Pesquisar este blog

23.2.02

Mamma Meg mandou para mim e divulgo:

Vocês já ouviram falar do projeto Villa-Lobinhos? Não? Então não sabem o que estão perdendo: uma chance de a gente se orgulhar de ser brasileiro. Vou explicar. O Villa-Lobinhos é um projeto realizado (a duras penas, diga-se de passagem) com o apoio do Instituto Moreira Salles e do Museu Villa-Lobos, administração da ONG Viva Rio e coordenação pedagógica de Turíbio Santos.

O que eles fazem, basicamente, é oferecer bolsas de estudos para crianças e adolescentes de comunidades carentes aqui do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Essas crianças passam a ser atendidas em um ambiente muito simpático e acolhedor, onde recebem almoço, lanche e uma ajuda financeira para pequenas despesas. Mas o mais importante, para nós, é que dentro do projeto elas recebem também orientação musical completa: aulas de teoria, de instrumento, música de câmara, história da música, informática. Além de tutoria escolar e apoio psicológico.

O resultado é impressionante. Podemos dizer isso de cadeira, por que já vimos, e já ouvimos. Essas crianças estão tocando melhor do que muita gente grande, e o fazem com uma alegria e um amor que têm servido de exemplo para todos nós que tivemos contato com eles. Para vocês terem uma idéia, uma das muitas apresentações dessas ferinhas foi no Rock in Rio, junto com a super-fera Paulo Moura.

É um trabalho meritório e entusiasmante. A gente logo quer participar. Mas como? Muito simples. O projeto precisa desesperadamente de doações: instrumentos de qualquer espécie, ainda que não estejam em perfeito estado; aquela flauta vagabunda que está no seu armário há séculos, e poderia estar prestando um belo serviço; e aquelas toneladas de flautinhas doces (de plástico também serve!) que estão esquecidas no fundo do baú de brinquedos das crianças.

E mais: livros, partituras, estantes de música, computadores, CDs, fitas, aparelhos de som.... Usem a sua criatividade. Também não custa lembrar: dinheiro é sempre muito bemvindo, e muito bem aplicado, já que educar e alimentar tantas crianças custa caro. Atualmente o projeto já conta com vários padrinhos: pessoas ou instituições que se responsabilizam inteiramente por uma criança. Atualmente duas crianças estão sem padrinho e correndo o risco de serem excluídas do projeto. Não vamos deixar que isso aconteça, não é?

Como doar? Fácil, fácil. É só entrar em contato com o Rodrigo Belchior, pessoa fabulosa e alma do projeto. O telefone dele é: 21- 215 0766, ou celular 21-9956 0475, ou então no Projeto Villa-Lobinhos, 21-540 5890. O e-mail dele é : Villalobinhos@vivario.org.br.
Ou rodflauta@ig.com.br.

Nenhum comentário: