Pesquisar este blog

4.3.02

Meu filho,

Mamãe sente muito orgulho de você. Não apenas porque você é a criança mais linda do mundo para os meus olhos e os de seu pai, mas porque você vive enchendo minha vida de surpresas agradáveis.

Alegrei-me quando, ainda na classe de alfabetização, a professora pediu para você escrever uma frase, qualquer frase, aquela que seria uma das primeiras frases escritas por você e você redigiu: "É bom ser diferente".

Sim, meu filho, é muito bom ser diferente e vou ficar muito feliz se você escolher para sua vida o caminho da unicidade. Contudo, prepare-se. Não é uma estrada fácil.

Algumas vezes você pode se sentir sozinho. Aproveite esses instantes para conhecer-se melhor. Outras vezes você pode sentir-se tentado a simplesmente concordar com a maioria, mesmo acreditando que estão absolutamente errados. Muito cuidado nesses momentos. Procure não trair suas convicções. Seja flexível e aberto a novas idéias, mas mantenha sempre de pé o senso crítico e a capacidade de avaliar o mundo com sua própria cabeça. É ótimo ser aceito e querido, mas procure a afeição e o respeito sendo você mesmo e não apenas mais uma rês no rebanho.

Querido filho, a vida é um bem precioso e as pessoas são geralmente boas. Entretanto, viver exige cautela. É preciso saber ver, ouvir e principalmente interpretar... Infelizmente há homens maus. Desvie-se deles. Eles precisam de espaço para descobrirem uma outra direção. Procure o bem, que é abundante para quem tem os sentidos e sentimentos atentos. Não deixe que desilusões comprometam sua crença no futuro. Acredite que algo melhor sempre poderá vir e sustente a fé no ser humano e na vida, mesmo quando ouvir previsões catastróficas, blasfêmias ou injúrias contra os que você mais ama ou contra o seu país. Lembre-se que boas notícias, pequenos atos heróicos e milagres cotidianos não rendem manchetes e acontecem a toda hora, em toda parte.

Por favor, mantenha a nobreza de sentimentos que você enverga hoje. Compartilhe, sorria, acarinhe, acuda... Tome a iniciativa de melhorar o que você acredita precisar de ajustes. Ofereça amparo esperando nada em troca além de um espírito em paz.

Tenha desconfiômetro e respeite o tempo de cada um. Outros também podem ser diferentes e enxergar a vida de forma diversa da sua. Observe opiniões e experiências que não coincidem com as suas. Discorde quando for o caso, mas considere. Determinação não é antônimo de brandura. Argumente, mas não tente impor. Nada é mais triste do que pretender ser o dono da verdade. Use sempre as palavrinhas mágicas.

Aprenda também a discernir a ignorância da estupidez. Procure ser piedoso com esta e generoso com aquela. Perigosos são apenas os que se julgam detentores de um conhecimento que lhes foge. Inteligência é um dom, não um mérito. Meritórias são a sabedoria e a compaixão.

O mundo está repleto de riquezas. E dificilmente você irá encontrá-las no ouro. Trabalhe e lute pela satisfação. Jamais esqueça quais são as coisas realmente importantes. O maior tesouro é o amor. Amor nos aspectos mais variados. Todos diferentes e preciosos como você.

Não permita que ninguém faça você acreditar que é menor do que é. Olhe dentro dos olhos. Por mais desorientada que esteja, uma pessoa sempre terá alguma vitude. Evite arvorar-se de superior. Tenha um aperto de mão firme e um abraço caloroso. Beije.

Ser mal-interpretado faz parte do jogo. Não desista. Não perca o poder de indignação diante da injustiça e da miséria.

O segredo, querido, é respeito. O que você exige para si e o que demonstra pelos outros.

O objetivo, meu amor, é ser feliz e fazer feliz o maior número de pessoas que você puder.

E, quem sabe, um dia você escreverá uma carta como esta para um meu neto.

E você deverá saber que ele não irá lê-la, porque a graça está em descobrir tudo isso por si. Você estará lá para orientar e apoiar, mas deve deixá-lo tropeçar às vezes, como você mesmo tropeçou, pois é assim que se aprende e se fortalece. E você vai emocionar-se ao ver um caráter formando-se e vai amar este ser com tanta força que jamais conseguirá exprimir com precisão a extensão e intensidade de seu amor. Você deverá saber que nutre e forma esta pessoinha para que se torne um ser humano pleno para o mundo e não para ser um brinquedo em suas mãos ou uma extensão de seus sonhos. Você precisa ter consciência que está dando tudo de si para que ele seja muito venturoso e que um dia ele vai sair para cumprir sua própria missão, talvez bem longe de você. Mais ou menos nessa época, você deverá ter descoberto que a estrada é tão ou mais importante que o destino.

Seja diferente sabendo que, no fundo, somos todos iguais.

Amo você do tamanho do infinito.

Um beijo,

Mamãe.

Nenhum comentário: