Pesquisar este blog

29.1.02


PERNAMBUCO MEU AMOR

OLINDA



A dica pescada em algum lugar da Internet era um ensaio do Maracatu Nação Pernambuco. Acompanhamos as peripécias do grupo num espaço cultural que um dia foi um mercado. Por lá também encontramos uma exposição de bonecos gigantes do mundo inteiro e a concentração de outro maracatu que se preparava para subir as ladeiras da cidade que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Fomos conduzidos por entre aquelas antigas contruções ao som dos tambores e com passos de dança afro. Arrumamos um amiguinho chamado Rodrigo que nos mostrou alguns pontos turísticos e nos deixou extasiados lá no Alto da Sé, com uma paisagem deslumbrante aos pés, música brotando de todo canto e sorrisos que as pessoas simplesmente não podiam conter. Sentamos num lugar que poderia ser considerado bem modesto se suas janelas e varandas não estivessem pendurados sobre um dos cenários mais lindos em, que já coloquei os olhos. A noite foi chegando e a garotada foi tomando o lugar com seu fôlego de causar inveja e o som de diversos maracatus se confundiam. Deixa para que nós saíssemos de cena: a noitada começava e era hora de tirar os velhinhos do sol.

Na véspera de nosso retorno ouve o Baile da Cidade, com a presença de vários artistas, como o meu amado, idolatrado, salve, salve Alceu Valença, os famosos bonecos do Homem da Meia Noite e da Mulher do Dia e nosso já conhecido Maracatu Nação Pernambuco. Viajar com filho é bom porque a gente não fica dividido entre os prazeres da viagem e a saudade, mas também não pode enfiar o pé na jaca e enfrentar um baile de carnaval que começa na hora em que o bonitinho já está procurando cama. Estou me queixando? Não. Mas que fiquei com vontade de virar uma poça de suor dançando frevo, ah isso fiquei...

"Ó linda situação para se fundar uma vila"
(Duarte Coelho em 1535, ao dar de cara com aquele deslumbre)

Nenhum comentário: