Pesquisar este blog

9.11.05

Conhecendo o Rio a pé durante o PROJETAR 2005

PROJETAR 2005 II Seminário sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura: Rebatimentos, Práticas e Interfaces

http://www.fau.ufrj.br/proarq/projetar2005

O Rio de Janeiro, famoso por suas montanhas cobertas pela Floresta da Tijuca e por suas praias, oferece cenários maravilhosos: seja caminhando pelas trilhas da floresta, seja apreciando a flora tropical ou visitando as maravilhas da arquitetura carioca. Como participante do Seminário Projetar 2005, ou mesmo se você tiver algum interesse específico em simplesmente conhecer mais e melhor a nossa cidade, você terá esta oportunidade única de aproveitar e (re)conhecer todos os cantos e encantos que o Rio de Janeiro tem a nos oferecer. Os participantes serão guiados por um especialista* que elaborou dois roteiros especiais e exclusivos para o PROJETAR 2005.

PÚBLICO ALVO: Participantes do Seminário Internacional PROJETAR 2005 e qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco da Arquitetura Carioca e da Evolução Urbana do Rio de Janeiro.

Roteiro 1: Rio Colonial

Praça XV de Novembro, Igreja de São José, Rua 1º de Março, Paço Imperial, Chafariz do Mestre Valentim, Arco do Teles, Travessa do Comércio, Rua do Ouvidor, Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora da Ordem Terceira do Carmo, Igreja da Santa Cruz dos Militares, Igreja de Nossa Senhora da Candelária, Igreja de Santa Rita, Largo de Santa Rita, Morro da Conceição, Fortaleza da Conceição e Palácio Episcopal

Roteiro 2: Rio Moderno

Palácio Gustavo Capanema, Edifício Sede da ABI, Edifício Aliança da Bahia, Consulado dos EUA, Edifício da ABL, Edifício Maison de France, Edifício do IRB, Edifício Sede do Jockey Club do Brasil, Edifícios na Av. Rio Branco, Catedral Metropolitana, Edifícios na Av. Chile, Museu de Arte Moderna e Monumento aos Mortos da II Guerra


Visitas técnicas e culturais guiadas por um especialista* pelos principais espaços públicos, monumentos e arquiteturas do Centro Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de (re)conhecer os diversos e mais significativos momentos históricos da evolução urbana e arquitetônica da cidade, desde a época da sua fundação no século XVI até o século XX. As visitas serão feitas a pé e com as respectivas saídas nos dias e nos horários mencionados a partir dos pontos de encontro** estabelecidos para cada um dos roteiros. Cada visita tem a duração aproximada de 3horas.

QUANDO:

· Roteiro 1 (Rio Colonial) : dia 12/11/05 (sáb.) às 9:30hs e dia 12/11/05 (sáb.) às 16:30hs

· Roteiro 2 (Rio Moderno) : dia 11/11/05 (6ª feira) às 18:00hs e dia 13/11/05 (dom.) às 10:30hs

PONTOS DE ENCONTRO**:




· Para o Roteiro 1 (Rio Colonial) será exatamente em frente ao Chafariz da Pirâmide do Mestre Valentim na Praça 15 de Novembro. (Referências próximas: Paço Imperial, Arco do Telles e Rua 1º de março)

· Para o Roteiro 2 (Rio Moderno) será exatamente sob os Pilotis do Palácio Gustavo Capanema , Edifício do MEC. (Referências próximas: Av. Rio Branco, Edifício da ABI, Rua Araújo Porto Alegre e Rua Debret)

INVESTIMENTO: R$ 35,00 por pessoa para cada um dos roteiros (ATT: Os 10 primeiros participantes que confirmarem – por e-mail ou por telefone - a participação com o professor pagaram apenas R$ 25,00 por cada visita). O pagamento poderá ser feito na hora de cada visita.

Contato: Diretamente com Prof. ANTÔNIO AGENOR pelo cel: (21) 9304 2645 e e-mail: antonioagenor@terra.com.br


* Prof. Antônio Agenor Barbosa - Arquiteto / Urbanista, Mestre em Urbanismo (UFRJ) e Doutorando em Arquitetura (UFRJ). Coordenador do Curso de Graduação em Paisagismo e da Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida. Professor de Arquiteura e Urbanismo do UNIPLI

ATENÇÂO: O Professor estará à espera dos participantes nos pontos de encontro de cada passeio nos dias e nos horários mencionados acima. Haverá uma tolerância de, no máximo, 10 min. para a saída do grupo a partir do ponto de encontro.

Importante: Em caso de chuva NO DIA e NA HORA de cada passeio, a visita estará automaticamente cancelada.

Professor Antônio Agenor Barbosa - Arquiteto e Urbanista

Contato para informações e inscrições: e-mail: antonioagenor@terra.com.br / cel: (21) 9304 2645

Nenhum comentário: