Pesquisar este blog

29.1.02


PERNAMBUCO MEU AMOR

ITAMARACÁ



Queria mesmo encontrar com Lia, mas esqueci quando vi aquela praia maravilhosa. Ainda bem que todos os passeios obrigatórios haviam sido feitos antes de aportarmos por lá.

Visitamos a mais antiga igreja do Brasil (não falei que eles adoram essas coisas?) em Igarassu. Não sou fanática por visitas a igrejas, por mais importantes que elas sejam, mas o que vi por ali foi de cair o queixo. Ela fica o alto de uma colina que merecia ser registrada com uma lente de 360º para conseguir abranger tamanha beleza. Um largo realmente impressionante.

Depois conhecemos o local que teria inspirado Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre. O guia pediu e vou aderir com prazer à sua campanha. A casa grande está em ruínas e merece ser restaurada. Estou aqui denunciando e solicitando que providências para a restauração sejam tomadas. Sei que este espaço é pequeno e humilde, mas cada um berra com a voz que tem. A senzala foi alterada, mas o engenho continua lá, para contar uma história triste por um lado e gloriosa por outro que não devemos esquecer. Ali perto fica um presídio agrícola, onde os presos de bom comportamento podem trabalhar durante o dia. De lá veio nosso guia, com cara tranqüila e simpaticona, que jamais denunciaria que por trás dela vive um homem que um dia cometeu um crime.

Conhecemos o projeto peixe-boi marinho, apoiado pela Petrobrás, que agora apóia projetos escolhidos a priori. Há uma grande verba destinda àqueles que tentam combater a imagem de destruidora da fauna e flora marinhas. O bicho é bonachão e preguiçoso e não deu a mínima bola para a gente.

Já no fim do passeio resolvemos conhecer o Forte Orange, que estava nos chamando desde que chegamos. Também precisa de uma restauração mais caprichada, mas encanta com a história tatuada em seus muros e com a bela trajetória do homem que cuidou dele sozinho por anos a fio.

Ainda tem muito mais para contar, um álbum repleto de fotos e muitas lembranças gostosas. Aos amigos que se interessarem, o convite para uma rodada de chope (ou café)...

Nenhum comentário: