Pesquisar este blog

17.1.02

Gosto de conversar. Sempre fui daquelas que prestam atenção em quem puxa papo na filas, nas salas de espera... Também não me importo de perder alguns minutos ouvindo os comentários do dono do boteco sobre política. Mas os favoritos são os motoristas de táxi. Eles são um grande termômetro social, além de permitirem que a gente veja as coisas com outros olhos...

Um belo dia reparei que as pessoas que dirigem, principalmente os taxistas, usam como ponto de refência os postos de gasolina. "Duas ruas depois daquele BR grandão" não faz muito sentido para mim, que não dirijo. Donas-de-casa e aposentados geralmente preferem supermercados. Ao invés de dizerem na rua da igreja, mencionam a Sendas. Minhas referências são outras: bares, restaurantes, praças, monumentos...

Hoje estava dentro do táxi, e o motorista perguntou se teríamos que dobrar naquela esquina com uma loja de pássaros. O cruzamento tem sido passagem diária nos últimos dias, mas jamais reparei a tal loja que realmente estava lá. O sinal fechou quando estávamos exatamente em frente a ela. Pelo retrovisor pude ver os olhos do taxista reluzirem enquanto observava as gaiolas expostas e dizia que, depois de me deixar no meu destino, voltaria ali porque tinha que comprar um canário que acabara de lhe roubar o coração. No restante da viagem ele contou sobre sua enorme criação de passarinhos, sua ligação com o IBAMA, seus passeios de ecoturismo...

A esquina congestionada escondia uma loja de pássaros e o volante escondia um ornitólogo...

****

Lu, não é mistério. Ontem o Blogger estava louco. Escrevia alguns posts que só consegui inserir muito mais tarde. Aquele que você comentou foi um teste. Escrevi (e entrou imediatamente junto com os outros que estavam presos) e deletei a seguir, mas só consegui apagar do meu blog realmente agora, quando inseri novas mensagens. É ou não loucura?

******

Lembram quando Brizola governava e o Rio foi massacrado pela Globo? Por que será que estão dando tanto destaque aos crimes em Campinas e São Paulo? Por que tantas reportagens sobre a violência em Porto Alegre? Por que será que o tão esperado surgimento do personagem que dá nome à novela das oito (?) de maior sucesso dos últimos tempos foi justamente no meio de um passeio turístico que louva todas as maravilhas do Maranhão? Sei não... Estou achando que os índices de criminalidade e todas as demais mazelas no Estado do Rio vão dar um conveniente salto repentino quando Garotinho se afastar para concorrer à presidência e a Benedita assumir...



Nenhum comentário: