Pesquisar este blog

18.10.11



Literatura Coletiva






“ACABA NÃO, MUNDO e outras do www.cronicadodia.com.br” celebra a longevidade do site e reúne autores para lançamento no Rio.




Palavras que percorrem a estrada do mundo digital para o velho e bom papel não são novidade. Muitos escritores bem sucedidos em sites e blogs se tornaram populares também em livros. O grande barato do Acaba Não, Mundo, livro que vai ser lançado no Rio no próximo dia 22, é ser um sonho e uma realização coletiva, criada na internet com a colaboração de muitas mãos.



A partir da fusão de diversos sites culturais atuantes no final do século passado, Eduardo Loureiro Jr. liderou a criação de um site literário chamado Crônica do Dia que, desde 1998, vem publicando um texto inédito de autores diversos... diariamente. Nesses 13 anos, foram 3165 crônicas de 367 autores de todo o país, lidas por mais de dois milhões de leitores. E, definitivamente, isso tinha que ser comemorado.




A comemoração veio em forma de um livro contendo a seleção das melhores crônicas, escolhidas a dedo por Eduardo e uma comissão de cronistas após mergulharem nesse imenso universo ficcional. O resultado foi o Acaba Não, Mundo, um verdadeiro polaroide da criação literária do Brasil hoje. São 30 autores, trinta visões individuais que têm em comum a necessidade inexplicável de se expressar a através da palavra escrita e o fazem com graça e paixão. A publicação não foi apenas escrita coletivamente, foi também custeada por meio do financiamento colaborativo, obtido através do site catarse.me. Além disso, a capa do livro foi escolhida em um concurso organizado na internet.




Agora chegou a hora de lançar o livro, promover o encontro dos autores com seus leitores e entre si, dispersos que estão por todo o país e até no exterior. E para isso foram organizadas várias noites de autógrafos. As de Belo Horizonte e São Paulo já aconteceram com grande sucesso, com a presença de mais de 600 leitores e amigos, e o Rio é o próximo. Neste sábado, dia 22 de outubro, o Acaba Não, Mundo será arremessado e vários autores, estarão lá, entre eles Albir José Inácio da Silva, Andréa Bianchi, Bíbi Da Pieve, Carla Cintia Conteiro, Claudia Letti, Eduardo Loureiro Jr., Leila Míccolis, Leonardo Marona, Maurício Cintrão e Mônica Bonfim.







Serviço:
Lançamento do livro Acaba Não, Mundo
Data: 22 de outubro de 2011
Hora: das 19h às 22h
Local: Espaço Multifoco
Rua Mem de Sá, 126 - Lapa

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site http://www.acabanaomundo.com.br/



Nenhum comentário: