Pesquisar este blog

9.11.05

Show de lançamento do livro

Francisco Mário - Vida e Obra



DIA 10/11 - 19HS


SALA BADEN POWELL
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360
Tel: 2548.0421 ou 2548-0492
Capacidade: 500 lugares
Censura Livre

R$ 10,00 / 5,00 estudantes e maiores de 65 anos





Marcos Souza - piano
Afonso Machado - bandolim
Bartholomeu Wiese - violão
Henrique Drach - cello
João Cortez - percussão
Adamo Prince – violão



LIVROS JÁ ESTÃO NAS LIVRARIAS – EDIÇÃO LIMITADA

Distribuição Editora Garamond
e apresentam o Songbook completo, a obra fonográfica e a biografia de
Francisco Mário - Vida e Obra
Biografia trilíngüe, quatro CDs com a obra completa, 89 partituras


Toda a obra musical de Francisco Mário (1948-1988) está finalmente reunida – remasterizada, trazendo os cinco CDs lançados e incluindo três discos inéditos. Mais: uma biografia trilíngüe e fotos deste compositor e instrumentista que marcou época artistica e politicamente, como pioneiro do disco independente no Brasil. Mais: as 89 partituras de suas criações também estarão à disposição do público a partir de agora. Tudo isso está no volume Francisco Mário: Vida e Obra, que o Selo SESC RIO.SOM e o Atelier Cultural lançaram.

Assina a concepção e produção o pianista Marcos Souza, filho de Francisco Mário, que assim concretiza um desejo de não apenas oferecer a obra de seu pai aos admiradores e estudiosos, mas contextualizá-la. “Não apenas estamos desbravando a obra de um compositor consistente e enraizado em suas origens, como tornamos agora público seu último disco, até agora inédito, Tempo”, diz Marcos na apresentação do volume.

O livro estará à venda em pontos selecionados e também será oferecido a dezenas de instituições de pesquisa e estudo de música para ser disponibilizado para consulta.

Leia o livro, ouça os discos... e veja daqui a pouco o filme

A idéia surgiu em 2004, paralela a outra realização – a do filme Três irmãos de sangue, já finalizado, e entrará em circuito em março/abril de 2006. O documentário de longa metragem é dirigido por Angela Reiniger (NoAr Produções) e traz depoimentos de Ivan Lins, Frei Betto, Sérgio Cabral, Affonso Romano de Sant´anna, Jaguar, Millôr, Claudius, Ziraldo, Nani, Joyce, MP4, Boca Livre, família e amigos. Reúne também imagens de arquivo, algumas preciosíssimas e pouco vistas – como a chegada de Betinho em 79 no aeroporto e Henfil e Chico Mário jogando futebol em super-8. “A idéia do filme surgiu antes do livro, na verdade surgiu quando Betinho morreu”, conta Marcos. “E agora estamos prestes a lançar os dois documentos”.

A realização do Atelier Cultural sai pelo selo SESC RIO.SOM, que vem lançando produtos fonográficos sempre de importância documental e artística, na contracorrente da banalização comercial do mercado fonográfico – como os discos da série Poetas da Canção, uma série de 12 lançamentos com a obra de letristas de peso dos anos 80. Francisco Mário: Vida e Obra terá tiragem de 2 mil exemplares.

“...Chico Mário planejou altos vôos. O conjunto de discos que deixou dá a pista do que seria a trajetória de um balão para Júlio Verne nenhum botar defeito. Chico Mário sonhava por nós.” Aldir Blanc

“Mesmo em choros mais repinicados, Chico é discreto, é mineiro.” Ricardo Cravo Albim (Crítico musical e jornalista)

“Mano Chico, estamos aqui para te ouvir por toda a vida, a tua eternidade. Não pare de tocar, nem de compôr, siga as ondas, as cordas, onde for.” Betinho

“Francisco Mário é um artista absolutamente ligado em suas raízes e que sempre acrescentou em seu trabalho.” Nivaldo Ornelas (músico)

“A obra de Chico Mário tem um quase impressionista sabor de chão brasileiro.” Mauro Dias (Crítico musical e jornalista do Estado de São Paulo)

“Chico Mário só pensava na música e no Brasil.” Affonso Romano de Sant’anna (escritor e jornalista)

“Chico deixou para nós uma lição de lucidez e humor, de estratégia política no cultural, de irreverência e humildade numa combinação única e original.” Luli e Lucina (cantoras e compositoras)

“Chama-se Francisco Mário o mais novo guerilheiro da MPB. Compositor, cantor e tocador de violão e viola. A música de Francisco Mário é muito mineira e bonita, na forma e no conteúdo.” Sérgio Cabral (jornalista e escritor)

“Chorinhos, sambas, regionais, serestas, Chico Mário passeava por todos os estilos da MPB. Assim, era querido pelos mais diferentes artistas.” Lula Branco Martins (jornalista)

“Francisco Mário deixou uma obra importante na MPB instrumental. É a sua instigante instrumentação, que casa admiravelmente com a matéria sonora. Este disco “Retratos” retrata uma cultura musical viva e vibrante: a nossa.” Roberto Mugiatti (Crítico musical)

“É impressionante como este rapaz (Francisco Mário), teimoso, mineiro, constrói sua carreira. Feita de composições brilhantes e execução gradativamente aprimorada. Com pertinácia e independência, no selo da vida, está chegando ao nível de nossos melhores violonistas.” Maria Helena Dutra (jornalista)

“Além de irmão do Henfil e de Betinho, Francisco Mário era um ótimo violonista e fértil compositor.” Fábio Rodrigues (jornalista)

“Francisco Mário tem contribuído para a MPB com talento, seriedade e dignidade” Roberto Moura (crítico musical)

“Francisco Mário: Com atraso indesculpável (mesmo assim, peço que me desculpe), venho agradecer-lhe o belo presente de sua voz e de suas composições musicais no Lp tão mineiro e tão cheio de sugestões e sensações para quem guarda Minas no coração.” O abraço e a admiração de Carlos Drummond de Andrade


FRANCISCO MÁRIO: VIDA E OBRA

Idealização e Produção - Marcos Souza
Projeto Gráfico - Adrianne Schreiner
Transcrição das partituras - Adamo Prince / Revisão das partituras - Afonso Machado
Revisão das partituras do disco Dança do Mar - Gilson Peranzzetta
Texto biografia - Nivia Souza
Masterização dos CDs - Sergio Lima Netto

DISCOS:

Terra - Todas as Músicas e letras são de Francisco Mário, exceto Ouro Preto com letra de Fernando Rios. - 1979
Revolta dos Palhaços - Produção e Direção - Francisco Mário - 1980
Conversa de cordas, couros, palhetas e metais - Todas as Músicas são de Francisco Mário - 1983
Pijama de Seda - Todas as Músicas são de Francisco Mário - Produção Artística - Francisco Mário - 1985
Retratos - Todas as músicas são de Francisco Mário - 1986
Dança do Mar - Todas as músicas são de autoria de Francisco Mário - Poemas são de autoria de Dorival Caymmi - 1987
Suite Brasil - Todas as Músicas são de autoria de Francisco Mário - 1987
Tempo - Disco Inédito gravado - 1987

Nenhum comentário: