Pesquisar este blog

13.3.03

M.A.S.H. para mim sempre foi aquela seriezinha da TV cujo humor não me agradava muito. Mas eu nunca conferi o filme original de Robert Altman e acho que isto é uma falha muito séria.

Hoje é uma grande chance de reparar este furo, já que o filme de 1970, vencedor do Oscar de melhor roteiro, da Palma de Ouro em Cannes e do Globo de Ouro, será exibido hoje no Telecine Happy às 21h45.

Aliás, o TCH tem me trazido boas surpresas. Ainda outro dia, numa reunião no apartamento de uma amiga ("Apartamento uma ova", nos corrigiu seu marido galhofadamente simulando ares de aristocracia britânica, "It's a penthouse.") falando sobre terapia de vidas passadas, me lembrei de um filme a que assisti há muito tempo. Não é a primeira vez em que tento inserir este filme na conversa e o nome me foge completamente. Então eu fico dando pistas para que outras pessoas, falando coisas como: Barbra Streisand, hipnose, cortesã... Mas ninguém das minhas relações jamais viu este filme. Uma outra vez, perturbei o Moa, para me ajudar descobrir o nome do filme porque eu queria alugar para rever. Não me lembro mais se foi ele ou se fui eu quem descobriu no IMDB, mas como não achei em nenhuma locadora, o nome do bendito acabou indo lá para uma gavetinha empoeirada da minha mente.

Então, na terça-feira, já prontinha para dormir, apenas dando aquela última olhadinha na TV para chamar o sono, eis que o filme surge na minha frente: Num Dia Claro de Verão (On a Clear Day You Can See Forever)! Por uma questão de honra e pela memória do meu gosto cinematográfico da adolescência esqueci do dia duro que teria pela frente ontem, levantei e fui assistir ao filme até o final na sala.

Como geralmente acontece, não achei o filme tão encantador agora já _ de acordo com as pesquisas que estabelecem a expectativa de vida _ na metade da minha jornada. A história era bem mais interessante antes de eu ler Kardec. Por outro lado, sou mais paciente com musicais e acho bonitinhas aquelas brincadeiras primitivas com a câmera e achei divertidos os efeitos especiais rudimentares. E ainda tem Jack Nicholson novinho fazendo (adivinhem!) um maluco beleza.

Preciso avisar a Márcia que eu não estava maluca quando comecei a misturar Hollywood com vidas passadas e que o filme de Vincent Minnelli terá reprise no TCH no dia 21/03 às 11h35.

Nenhum comentário: