Pesquisar este blog

14.3.03

Curiosidades


Você já reparou que não há um adjetivo pátrio satisfatório em português para quem é natural dos EUA.

Acho americano furado porque isso todos nós nascidos nas Américas somos. Sem mencionar que poderíamos estar falando de um torcedor do América Futebol Clube. Eu prefiro usar norte-americano que á mais restritivo geograficamente, mas também engloba os canadenses. O Aurélio sugere ainda estadunidense e ianque. Eu acho que a primeira, sabiamente adotada pela Fer, é a que melhor resolve o problema, embora seja uma palavra feia pra caramba e que a segunda tem um ranço meio negativo (coisa de quem viu muito cartaz "Yankees go home" na vida) .

Também não gosto de usar América pare me referir aos Estados Unidos. Acho uma espécie de apropriação indébita do nome do continente.

Acho graça também de: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca (do tupi - casa de branco), no estado é fluminense (do latim flumine=rio + ense). Mais curioso é que nunca vi um carioca descrever-se como fluminense, mas muitas pessoas nascidas fora da capital se auto-proclamam cariocas. E ainda gosto especialmente de soteropolitano (helenização do nome Salvador, sotério=salvação + polis => Soterópolis), capixaba (do tupi - terra de plantação, roça) e potiguar (do tupi - comedor de camarão).

Nenhum comentário: