Pesquisar este blog

6.11.02

Não era só por ela ser escandalosamente linda, boa atriz, ter (aparentemente) uma vida de "...e foram felizes para sempre". Nem por ela encarnar os personagens de uma forma que faz com que a gente os entenda (e ame e se identifique) imediatamente. Minha simpatia por ela vem de outros tempos, dos anos dourados e eu estou me disciplinando para respeitar mais a minha intuição a respeito das pessoas.

Numa entrevista para a Marília Gabriela na época do lançamento do filme Bellini e a Esfinge, Malu Mader falava em projetos particulares e ainda não muito bem definidos e eu fiquei com uma desconfiaça que havia muito mais ali do que supunha nosso vão interesse pela vida das celebridades. Pois vejam o que ela anda aprontando:

"Sei que muita gente considera cultura e educação supérfluos, já que não enche barriga, mas acredito que só a arte tem a capacidade de transformação, pois consegue equalizar diferenças sociais, de idade e de sentimentos."

"Quando alguém descobre que tem um talento, um dom, tudo muda."

A atriz está preparando, junto com a diretora Mini Kerti, um documentário sobre a Escola de Música Villa-Lobinhos. É aquele projeto do flautista Rodrigo Belchior, do violonista Turíbio Santos e de Greice Pimentel, que engloba aulas de vários instrumentos, teoria musical, informática e inglês, ajuda de custo e vale-transporte para jovens instrumentistas entre 12 e 20 anos vindos de famílias de baixa renda. Malu é ativa colaboradora do projeto desde o final de 2001.

"Hoje há uma safra de filmes que abordam a violência e suas razões, como Cidade de Deus, do Fernando Meirelles. Mas as manifestações de solidariedade que ocorrem nesses momentos de crise ainda são pouco registradas. Daí a idéia do documentário."

"Não importa porque as pessoas ajudam os outros - se é por culpa social ou generosidade. Importa, sim, é que façam algo. Blindando os carros e nos isolando atrás de portões rompemos os últimos laços humanos. Esta deveria ser uma hora de aproximação, não se exclusão."




Nenhum comentário: