25.3.13
Matéria na Band sobre Buzum do Samba
Esta é a matéria sobre o meu projeto xodó: o Buzum do Samba!
O próximo Buzum sai no dia 07/04, domingo. Vamos para Vassouras, conhecer mais sobre os ritmos populares do Vale do Café.
Vem com a gente!
Informações (21) 9267-8980.
http://tinyurl.com/cwdwpu7
20.3.13
GROUP SELECT de faxina no Rio de Janeiro – não contrate!
Ajude a divulgar para que outros não sejam prejudicados.
A funcionária Tamara Merath apresentou-se para o serviço com uma hora de atraso. O mais grave foi ter quebrado a bancada de vidro do banheiro, causando enorme prejuízo.
O Groupon entrou imediatamente em contato e fez o reembolso do valor do serviço em forma de bônus para outros serviços contratados no site. Como clientes frequentes, ficamos satisfeitos.
Desta forma, sinto-me no dever de alertar a todos para que jamais contratem o serviço dessa empresa. Ela não tem a menor consideração por seus clientes.
Por favor, ajude a proteger outros cidadãos da ação dessa empresa: divulgue!
4.2.13
O Leva-e-Traz cultural do Buzum do Samba
Para saber mais:
(21) 9267-8980 / (21)
8872-7939
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3.12.12
5.10.12
26.9.12
A letrista, compositora, violonista e percussionista LUHLI é homenageada no Rio de Janeiro por grandes nomes da música brasileira, no próximo dia 28 de setembro. Sua parceira LUCINA, JOYCE MORENO e MARIANNA LEPORACE (participação de Sheila Zagury) subirão ao palco para reverenciar a ruiva e seus 45 anos de carreira.
A artista, com músicas gravadas por Nana Caymmi, Joyce, Wanderléa, Tetê Espíndola, Rolando Boldrim, Zélia Duncan, Secos & Molhados e, principalmente, Ney Matogrosso (“O Vira”,“Fa
Vamos lembrar e conhecer mais sobre sua ativa participação no movimento ecológico, na resistência cultural, suas apresentações em shows por todo o Brasil e no exterior, sua participação em projetos de espetáculos com outros artistas, seus arranjos para coral, trilhas sonoras, direção musical de shows e discos, seus presentes musicais por encomenda, seus livros, seus desenhos, enfim, toda sua produtiva inquietação artística.
Alguns de seus livros e CDs estarão à disposição para venda durante o evento. Chegue cedo para assegurar o seu exemplar.
Lembramos ainda que é bom garantir logo o seu ingresso. Eles estarão à venda na bilheteria do Centro de Artes Nós da Dança ou a partir de agora com Danny Reis, Carla Cintia Conteiro, Danilo Davila, Denilson Santos e Tony Pelosi.
Vai ser uma grande festa!
Esperamos você lá!
17.4.12
Sob o domínio do mau gosto
Ao ver o colunista do jornal pensamento único carioca cuspindo marimbondo contra a hegemonia da nova classe média, muita gente que até então guardava algum pudor, resolveu botar todo o seu rancor pra fora.
É tão século vinte reclamar da hegemonia deste ou daquele gênero de música ou outra qualquer forma de entretenimento. Isso fazia sentido quando os modismos vinham em ondas, especialmente a partir do final da década de
Mas, hoje em dia, quem não gosta do que vê (ou ouve) na TV aberta, pode escolher entre os canais da TV fechada. Se não gostar de ver ali o filme dublado, é só lembrar que alguns canais já colocam à disposição a possibilidade de escolha, com som original e legenda. Mas se nem isso for satisfatório, é só ir para a Internet. A programação do rádio está irritante ou tediosa? Baixe alguns podcasts e leve pra cima e pra baixo no seu gadget favorito. Isso e mais infinitas possibilidades.
Ao reclamar do mainstream, atualmente reduto da recém-inflada classe C, pode-se pensar que está comunicando aos seus pares que se tem gosto sofisticado, mas, na verdade, se está passando recibo de que ainda não acordou para o fato de que vivemos numa época de cultura de nicho. Isto quer dizer que todo mundo tem meios de encontrar o que combina com seu gosto por aí, não precisa contar apenas com o que pinta na/n’O Globo. “Cai na estrada e perigas ver.”
Claro que dá para continuar reclamando, mas é bom ter consciência de que quando se fala de alguma coisa, menos do que daquele assunto, contamos de nós mesmos. Não seria melhor deixar de passar a impressão de caretice, esnobismo, fascismo e obsolescência e optar por uma postura mais produtiva? Assim, quem acha que os meios de comunicação estão falhando ao não divulgarem o que se considera bom e merecedor de repercussão poderia mostrar um pouco do refinamento da sua inteligência privilegiada e do esmero da sua educação formal ao usar o espaço atualmente empregado em resmungos contra a chegada do mau gosto (dos seus irmãos brasileiros) ao paraíso do consumo para mostrar o que aprecia.
Tem espaço pra todo mundo. Cada um que ache o seu. O da antiga classe média não é no mainstream, local onde se bajula a maioria consumidora, atualmente os 50% dos brasileiros da classe média emergente. Isso, entretanto, não significa que aqueles que eram chamados de doutores pelos miseráveis até tão pouco tempo estejam culturalmente desabrigados. Da mesma forma que a cultura popular sempre viveu à margem por não ser consumidora, estas pessoas estão encontrando novas formas de consumir e divulgar seus valores. Mas não se tornarão marginais como eram os outros, apenas migram para seus respectivos nichos.
Como se dizia naquela que é evocada como época de ouro da grande cultura, “cada macaco no seu galho”.
***
Manifesto Antropófago
Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitosos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com outros sustos da psicologia impressa.
O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará.
Filhos do sol, mãe dos viventes. Encontrados e amados ferozmente, com toda a hipocrisia da saudade, pelos imigrados, pelos traficados e pelos touristes. No país da cobra grande.
Foi porque nunca tivemos gramáticas, nem coleções de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteiriço e continental. Preguiçosos no mapa-múndi do Brasil.
Uma consciência participante, uma rítmica religiosa.
Contra todos os importadores de consciência enlatada. A existência palpável da vida. E a mentalidade pré-lógica para o Sr. Lévy-Bruhl estudar.
Queremos a Revolução Caraiba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem. Sem nós a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.
A idade de ouro anunciada pela América. A idade de ouro. E todas as girls.
Filiação. O contato com o Brasil Caraíba. Ori Villegaignon print terre.Montaigne. O homem natural. Rousseau. Da Revolução Francesa ao Romantismo, à Revolução Bolchevista, à Revolução Surrealista e ao bárbaro tecnizado de Keyserling. Caminhamos..
Nunca fomos catequizados. Vivemos através de um direito sonâmbulo. Fizemos Cristo nascer na Bahia. Ou em Belém do Pará.
Mas nunca admitimos o nascimento da lógica entre nós.
Contra o Padre Vieira. Autor do nosso primeiro empréstimo, para ganhar comissão. O rei-analfabeto dissera-lhe : ponha isso no papel mas sem muita lábia. Fez-se o empréstimo. Gravou-se o açúcar brasileiro. Vieira deixou o dinheiro em Portugal e nos trouxe a lábia.
O espírito recusa-se a conceber o espírito sem o corpo. O antropomorfismo. Necessidade da vacina antropofágica. Para o equilíbrio contra as religiões de meridiano. E as inquisições exteriores.
Só podemos atender ao mundo orecular.
Tínhamos a justiça codificação da vingança. A ciência codificação da Magia. Antropofagia. A transformação permanente do Tabu em totem.
Contra o mundo reversível e as idéias objetivadas. Cadaverizadas. O stop do pensamento que é dinâmico. O indivíduo vitima do sistema. Fonte das injustiças clássicas. Das injustiças românticas. E o esquecimento das conquistas interiores.
Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros.
O instinto Caraíba.
Morte e vida das hipóteses. Da equação eu parte do Cosmos ao axioma Cosmos parte do eu. Subsistência. Conhecimento. Antropofagia.
Contra as elites vegetais. Em comunicação com o solo.
Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O índio vestido de senador do Império. Fingindo de Pitt. Ou figurando nas óperas de Alencar cheio de bons sentimentos portugueses.
Já tínhamos o comunismo. Já tínhamos a língua surrealista. A idade de ouro.
Catiti Catiti
Imara Notiá
Notiá Imara
Ipeju*
A magia e a vida. Tínhamos a relação e a distribuição dos bens físicos, dos bens morais, dos bens dignários. E sabíamos transpor o mistério e a morte com o auxílio de algumas formas gramaticais.
Perguntei a um homem o que era o Direito. Ele me respondeu que era a garantia do exercício da possibilidade. Esse homem chamava-se Galli Mathias. Comi-o.
Só não há determinismo onde há mistério. Mas que temos nós com isso?
Contra as histórias do homem que começam no Cabo Finisterra. O mundo não datado. Não rubricado. Sem Napoleão. Sem César.
A fixação do progresso por meio de catálogos e aparelhos de televisão. Só a maquinaria. E os transfusores de sangue.
Contra as sublimações antagônicas. Trazidas nas caravelas.
Contra a verdade dos povos missionários, definida pela sagacidade de um antropófago, o Visconde de Cairu: – É mentira muitas vezes repetida.
Mas não foram cruzados que vieram. Foram fugitivos de uma civilização que estamos comendo, porque somos fortes e vingativos como o Jabuti.
Se Deus é a consciênda do Universo Incriado, Guaraci é a mãe dos viventes. Jaci é a mãe dos vegetais.
Não tivemos especulação. Mas tínhamos adivinhação. Tínhamos Política que é a ciência da distribuição. E um sistema social-planetário.
As migrações. A fuga dos estados tediosos. Contra as escleroses urbanas. Contra os Conservatórios e o tédio especulativo.
De William James e Voronoff. A transfiguração do Tabu em totem. Antropofagia.
O pater famílias e a criação da Moral da Cegonha: Ignorância real das coisas+ fala de imaginação + sentimento de autoridade ante a prole curiosa.
É preciso partir de um profundo ateísmo para se chegar à idéia de Deus. Mas a caraíba não precisava. Porque tinha Guaraci.
O objetivo criado reage com os Anjos da Queda. Depois Moisés divaga. Que temos nós com isso?
Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.
Contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de D. Antônio de Mariz.
A alegria é a prova dos nove.
No matriarcado de Pindorama.
Contra a Memória fonte do costume. A experiência pessoal renovada.
Somos concretistas. As idéias tomam conta, reagem, queimam gente nas praças públicas. Suprimarnos as idéias e as outras paralisias. Pelos roteiros. Acreditar nos sinais, acreditar nos instrumentos e nas estrelas.
Contra Goethe, a mãe dos Gracos, e a Corte de D. João VI.
A alegria é a prova dos nove.
A luta entre o que se chamaria Incriado e a Criatura – ilustrada pela contradição permanente do homem e o seu Tabu. O amor cotidiano e o modusvivendi capitalista. Antropofagia. Absorção do inimigo sacro. Para transformá-lo em totem. A humana aventura. A terrena finalidade. Porém, só as puras elites conseguiram realizar a antropofagia carnal, que traz em si o mais alto sentido da vida e evita todos os males identificados por Freud, males catequistas. O que se dá não é uma sublimação do instinto sexual. É a escala termométrica do instinto antropofágico. De carnal, ele se torna eletivo e cria a amizade. Afetivo, o amor. Especulativo, a ciência. Desvia-se e transfere-se. Chegamos ao aviltamento. A baixa antropofagia aglomerada nos pecados de catecismo – a inveja, a usura, a calúnia, o assassinato. Peste dos chamados povos cultos e cristianizados, é contra ela que estamos agindo. Antropófagos.
Contra Anchieta cantando as onze mil virgens do céu, na terra de Iracema, – o patriarca João Ramalho fundador de São Paulo.
A nossa independência ainda não foi proclamada. Frase típica de D. João VI: – Meu filho, põe essa coroa na tua cabeça, antes que algum aventureiro o faça! Expulsamos a dinastia. É preciso expulsar o espírito bragantino, as ordenações e o rapé de Maria da Fonte.
Contra a realidade social, vestida e opressora, cadastrada por Freud – a realidade sem complexos, sem loucura, sem prostituições e sem penitenciárias do matriarcado de Pindorama.
.
OSWALD DE ANDRADE
Em Piratininga
Ano 374 da Deglutição do Bispo Sardinha
(Revista de Antropofagia, Ano 1, No. 1, maio de 1928.)
19.3.12




("Fel - Amargando Felicidade recebeu o Prêmio Paulo Mendes Campos como melhor livro de crônicas de 2010):







Portfolio Samba de Benfica





1.3.12

Tá na rua!
Saiu o novo livro com crônicas minhas, o CRONICIDADES.
Já à venda em versão impressa ou e-book.
"A InCult Produções Culturais promoveu, entre os meses de julho e agosto de 2011, o projeto Escritores Independentes. Nele, 50 pessoas foram selecionadas e escreveram juntas o livro de crônicas Cronicidades.
O objetivo principal do projeto é promover autores e escritores de crônicas desconhecidos do grande público através da publicação de um livro com textos inéditos."
29.2.12
Os textos abaixo, são, respectivamente a dedicatória e a orelha do "Cronicidades" que daqui a menos de 1 dia estará prontinho, prontinho! Vai aí só um aperitivo, para dar água na boca...
"Sabe, sonho? Sonho no sentido de estado de espírito, onde conseguimos ir a lugares inusitados, desconhecidos e ao mesmo tempo conhecer e nos relacionar com pessoas que nunca vimos? Sabe, sonho? Sonho no sentido de almejar ser ou possuir algo, concretizar e vivenciar experiências, situações? Sabe, sonho? È como podemos definir o nosso “Cronicidades”. O projeto é o sonho, não de uma, mais de muitas pessoas envolvidas no processo: da Incult, representada pelos sonhadores, Nathália Lima, Jorge Nunes Chagas e Tatiana Garritano; do Clube de Autores; dos 50 escritores desse livro, dos outros milhares de escritores que enviaram seus textos; dos amigos que acreditaram e estimularam nossas imaginações; dos profissionais de comunicação, como nosso querido Márcio Ricardo que criou a linda logomarca da produtora online; e enfim, de todos aqueles que acreditam que podemos, sim, escrever a nossa cultura de uma forma mais bonita.
Crônicas, cidades..., não imaginaríamos outro nome para nossa antologia, além de “Cronicidades”. Afinal, são 100 crônicas, de 50 autores, de diversas cidades, de todo o Brasil. Escritores, contadores de histórias, homens, mulheres, brasileiros, gente do bem. O projeto “Escritores Independentes” nasceu. Em sua primeira edição, ganhou força, ganhou respeito, ganhou adesão, ganhou o Brasil, quiçá o mundo. Agora, ganha forma e te permite viajar por histórias que te farão sentir o prazer de sonhar com um bom livro!!"
“Toda pessoa normal tinha que ter um fã.”
(Ivete Sangalo, no “Altas Horas”, após receber a ajuda de um fã para lembrar o nome de um dos seus CDs, citada na Revista da TV d’O Globo em 26/02/2012.)
Olha, fã eu não sei, mas devia ser um dos itens listados na Declaração dos Direitos Humanos alguma coisa como:
Toda pessoa humana tem o direito inalienável de ter orbitando por sua vida e orbitar a vida de amigos que:
- Deem, com toda doçura, feedbacks desconcertantes, que deixam você pensando por dias, ao falar de coisas que observam a seu respeito, boas ou nem tanto, e que outras pessoas também podem estar vendo ou não, mas simplesmente não tem a lindeza de dizer.
- Alegram e emocionam a gente simplesmente sendo como são.
- Sempre sabem qual é a boa, contam pra você e têm um talento agregador enorme, sustentado em muito carisma e boa-gentice.
- Estejam presentes em casamentos, batizados, formaturas, premiações, visitem no hospital, vão ao seu velório e nos lançamentos dos seus livros.
- Choram e riem, mas nunca deixam de tentar/amar/levantar/cair/criar de novo.
27.2.12
É sempre uma piada divertida, mas adquire tons irônicos para quem, como eu anda trabalhando muito, não tira férias há tanto tempo, acumula função sobre função sobre função. E ainda assim eu sambo. E sambar é um verbo que se desdobra em outros: encontrar, sorrir, brincar, brindar, abraçar, além de, logicamente, cantar e dançar.
Ontem citei a Regina Casé, ao dizer que a felicidade está no real. Hoje complemento dizendo que a felicidade está no equilíbrio. Sambar depois do trabalho (enquanto o samba não vira o trabalho definitivamente). Sonhar sem perder o chão. Buscar o que se quer desde que não se vá magoar alguém (incluo-me aí). Trabalhar ouvindo aquele samba tocar sem parar, nos fones ou só dentro da cabeça, e ainda assim, não perder a concentração.
Bom dia, boa semana, feliz ano novo!
24.1.12
Bezerra no Cantagalo
Meninos, eu vi. E fui ver porque sou dessas. Sou de falar do que vivi e não apenas do que vejo na TV, leio nos jornais, revistas e internet. Já estava passando da hora de conferir in loco a cerzidura da cidade partida. Aproveitei o bom motivo e a boa companhia e, pela primeira vez, “subi o morro cantando”. Era uma homenagem ao sambista Bezerra da Silva no Morro do Cantagalo.
Só a homenagem a um personagem como Bezerra da Silva é, em si, uma ideia que atiçaria meus gostos rebeldes. Ele cantou a marginalidade, a opressão policial, as dores e delícias da malandragem como ninguém e desde sempre despertou minha simpatia e curiosidade. Quando recebi o convite para participar do evento no pacificado Cantagalo, nem pisquei, topei na hora. A programação incluía a apresentação da minha roda de samba favorita, o Samba de Benfica, o lançamento de cordel “A Chegada de Bezerra da Silva no Céu” de Vitor Alvim (Lobisomem) e a exibição do curta “Coruja”, sobre o homenageado, seguida de debate com os compositores que forneceram material para o repertório de Bezerra. Tudo isso em um local que já me fisgou pelo nome: Museu de Favela. Programão imperdível, portanto.
Coisa mais linda a vista que se abre enquanto subimos o elevador panorâmico que leva aos píncaros da comunidade. Ali mesmo, na passarela que liga o elevador às vielas, o samba começou. E foi com alegria que constatei que as letras de alguns deles vão ficando como registro de um passado do qual não sentiremos saudades, como em “Nomes de Favela” de Paulo César Pinheiro (“O galo já não canta mais no Cantagalo / A água já não corre mais na Cachoeirinha / Menino não pega mais manga na Mangueira / E agora que cidade grande é a Rocinha! / Ninguém faz mais jura de amor no Juramento / Ninguém vai-se embora do Morro do Adeus / Prazer se acabou lá no Morro dos Prazeres / E a vida é um inferno na Cidade de Deus”) . Parece que vai ganhando espaço na realidade da cidade o otimismo de Martinho da Vila em “Quando Essa Onda Passar” (“Quando essa onda passar / Vou te levar nas favelas / Para que vejas do alto / Como a cidade é bela / (...) / Pegar o Mané do Cavaco / E levar pra uma roda de samba”). Sei que a perfeição está distante e talvez nós, humanos, jamais cheguemos a ela, mas “a onda” está passando.
Olhos curiosos apareciam nas janelas, nas curvas das vielas, no alto das escadas, nos parapeitos das lajes. Algumas crianças tentavam palavras em inglês conosco, achando que éramos gringos. Mas não estávamos lá em safári antropológico, montados
O sol se pôs ao lado dos Dois Irmãos pintando aquela paisagem deslumbrante enquanto samba, poesia popular e cinema enriqueciam nossa alma. Mais que tudo, aquela tarde quente na laje, aquele início de noite fresca lá no alto, é mais um bem-vindo capítulo na aproximação dos habitantes da cidade. E, quem sabe, a gente consiga mais facilmente se dar conta de que nós, os do morro e os do asfalto, somos os dois irmãos.
(Veja as fotos.)
1.12.11
(“A Foto Onde Eu Quero Estar”)
O Solar de Botafogo é um dos locais mais agradáveis para se ouvir música na cidade do Rio de Janeiro atualmente. Ontem, Mr. R. e eu fomos lá conferir o show de lançamento do novo CD do cantor Fênix, “A Foto Onde Eu Quero Estar”.
O CD não chegou a tempo da fábrica e este talvez tenha sido um dos motivos do nervosismo do artista no início da apresentação. Entretanto é sempre um susto adorável quando aquele rapaz louro começa a cantar e o que ouvimos é um doce contralto. Se você pensou em Ney Matogrosso, pode esquecer. Pelo menos por enquanto o moço de Recife deixou de lado a indumentária exótica com que aparece em alguns vídeos do YouTube. Além disso, em vários momentos, ele tira vantagem de seu amplo alcance vocal para explorar com sua interpretação notas mais graves e sair da delicadeza para o vigor quase violento. Mesmo com os sintomas da gripe dando as caras aqui e ali, ele conseguiu contorná-los e garantiu uma boa amostra do que é capaz de fazer.
Acompanhado de muito bons músicos (Billy Brandão na guitarra, Bruno Migliari no baixo, Marcelo Vig na bateria e Fabrício Belo no teclado), Fênix apresenta canções autorais de acento pop com temática emocional e emocionada. Ousa num samba inspirado, derrama-se em baladas. Quando ele introduz aqui e ali a releitura de canções de outros artistas a geripoca pia. Ele as demole e reconstrói com tanta personalidade e beleza que arrebata o público em lágrimas, como em “Hallelujah” (Leonard Cohen), ou sorrisos, como em “Paparazzi” (Lady Gaga). Ele também brinda sua audiência com uma visita ao repertório da Legião Urbana (“Meninos e Meninas”) e lembra a transgressora Marina Lima dos anos 80 ao citar “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque (“tantos homens me amaram bem mais e melhor que você”). Mas este artista merece transcender os guetos e ser mais conhecido do grande público. Se você se deparar com o anúncio do próximo show dele, largue tudo e vá.
Neste tempo em que qualquer um tem acesso aos meios de produção e é capaz de realizar o sonho de lançar um disco e se chamar de artista, Fênix nos reforça a lembrança de que para ser assim considerado é preciso bem mais que gostar de música, conhecer as técnicas e ser afinado. Sim, tudo isso é fundamental. Contudo, para se candidatar a um posto no Olimpo é preciso ter talento, presença de palco, carisma, enfim, ter estrela. Lançando seu quarto CD no Solar Botafogo – aquele local onde o técnico de som recebe cumprimentos da platéia ao final do show –, Fênix mostra que sua estrela brilha intensamente.
18.10.11

A partir da fusão de diversos sites culturais atuantes no final do século passado, Eduardo Loureiro Jr. liderou a criação de um site literário chamado Crônica do Dia que, desde 1998, vem publicando um texto inédito de autores diversos... diariamente. Nesses 13 anos, foram 3165 crônicas de 367 autores de todo o país, lidas por mais de dois milhões de leitores. E, definitivamente, isso tinha que ser comemorado.
A comemoração veio em forma de um livro contendo a seleção das melhores crônicas, escolhidas a dedo por Eduardo e uma comissão de cronistas após mergulharem nesse imenso universo ficcional. O resultado foi o Acaba Não, Mundo, um verdadeiro polaroide da criação literária do Brasil hoje. São 30 autores, trinta visões individuais que têm em comum a necessidade inexplicável de se expressar a através da palavra escrita e o fazem com graça e paixão. A publicação não foi apenas escrita coletivamente, foi também custeada por meio do financiamento colaborativo, obtido através do site catarse.me. Além disso, a capa do livro foi escolhida em um concurso organizado na internet.
Agora chegou a hora de lançar o livro, promover o encontro dos autores com seus leitores e entre si, dispersos que estão por todo o país e até no exterior. E para isso foram organizadas várias noites de autógrafos. As de Belo Horizonte e São Paulo já aconteceram com grande sucesso, com a presença de mais de 600 leitores e amigos, e o Rio é o próximo. Neste sábado, dia 22 de outubro, o Acaba Não, Mundo será arremessado e vários autores, estarão lá, entre eles Albir José Inácio da Silva, Andréa Bianchi, Bíbi Da Pieve, Carla Cintia Conteiro, Claudia Letti, Eduardo Loureiro Jr., Leila Míccolis, Leonardo Marona, Maurício Cintrão e Mônica Bonfim.
Serviço:
Lançamento do livro Acaba Não, Mundo
Data: 22 de outubro de 2011
Hora: das 19h às 22h
Local: Espaço Multifoco
Rua Mem de Sá, 126 - Lapa
Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site http://www.acabanaomundo.com.br/
12.8.11
Esta vai para o amigo Veleiro.
(Carla Cintia Conteiro)
Era uma vez um velho artesão mudo chamado Gepetto, que gostava de inventar coisas.
Certa feita dedicou-se a um quartinho abandonado em sua casa e foi reformando, reformando... Pintou paredes, colocou lindas prateleiras, caprichou de verdade. O quarto ficou tão bonito que foi nele que sua filha foi morar.
Vida, a filha de Gepetto, era muito ativa e pediu ao pai, tão habilidoso, que lhe fizesse alguns brinquedos.
Muito contente em poder agradar a sua filhinha, o artesão foi inventando toda sorte de brinquedos para ela: bolas, ursinhos de pelúcia, casinhas... Ela adorava tudo e se divertia muito com cada um deles, até que ficavam muito velhos e imprestáveis e ela jogava-os em uma Grande Caixa que vez ou outra a Empregada levava para esvaziar.
Um dia, Gepetto criou um boneco e deu-lhe o nome de Pinóquio. Pinóquio era o brinquedo mais lindo que o velho mudo jamais criara. Cheio de truques e artimanhas, logo encantou Vida, que lhe deu preferência, em relação a todos os outros brinquedos.
Mas Pinóquio não era feliz. Ele olhava tudo a sua volta e não entendia direito como as coisas funcionavam e porque era assim e não de outro jeito. Por que Gepetto o havia criado apenas para que Vida brincasse com ele? Observava a forma como ela tratava os demais brinquedos e temia desesperadamente a Grande Caixa, destino de todos os brinquedos.
Perguntou Pinóquio ao seu criador sobre tudo isto, tentando esclarecer suas dúvidas, mas Gepetto respondia com a linguagem dos sinais, que Pinóquio não entendia. Ele era apenas um brinquedo-menino e teria muito o que aprender, inclusive a linguagem dos sinais. O boneco tentava perguntar a seus irmãos bonecos se eles entendiam os sinais de Gepetto, mas cada um entendia de um jeito e como cada um achava que sua interpretação era a certa, brigavam muito por este motivo.
Enquanto isto, Vida continuava com sua rotina. Brincava com todos os brinquedos, incluindo os bonecos, até que eles ficassem destruídos e fossem jogados na Grande Caixa. Às vezes furava um olho, arrancava uma perna e este destino podia ser mais triste para um boneco que a Grande Caixa, pois Vida não gostava de brincar com bonecos com defeito e os maltratava muito.
Alguns bonecos faziam de conta que a Caixa não estava ali e brincavam com Vida, sem se preocuparem se iam se estragar ou não. Pinóquio achava que eles eram ignorantes, mas no fundo, morria de inveja de sua alegria.
Os bonecos brincavam com os outros brinquedos também e como se achavam especiais, acabavam destruindo os demais. Eles não se davam conta que isto faria com que Vida voltasse suas atenções exclusivamente aos bonecos, fazendo com que eles fossem destruídos mais rapidamente. Eles também brincavam entre si, mas algumas vezes brigava também. E os bonecos eram os únicos brinquedos que se destruíam uns aos outros.
E Pinóquio continuava acumulando indagações sem respostas. Ele se perguntava para onde iriam os bonecos depois que a Empregada os levava do quarto na Grande Caixa. Alguns bonecos acreditavam que se fossem bons bonecos seriam levados para um quarto grande e arejado, livres para sempre de mofo e cupins. Mas se fossem maus iriam certamente para o incinerador da casa. Outros acreditavam que seriam simplesmente levados para o lixão da cidade. E alguns criam que Gepetto os reciclaria. Isto também era grande motivo de discórdia entre eles.
Nosso bonequinho de madeira estava ficando irritado com a falta de respostas então resolveu ignorar Gepetto, matar Gepetto, fingir que ele não existia No entanto, isto só aumentou sua angustia, já que ficou sem ter com quem conversar nas horas de agonia ou a quem agradecer quando ficava feliz.
Então Pinóquio resolveu seguir calmamente seu destino.
Jogou-se nos braços de Vida, fazendo as pazes com ela, brincando com ela alegremente, (se) divertindo o quanto podia e tentando não pensar que a Grande Caixa sempre estaria ali esperando por ele.
22.7.11
Você pode conferir as miniaturas das capas que forem se candidatando ou se candidatar aqui.
Para se candidatar ou ver uma versão um pouco maior das artes, é preciso se cadastrar no Wedologos.
O concurso se encerra dia 31 de julho.
E lembre-se: você tem só até o dia 24/07/2011 para participar do projeto de publicação do "ACABA NÃO, MUNDO" no Catarse.