica demilecim, que em pratos sujos quer dizer ''dê-me o sim''. Em seu estado cartomântico pleno será:

Dê-me o sim, 2005 - com um anjo de cada lado, pendurado no Cidade alerta.

Esse excesso de ótimo receberá imediato repúdio. Primeiro, alegarão que a expressão ''pratos sujos'' não é correta e pode pôr a perder toda a tese. O próprio PNP, Plantão Nacional do Pessimismo, há de clamar: ''Sujos?! Como, sujos, se não sabemos nem se haverá pratos?''

E continuarão: ''Os dois-mil-e-cinquistas - quer dizer, os demilecins - ou seja, Dê-me o sim, 2005, como eles querem - o fato é que esses irresponsáveis dois-seja-lá-o-que-for bem poderiam ser mais modestos em suas previsões e pelo menos prenunciar 'pratos limpos', que além de ser a expressão mais cotidianamente usada não assume o compromisso anti-higiênico de ir sujando pratos de antemão.''

Pode surgir uma pergunta inquietante: ''Sujar os pratos de quê?'' ou outra, ainda mais comprometedora: ''Sujá-los com quê?'' Pois considere-se que o ''de quê'' pode ainda ser considerado platônico, comparado ao escatológico ''com quê''.

O que nos leva numa direção ainda mais arriscada, ao perigo iminente de surgir o boato subversivo - vade retro, Satanás! - de que os pratos serão sujos de comida!!! Vejam bem: CO-MI-DA!, essa praga que no Sul e Sudeste do País já vitimou 40,6% da população brasileira com o mal chamado obesidade. O que pode incentivar esse governo irresponsável a continuar ameaçando com a citada obesidade a já maltratada e pobre população sofredora do Nordeste brasileiro.

Embutido nesta ameaça está o risco da solidariedade. E se isso pega? Que será de criminosos como Bush, Blair e sua guerra no Iraque?


Retirado daqui

Nenhum comentário: